Notícias

Como educadores e profissionais das áreas de apoio respondem ao Projeto CSL 2020?

Trabalho colaborativo e participativo, troca e compartilhamento de conhecimento são destaques na atuação dos profissionais do Colégio São Luís para a excelência na formação acadêmica e humana dos estudantes

Projeto CSL 2020 proporciona aos estudantes do Colégio São Luís um currículo em constante movimento para uma formação acadêmica e humana que responda às demandas de um mundo em transformação. Existe um trabalho intencional de desenvolvimento de competências, de exposição ao novo com rigor técnico e acadêmico, que vem fortalecendo as inovações em metodologias e práticas pedagógicas.

Para que isso seja possível, as iniciativas de desenvolvimento profissional, individual e coletivo têm fortalecido a dinâmica de integração da escola, como os cursos e os projetos interdisciplinares construídos por grupo de educadores; a proximidade das áreas de apoio para que os educadores tenham todo suporte necessário ao trabalho com os estudantes dentro e fora da sala de aula; a procura frequente de alunos e alunas nos corredores da escola para entrevistar os colaboradores ou solicitar ajuda para a realização de seus projetos.

Reunimos a seguir algumas dessas iniciativas, que carregam os valores da instituição, incentivam a cultura e a abertura para o aprendizado, reconhecem a riqueza da diversidade, do trabalho conjunto, colaborativo e participativo, e valorizam relações de troca de aprendizados, apoio e compartilhamento de conhecimento.

 

Formação Docente

Entre as atividades do Programa de Formação Docente está a Observação entre pares. Trata-se de um momento em que professores observam as aulas dos colegas, são observados em suas práticas e dão feedbacks estruturados. A experiência proporciona aprendizado tanto para quem foi observado como para quem observou, o que resulta em um trabalho colaborativo de desenvolvimento e qualificação. Há também os Grupos de Estudo, constituídos pelos próprios docentes, com tempo de duração e produtos finais estabelecidos, como a criação de cursos inovadores para os estudantes.

Além disso, há Encontros Semanais de professores, Diretores Pedagógicos de Segmento e Coordenadores de cada área do conhecimento, que abrem espaço para reflexões coletivas sobre a prática docente e atividades de formação com especialistas internos e externos. Uma vez por mês, a equipe se reúne para fortalecimento da Identidade Inaciana com Reitoria e Direção-Geral.

 

Mentoria entre pares

A mentoria tem como objetivo formar uma dupla de líderes que podem aprender juntos. A troca de conhecimento se dá porque um gestor é reconhecido por determinada habilidade e outro precisa desenvolver melhor essa mesma habilidade. A partir do interesse de desenvolvimento de habilidades de liderança, os gestores do Colégio formam pares – mentor e mentorado ­– criando uma rede de aprendizado e apoio mútuo.

“O processo de mentoria é uma oportunidade de autoavaliação e aprendizado. Perceber qualidades em outros profissionais que trabalham conosco e que queremos desenvolver é um passo importante para a aprendizagem profissional, que, com a mentoria, acontece de uma maneira leve, mas profundamente reflexiva”, destaca Sandra Vaiteka, coordenadora de Atividades Extracurriculares.

Silvio Pacheco, gerente de Contabilidade, acrescenta: “É uma troca muito boa e também uma oportunidade única de conhecer um pouco melhor a rotina de áreas que não são da minha atuação, conhecer melhor meus parceiros e suas formas de gestão”.

 

Workshops internos

Um espaço aberto para que os colaboradores compartilhem seus conhecimentos e aprendizados. São pequenos workshops sobre temas relevantes para o dia a dia de trabalho, como uso de novas ferramentas, estratégias e práticas. Os encontros promovem a cultura de colaboração, compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento constante de novas habilidades.

O primeiro workshop deste segundo semestre foi sobre Metodologias ativas e Aprendizagem, um tema que tem sido trabalhado na Formação Docente, mas que, nesse encontro, foi voltado para que colaboradores de outras áreas tivessem a oportunidade de participar de vivências sobre o assunto e entender que o estudante no centro do processo educacional requer ação participativa e colaborativa.

 

Exercícios Espirituais

colegio_sao_luis_jesuitas_exercicios_espirituais

O convite a todos os colaboradores a realizarem os Exercícios Espirituais é parte dos programas de desenvolvimento das escolas jesuítas. No Colégio São Luís, a experiência é oferecida em encontros semanais, em grupos pequenos de partilha e orientação para as orações com a equipe do Serviço da Fé e Espiritualidade, que se propõe a trabalhar a formação e o desenvolvimento de tudo o que diz respeito à identidade cristã católica, e de inspiração inaciana.

Como uma rica experiência pessoal, que traz em si a possibilidade de que os profissionais do CSL também conheçam e caminhem na direção da missão da escola, os Exercícios Espirituais são uma profunda experiência de encontro com Deus, fruto da busca pessoal de Santo Inácio e raiz fundante de todas as obras apostólicas da Companhia de Jesus.

 

Participação de colaboradores de diferentes áreas em projetos dos estudantes

Em um contexto de estudantes mais ativos no processo de aprendizagem e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, cada vez mais os estudantes têm procurado as diversas áreas do CSL para apoiá-los em suas pesquisas e projetos. Esse contato possibilita que eles entendam a complexidade de um sistema organizacional mais seguro para eles, a escola, como também entendam que, para colocar uma ideia em prática, é preciso pensar de forma ampla, conversar com diferentes pessoas, antecipar dificuldades e planejar como irá superá-las.

 

Grupos de Trabalho

Formados por profissionais de diferentes áreas, já foram mais de 15 GTs criados para uma construção coletiva e profunda de mudança. Alguns grupos sobre as principais frentes do Projeto CSL 2020 já concluíram seus trabalhos. No momento, outros GTs mais voltados ao planejamento e à organização das próximas etapas da transferência do Colégio São Luís para o novo espaço seguem em funcionamento.

 

Pesquisa de Clima Organizacional

Há 3 anos o Colégio realiza uma Pesquisa de Clima, que avalia diversos aspectos da gestão escolar e escuta de maneira ativa as principais demandas dos profissionais da escola. “Este diagnóstico nos ajuda a entender os impactos da mudança e agir prontamente nas necessidades de nossos educadores”, completa Luciana Alde, Diretora de Desenvolvimento Institucional.

Leave a comment