“Não é o muito saber que sacia e satisfaz o ser humano, mas o sentir e saborear internamente todas as coisas” (Santo Inácio de Loyola)

31 de julho – o dia do fundador da Companhia de Jesus, da qual o Colégio São Luís faz parte, foi comemorado com muita alegria na Semana Inaciana de 2016, no início de agosto. Houve atividades pensadas para estudantes de todas as idades e também para pais, professores e colaboradores da escola. Algumas tiveram um caráter mais lúdico, como o teatro mambembe narrando a história de Santo Inácio (assista a uma reportagem em vídeo aqui), outras propuseram uma reflexão ou uma pausa para meditação e contemplação.

Logo no primeiro dia de aula do segundo semestre, todas as turmas, a partir do Infantil 4, participaram de uma celebração de abertura da Semana Inaciana, na Paróquia São Luís Gonzaga. Um dia antes, a missa noturna do Domingo reuniu muitas famílias de alunos e terminou com o convite para tomar uma sopa. Assim, todos puderam, literalmente, saborear e compartilhar a espiritualidade de Santo Inácio.

Na terça-feira, uma surpresa: as crianças do Infantil 4 ao 5º ano receberam um álbum de figurinhas com a história de Santo Inácio, entregue junto com os primeiros pacotinhos da coleção. Além de ser uma forma diferente de contar a história do fundador da Companhia de Jesus, a proposta propiciou a interação dos alunos na troca das figurinhas repetidas e também foi um exercício de solidariedade, uma vez que para ganhar pacotes extras e completar a coleção, os alunos deviam trazer alimentos não perecíveis e produtos de higiene para doação

Encontros com padres jesuítas

Enquanto isso, começaram as conversas dos padres jesuítas com alunos do Infantil II e Ensino Médio. Muito comunicativo e antenado com o que acontece no mundo jovem, tanto é que mantem o blog www.terraboa.blog.br, o Padre Ramón SJ falou sobre espiritualidade com os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Ele aconselhou os jovens a serem mais positivos e a ampliarem seus horizontes. “Vocês têm uma energia maravilhosa para colocar-se a serviço dos outros”, disse. Essa turma também teve um estudo do meio significativo: foi ao Pátio do Colégio, onde relembrou a passagem da fundação de São Paulo pelos jesuítas, além de ver relíquias e obras de arte sacra expostas no museu.

Para os alunos do 9º ano, o planejamento deu continuidade ao projeto “Sobreviventes”, por meio do qual os estudantes entrevistaram testemunhas do Holocausto e da bomba atômica. Na Semana Inaciana, eles foram convidados a refletir sobre os sobreviventes que estão no entorno, vítimas da violência e da miséria, entre outros problemas sociais. Quem conduziu a conversa foi o padre Luiz Fernando Klein SJ, diretor nacional da Federação Internacional Fé e Alegria, a rede jesuíta de assistência e educação popular, que atende 12.000 pessoas somente no Brasil. O encontro teve participação de alunos que participaram da “missão urbana” nas férias e puderam dar seu testemunho da experiência de voluntariado numa obra do Fé e Alegria no bairro Parada de Taipas (saiba mais sobre a missão urbana aqui).

Já que é difícil esquecer que o vestibular está aí, embora a vida seja muito maior que essa fase de preparação, a programação da Semana Inaciana para a 3ª série do Ensino Médio incluiu uma conversa com o Padre Germano Cord Neto, SJ, sobre a “Revolução científico-tecnológica e a bioética”. Pe. Germano é reitor do Colégio Loyola, em Belo Horizonte, e trouxe uma análise dos desafios para 2050, em discussão na ONU, à luz dos desejos e valores pessoais dos estudantes. “É bom que a gente revise nossas expectativas para o futuro levando em conta questões como o consumo de recursos naturais, a destruição de ecossistemas, as mudanças climáticas, a poluição, entre outros”, disse o padre.

Houve ainda uma programação para os educadores do Colégio São Luís, com a presença do Padre Elton SJ sobre “O mistério da existência humana como desafio para a educação e do Padre Klein sobre a Educação na Companhia de Jesus.

Meditação e música

A inspiração inaciana veio ainda em notas suaves na apresentação da Orquestra Acadêmica de São Paulo, na noite de 5ª feira, acompanhada pelo coral da Paróquia de São Luís Gonzaga. Foi um concerto lindo, que terminou com a canção Ad maiorem Dei gloriam, ou “Para a maior glória de Deus”, o lema dos jesuítas.

Também com música, os alunos do 6º ao 9º ano celebraram Santo Inácio, no sarau organizado na hora do recreio, que teve gente cantando a capela, dupla de voz e violão, declamação de poesia e até piada.  E a exposição itinerante “Jesuítas paixão e glória” voltou ao Colégio São Luís, após tour por instituições da rede, com seus paineis interativos que encantam os visitantes (o período de visitas vai até o fim de agosto).

Por fim, Funcionários e pais puderam sentir o que são os Exercícios Espirituais, propagados pelos jesuítas com base em livro escrito por Santo Inácio de Loyola e em sua experiência na busca para perceber e acolher a íntima ação de Deus em sua vida.

Assista a seguir um clipe com os principais momentos da Semana Inaciana: