Notícias

11ª edição da Mostra Conexões de Teatro Jovem

Colégio São Luís se apresentou no Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros

Entre os dias 19 e 29 de outubro, o Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros foi palco para mais de 300 jovens na 11ª edição da Mostra Conexões de Teatro Jovem, uma iniciativa de British Council, Colégio São Luís, Cultura Inglesa e Escola Superior de Artes Célia Helena, em parceria com o National Theatre de Londres.

O Projeto Conexões fomenta a criação de dramaturgia para jovens há 11 anos e já contemplou a montagem de 106 peças, reuniu mais de 13.000 espectadores e lançou 47 textos teatrais inéditos, publicados em 10 livros e na web.

Neste ano, os textos foram escritos pelos dramaturgos brasileiros Luís Alberto de Abreu e Marcia Zanelatto e pelos britânicos Tim Etchells e Anders Lustgarten. Em comum, os quatro autores têm biografias e obras engajadas em questões humanitárias atuais.

Para o Conexões, Luís Alberto de Abreu escreveu “Admirável mundo novo!”, sobre as memórias de um professor de escola estadual na periferia que vive uma crise no casamento e em sua profissão. Marcia é autora de “Meninas, meninos, menines”, uma comédia comovente sobre gêneros, formada por pequenos episódios independentes – esse foi o texto interpretado pelo grupo do CSL.

Para o Connections, de Londres, Tim Etchells escreveu “Atualização de Status”, uma peça divertida e instigante sobre coisas que os adolescentes aprendem, acreditam e acham que já decidiram sobre o mundo. Anders Lustgarten criou “Extremismo”, um jogo sobre o medo, a amizade e a polarização pulsante da nossa sociedade que se passa dentro de uma sala de aula em estado de choque com a prisão de um colega, o imigrante Jamal. As peças foram traduzidas, respectivamente, por Rodrigo Haddad e Fernanda Sampaio.

Participaram da Mostra Conexões 2017 doze grupos de teatro jovem, formados por estudantes de 12 a 19 anos de escolas públicas, particulares e ONGS de diferentes regiões da capital e Grande São Paulo: Colégio Vera Cruz, Cultura Inglesa, CAC – Colégio São Domingos, Colégio São Luís, Colégio Espírito Santo, Escola Superior de Artes Célia Helena, EMEF Prof.ª Eda Mantoanelli, E.E. Prof. Astrogildo Silva e E.E. Dr. Baeta Neves, Cia. Vizinho Legal, Núcleo Mudança de Cena – Trupe Ortaet e Teatro e Cia.

Mesa-redonda: O Teatro Jovem ao Norte do Mundo

O Conexões está inserido em um programa amplo e consagrado do National Theatre de Londres, o Connections, que em mais de 20 anos de atividade, expandiu-se por meio de parcerias para oito países, entre os quais Finlândia, Suécia e Noruega.

Para debater sobre o alcance e os resultados da iniciativa nesses países, onde a proposta tem alcance nacional e está inserida no ensino público, foi promovida a mesa-redonda “O Teatro Jovem ao Norte do Mundo”, no sábado, dia 28 de outubro. Participaram a finlandesa Inke Rosilo, produtora e coordenadora do projeto Nuori Näyttämö (cuja tradução é Cena Jovem), Edward Buffalo Bromberg, diretor artístico do Teatro Nacional da Suécia e coordenador do projeto Länk de Teatro Jovem (länk significa link em sueco) e Eirik Nilssen Brøyn, coordenador do Den Ungen Scenen (A Cena Jovem), de Oslo.

 

Confira fotos do grupo do CSL, apresentando “Meninas, meninos, menines”:

 

Leave a comment