Notícias

Alunos do 3º ano do EF I fazem intercâmbio cultural com colegas da Austrália

Connected Classroom”, iniciativa promovida pelo Educate Magis, aproxima escolas jesuítas de todo o mundo

Nem sempre é preciso estar em outro país para conhecer mais sobre sua cultura, costumes e problemas. O intercâmbio com estrangeiros pode ser feito via internet, de qualquer lugar, até mesmo de dentro da sala de aula. Foi essa a experiência vivida pelos alunos do 3º ano do EF I no primeiro semestre deste ano: por meio do Connected Classroom, promovido pelo Educate Magis, eles interagiram com estudantes do 5º ano da Saint Francis Xavier College, escola jesuíta localizada em Melbourne, na Austrália.

O Educate Magis é uma plataforma online que facilita o estabelecimento de conexões entre as diversas escolas jesuítas espalhadas pelo mundo. Com sua ajuda, professores de diversas localidades podem se comunicar e propor projetos de intercâmbio cultural entre alunos que estão muito distantes geograficamente.

A professora de inglês do 3º ano, Caroline Eufrasino, e a professora australiana do 5º ano, Greta Caneva, conectaram suas turmas para falar sobre mudanças climáticas, desastres naturais e seus impactos nas nossas vidas e no meio ambiente.

Na primeira etapa do projeto os alunos de ambas as escolas produziram um vídeo no qual se apresentavam e falavam sobre temas importantes de sua cultura. Em seguida, criaram slides com informações sobre desastres naturais que afetam tanto o Brasil quanto a Austrália. Desse modo, os alunos do 3º ano do Colégio São Luís puderam ampliar seu vocabulário e treinar a prática da língua inglesa, além de conhecer o clima de outro país e os problemas enfrentados por lá em decorrência de mudanças climáticas, muitas vezes causadas pelo descaso do homem com o meio ambiente. De forma geral, a troca de informações permitiu às duas turmas ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e iniciar uma conscientização sobre questões nacionais e internacionais.

Além da reflexão sobre a importância do cuidado com a natureza, os alunos do CSL puderam conhecer outras crianças e aprender a importância do respeito e da admiração pela diversidade de outras culturas.

Leave a comment