Notícias

Alunos são premiados nas Olimpíadas do Conhecimento 2017

Mais de 20 estudantes foram homenageados por sua participação em diversos torneios regionais e nacionais

Aconteceu na última terça, 10 de abril, a cerimônia de premiação das Olimpíadas do Conhecimento 2017, evento que reuniu famílias, amigos e professores para homenagear o empenho e dedicação de nossos alunos.

Iniciado no ano passado, o Projeto Olimpíadas do Conhecimento possibilitou aos alunos a participação em torneios regionais e nacionais de diferentes áreas de estudo (Física, Matemática, Biologia, História, Geografia, Astronomia e Filosofia). Foram atendidos aproximadamente 350 estudantes, sendo que desses, 54 foram aprovados para as fases finais e 23 conquistaram medalhas.

O Pe. Contieri, reitor do Colégio São Luís, abriu o evento enfatizando que “não é a inteligência o objeto do nosso louvor hoje. O que elogiamos é a capacidade da inteligência de sair de si mesma e estar a serviço de uma vida melhor para toda a humanidade”.

Em seguida, a diretora-geral do CSL, professora Sônia Magalhães, parabenizou as famílias por valorizarem e instigarem dentro de casa a busca pelo conhecimento, e estendeu suas congratulações aos alunos: “Uma escola da Companhia de Jesus busca ser sempre mais e melhor do que é, mas não de modo abstrato. Estamos muito orgulhosos, principalmente porque sabemos que vocês participam dessas olimpíadas representando o Colégio São Luís”.

O professor Francisco Mendes, pesquisador associado à USP e convidado especialmente para a cerimônia, parabenizou os alunos pela coragem e comprometimento e lhes deu um conselho: “Antes de mais nada, preocupem-se com ética, com valores, com postura, com respeito e com olhar o próximo. Assim, independentemente da faculdade ou da profissão que escolherem, vocês serão bem-sucedidos”.

Representando os pais, Nélio Magina, pai do aluno Felipe Magina (7º ano do EF II), falou sobre a experiência do filho nas Olimpíadas do Conhecimento. Felipe participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e conquistou a medalha de bronze. Graças à sua colocação, pôde se inscrever em um programa de iniciação científica na USP. “A escola está de parabéns. Agradeço muito aos professores, em especial ao professor Pádua, que está nos ajudando nesse caminho”.

Após a entrega dos certificados, o professor Pádua, Coordenador das Olimpíadas do Conhecimento, encerrou a cerimônia com uma palavra aos alunos: “Com a ideia de divulgar o talento de vocês em torneios estaduais e nacionais, nós, da equipe das Olimpíadas do Conhecimento, apenas acendemos o pavio. Que o cientista dentro de cada um nunca se apague”.
Ele também comemorou o crescimento da adesão dos alunos ao projeto: “Em 2017 éramos cerca de 400. Até agora, em 2018, apenas duas Olimpíadas aconteceram (a Canguru de Matemática e a de Biologia) e já somos 300. Ainda faltam oito Olimpíadas. Vamos chegar à marca dos mil”.

Para conhecer todos os torneios dos quais os alunos do Colégio São Luís poderão participar neste ano, visite a página das Olimpíadas do Conhecimento.

Veja aqui como foi a Olimpíada Canguru de Matemática 2018, que pela primeira vez teve a participação de alunos do Ensino Fundamental I.

Leave a comment