Conhecer e Conviver

O funcionamento do Colégio São Luís (CSL) está organizado a partir de duas referências básicas: o Projeto Pedagógico e o Regimento Escolar.

Apresentamos a seguir informações sobre questões práticas, relativas ao cotidiano da escola, que não estão contempladas nos textos mencionados no parágrafo anterior.

A leitura destas informações, em casa e na escola, por pais e filhos, professores e alunos é condição para o bom funcionamento do Colégio, mas, sobretudo, para a criação de um ambiente educacional sadio, que eduque na liberdade, na autonomia e na responsabilidade.

Além disso, trata-se de uma ferramenta de interlocução entre alunos, famílias e escola, visto que, com base nas informações aqui registradas, bem como no conteúdo do Projeto Pedagógico e do Regimento Escolar, temos uma base comum sobre a qual dialogamos e nos interpelamos mutuamente.

 1. MATRIZ CURRICULAR, CURSOS E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Um colégio com tamanha cobertura educativa – um aluno pode permanecer no CSL por 16 anos, se entrar no Infantil 2 e sair na 3.ª série do EM – tem uma enorme vantagem e, na mesma proporção, responsabilidade. Além da escola de educação básica, apenas a família tem a possibilidade de influenciar na formação de uma pessoa, nas etapas mais sensíveis de seu desenvolvimento, por um período tão longo.

Para realizar seu trabalho da melhor maneira e contribuir para a formação de adultos com capacidade de realização pessoal e intervenção responsável no mundo, o CSL tem uma Matriz Curricular organizada em áreas de conhecimento que se subdividem em componentes curriculares.

De acordo com a Lei n.º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nossa Matriz Curricular está organizada em duas partes: base comum, que contempla especificações claras nos documentos oficiais que norteiam a educação escolar formal, e a parte diversificada, que revela a identidade da Instituição e considera o contexto em que se insere cada unidade educativa. A construção dessa matriz garante a integração das duas partes, refletindo a realidade da escola em atenção à cultura local e a identidade da proposta pedagógica jesuítica.

Clique nos segmentos abaixo para conhecer as Matrizes Curriculares no Portal do Colégio São Luís:

Em caráter extracurricular e opcional, no contraturno, o Colégio São Luís oferece aos estudantes matriculados do Infantil II ao 7.º ano do Ensino Fundamental atividades em período integral (oficinas), possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades diversas. Trata-se de um programa de enriquecimento curricular que ultrapassa os limites da Matriz Curricular proposta nos cursos regulares.

As atividades oferecidas estão organizadas em programas de três ou cinco vezes por semana para os alunos da Educação Infantil 3 até o 5.º ano do Ensino Fundamental e em programas de duas ou três vezes por semana para alunos do 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental. Os estudantes ficam de cinco a seis horas na escola, além do tempo regular, nos turnos matutino e vespertino, respectivamente, e utilizam, além das salas de referência de cada grupo, os laboratórios tecnológicos, o campo de futebol, a sala de dança, a sala de teatro, o ateliê de artes, entre outros espaços. O almoço do Integral está incluído na rotina diária dos alunos dos dois turnos, assim como o lanche do Integral Vespertino.

Confira a Matriz Curricular no Portal do Colégio São Luís

O Colégio São Luís oferece a toda a comunidade acadêmica – estudantes, antigos alunos, pais e colaboradores – uma série de cursos extracurriculares que acontecem dentro das suas próprias dependências, em dias e horários previamente definidos, conforme calendário de atividades. Para os alunos, só há oferta de cursos no contraturno – do Integral só podem se matricular em cursos extras em dias e horários que não estiverem no programa do Integral –, e as modalidades para cada público podem ser consultadas no Portal do Colégio São Luís ou no Departamento de Cursos Extras, por meio do e-mail cursosextra@saoluis.org ou pelo telefone (11) 3138-9607.

 2. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para avaliar o desempenho acadêmico dos alunos, são utilizados diversos instrumentos, tais como: provas (Multidisciplinar e Trimestral), avaliações continuadas e diversificadas, trabalhos individuais ou em grupo, projetos, pesquisas, tarefas, simulados e outras atividades que se mostrarem adequadas, conforme detalhada descrição contida no Regimento Escolar.

O ano letivo é dividido em trimestres. A média mínima para aprovação é 6,0 (seis) pontos. Os trimestres estão valorizados e ponderados como mostrado a seguir:

1.º trimestre = 10 pontos (Peso 3)
2.º trimestre = 10 pontos (Peso 3)
3.º trimestre = 10 pontos (Peso 4)

Fórmula da Média Trimestral: MT = PT.(peso) + PM.(peso) + AD.(peso) / Soma dos Pesos

Legendas:
MT: Média Trimestral
PT: Prova Trimestral
PM: Prova Multidisciplinar/Testão
AD: Avaliação Diversificada

A verificação do rendimento dos alunos da Educação Infantil será feita por meio de relatórios descritivos individuais que atestarão o desenvolvimento apresentado pelos alunos nos diferentes componentes curriculares. A partir do 1.º ano do Ensino Fundamental, serão distribuídos pontos para cada um dos componentes curriculares, para composição e apuração das médias trimestrais e finais.

Segmento

Instrumento

Valor

Peso

Educação Infantil Relatório Descritivo
1º. Ano do Ensino Fundamental Relatório Descritivo
Prova Trimestral 10,0
2.º Ano EF à 3.ª Série do EM Prova Trimestral 10,0 04
Prova Multidisciplinar 10,0 03
Avaliação Diversificada 10,0

03

Fórmula da média trimestral: MT = 4.PT+3.PM+3.AD
                                                                                10

Para a obtenção das médias trimestrais, serão aplicados pesos diferenciados nos resultados de cada instrumento avaliativo, de acordo com as características e necessidades de cada segmento de ensino, definidos anualmente e informados no Plano Escolar, conforme quadro a seguir:

Segmento

Instrumento

Valor

Peso

Educação Infantil

Relatório Descritivo

1º. Ano do Ensino Fundamental

Relatório Descritivo

Prova Trimestral

10,0

2.º Ano EF à 3.ª Série do EM

Prova Trimestral

10,0

04

Prova Multidisciplinar

10,0

03

Avaliação Diversificada

10,0

03

Fórmula da média trimestral:        MT = 4.PT+3.PM+3.AD
                                                                                 10

Ao final do primeiro e do segundo trimestres, os alunos que não obtiverem no mínimo 60% (sessenta por cento) dos pontos distribuídos em cada um dos componentes curriculares terão a oportunidade de recuperar a aprendizagem, por meio das seguintes modalidades:

  1. retomada dos conteúdos pelo professor, durante as aulas da etapa seguinte, quando o número de alunos em recuperação for maior ou igual a 30% (trinta por cento) da respectiva turma;
  2. roteiros de orientação de estudos para realizar em casa, contendo exercícios extras de apoio e revisão, produzidos pelo professor, que serão postados na plataforma Moodle;
  3. plantões articulados com estudos de revisão para casa no contraturno, em alguns componentes curriculares, durante o trimestre.

De acordo com o Regimento Escolar, ao final do 1.º e 2.º trimestres, todos os alunos com aproveitamento abaixo de 60% (sessenta por cento) poderão fazer a Prova de Recuperação Trimestral, independentemente de terem frequentado os plantões oferecidos pelo Colégio. Datas e horários das provas de recuperação constarão do calendário escolar e serão realizadas no contraturno.

A apuração da nova média, após a recuperação, será feita por média ponderada, com a soma da média trimestral até então obtida e a nota da prova de recuperação, levando em consideração que a média trimestral possui peso 6 (seis) e a nota da prova de recuperação, peso 4 (quatro).

Após esse cálculo, a média trimestral será alterada sempre que a nota obtida for maior. Quando a média obtida após a prova de recuperação for menor que a média do trimestre, a nota do trimestre será mantida.

A média anual será obtida por média ponderada entre os trimestres e o aluno será aprovado se alcançar 60% (sessenta por cento) dos pontos anuais, ou seja, 6,0 (seis) pontos em todos os componentes curriculares e, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no total das horas letivas. A média anual será calculada através da seguinte fórmula:

Fórmula da Média Anual: MA = MT1.3 + MT2.3 + MT3.4 / 10

Legendas:
MA: Média Anual
MT1: Média do Primeiro Trimestre
MT2: Média do Segundo Trimestre
MT3: Média do Terceiro Trimestre

Aos componentes curriculares subdivididos em frentes, para o cálculo da média anual, será aplicada a proporcionalidade, conforme o número de aulas da respectiva frente.

Não haverá avaliação formal, nos moldes acima, para as disciplinas de Educação Física, Arte, Produção de Textos e Ensino Religioso, que serão avaliadas pela assiduidade e por critérios específicos definidos pelos departamentos das disciplinas.

Ao final da terceira etapa avaliativa, aos alunos que não conseguirem, durante o ano letivo, 60% (sessenta por cento) dos pontos necessários para a aprovação, será oferecida oportunidade de Recuperação Final, desde que possuam até 4 (quatro) componentes no Ensino Fundamental e até 5 (cinco) componentes no Ensino Médio abaixo da média de aprovação e que tenham obtido no mínimo 40% (quarenta por cento) do total de pontos distribuídos nesses componentes curriculares.

A Recuperação Final consistirá em plantões para orientação de estudos e em uma prova de recuperação final, que terá o valor de 10 (dez) pontos.

A Prova de Recuperação Final dos componentes curriculares, didaticamente subdivididos, abrangerá os conteúdos das frentes com médias anuais inferiores a 6 (pontos).

A Média Final, após recuperação final, será obtida pela média aritmética simples entre a média anual e a nota da prova de recuperação final, e o aluno será aprovado no componente curricular por aproveitamento, se alcançar 60% (sessenta por cento) dos pontos anuais distribuídos.

Fórmula da Média Após Recuperação Trimestral: MRT = MT.6 + NPR.4 / 10

Legendas:
MRT: Média Após Recuperação Trimestral
MT: Média Trimestral
NPR: Nota da Prova de Recuperação

A Prova Substitutiva é a reposição do instrumento avaliativo que o aluno perdeu e tem direito garantido pelas razões estabelecidas no Regimento Escolar e na legislação vigente. Para pleitear direito à Prova Substitutiva, o aluno e/ou seu responsável deverá/ão requerer e anexar os documentos que justifiquem a ausência junto à Secretaria Escolar. Caberá ao orientador educacional do/a ano/série, em primeira instância, e à Direção-Geral, em segunda instância, deferir ou não o pedido. A Segunda Chamada será taxada e aplicada em dias e horários determinados pelo Colégio, previamente informados aos alunos e às famílias.

As substitutivas de Avaliação Multidisciplinar poderão ser mistas – com questões dissertativas e de múltipla escolha – ou somente dissertativas e serão aplicadas individualmente para cada componente curricular que compõe essa modalidade de prova.

Quanto às Avaliações Diversificadas, a solicitação de substitutiva deverá ser feita junto à Orientação Educacional do/a Ano/Série, que deferirá ou não o pedido com base nos documentos apresentados, para justificar a ausência do aluno.

 3. CUIDADOS PARA A BOA CONVIVÊNCIA ESCOLAR

O Regimento Escolar do Colégio São Luís tem um capítulo dedicado aos direitos e deveres dos estudantes. Mais do que uma relação de obrigações e concessões, trata-se da indicação de elementos que favorecem a educação na convivência cidadã, respeitosa, solidária e pacífica. Sua leitura é fundamental para garantir que todos os alunos tenham a possibilidade de participar, de acordo com sua idade e seu desenvolvimento psicossocial, da vida da escola de maneira autônoma e responsável.

Tal documento apresenta ainda as intervenções educativas adotadas pela escola para ajudar os estudantes a assumirem com autonomia e responsabilidade o que se espera deles como parte desta comunidade escolar. Há uma gradação nas sanções previstas, que considera sempre o diálogo como primeiro caminho de intervenção e advertência dos alunos, bem como de informação das famílias, sempre que for o caso.

 4. SEGURANÇA, ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS, RECEBIMENTO DE MATERIAIS E OBJETOS DO ALUNO DURANTE O PERÍODO DE AULA

Para embarque/desembarque de alunos, há dois portões de entrada e saída e uma recepção, nas Ruas Bela Cintra, n.º 985, e Haddock Lobo, n.º 400. O acesso de carros à rua interna do Colégio é feito pela Rua Bela Cintra, n.º 985.

A escola está aberta das 6h30 às 23 horas, e os horários de abertura e fechamento dos portões estão definidos conforme o turno:

MANHÃ

TARDE NOITE

6h30 às 7h15
entrada dos alunos regulares

12h40 às 13h
entrada dos alunos da tarde

15h30 às 19h15
entrada dos alunos

7h50 às 8h15
entrada dos alunos do Integral

13h às 14h15
saída dos alunos do 9.º ano, Ensino Médio e Cursos Extras

22h40 às 23h
saída dos alunos

12h às 12h40
saída dos alunos regulares

18h às 19h30
saída dos alunos da tarde e de Cursos Extras

Todos os alunos recebem um cartão de identificação com chip interno, que deve estar sempre com eles para:

  • liberação de acesso para entrada e saída do Colégio;
  • usufruto dos benefícios da meia-entrada como carteirinha escolar;
  • empréstimo de materiais da biblioteca.
  • Educação Infantil e 1.º ano EF: manter os cartões na mochila.
  • 2º ano EF à 3.ª série EM: registrar entrada e saída diariamente nas catracas.

Fora dos horários regulares de aula ou de atividades extras, as catracas ficam bloqueadas, sendo permitida a passagem somente com autorização do orientador educacional.

Alunos que eventualmente esquecerem o cartão de identificação devem retirar um provisório na recepção, válido para o dia. Em caso de perda, deve-se comunicar imediatamente à Secretaria Escolar e solicitar a 2.ª via, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 18,00.

Para entrar nas dependências do Colégio, a identificação na recepção é obrigatória.

No período da manhã, até as 9h, e, para o período da tarde, até as 15 horas, os profissionais da recepção estão autorizados a receber apenas: lancheiras, medicamentos com receitas médicas, óculos e aparelhos de uso corretivo (dentários, ortopédicos etc.). Outros objetos esquecidos em casa e atividades escolares não são recebidos pela escola.

O CSL não presta serviços de transporte escolar. Caso tenham interesse, devem contratar motoristas autônomos. Apesar de não possuírem vínculo empregatício com a escola, o Colégio favorece um espaço no estacionamento para facilitar o embarque e desembarque dos alunos que utilizam esse serviço. Clique aqui para verificar a lista com os motoristas e os itinerários atendidos.

Para emissão, o aluno deve solicitá-lo à Secretaria. Após 5 dias, deve entrar no site da SPTrans ou EMTU para finalizar o pedido. O cartão estará disponível para retirada na Secretaria no prazo de 20 a 30 dias.

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental I: devem ser comunicadas via agenda, com horário e motivo da saída. A criança será encaminhada para a recepção após a chegada do responsável.
  • Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Pais e/ou Responsáveis devem entrar em contato com a coordenação de ano/série para liberar a saída antecipada.

O CSL conta com uma equipe de agentes, constantemente treinada e capacitada para auxiliar no bom andamento das atividades da Instituição, prezando pela ordem, pelo respeito e pela segurança. São encarregados de coordenar o fluxo de automóveis nos momentos de embarque e desembarque dos alunos, bem como o acesso ao Colégio através dos portões e da recepção.

A segurança também conta com um sistema de comunicação e monitoramento do prédio escolar, para evitar e intervir em situações que ponham em risco a comunidade escolar.

Solicitamos que os alunos não tragam ao Colégio objetos de valor, bem como grandes quantias em dinheiro, pois a Instituição não se responsabiliza pela perda ou pelo furto destes.

Pedimos que colaborem com a rotina instituída, para que a segurança da comunidade não seja comprometida.

 5. PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Por se tratar do processo de acolhimento e de conhecimento aprofundado dos alunos, serão realizadas reuniões individuais com famílias, se houver necessidade, a partir de 01/03, nos seguintes dias da semana: quartas, quintas e sextas-feiras.

Todos os aspectos para adaptação e acolhida dos novos alunos são garantidos pelos educadores no planejamento de ambientes de aprendizagem, na recepção, na construção da rotina, nas atividades, na explicitação de regras e na construção de combinados durante o mês de adaptação.

Caso o responsável permaneça na Escola durante o período de adaptação, solicitamos que fique preferencialmente no Espaço Criança, na Galeria. Se necessário, o contato entre equipe de série e família será feito por celular, ou pessoalmente, a fim de assegurar a tranquilidade e a segurança dos alunos nessa nova fase escolar. Se, após alguns dias, ainda houver necessidade da presença do responsável, uma adaptação diferenciada será organizada pelo orientador educacional com a família.

As atividades organizadas para esse período têm como objetivo acolher os alunos, ouvir suas expectativas e seus anseios, visando aproximar e favorecer o conhecimento e a integração com a escola e os novos colegas, com informações relevantes sobre o funcionamento do ambiente escolar. Para alunos desta faixa etária, não está prevista a participação das famílias neste momento.

 6. ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Reuniões pedagógicas trimestrais, (verificar datas no calendário escolar e na agenda do aplicativo do CSL) em que serão apresentadas as expectativas de aprendizagem da série, atividades desenvolvidas pelos alunos e uma visão global dos resultados obtidos pelo/a ano/série.

Nas reuniões gerais não será feita a análise de casos individuais. Para isso, existe a possibilidade de agendamento personalizado com o orientador educacional demandado pela família ou pela escola.

Solicitados via agenda, com antecedência, terão a duração de 45 minutos, às quartas, quintas e sextas-feiras, a fim de não interferir no andamento das aulas, no caso da presença dos professores.

Atendimentos individuais ou em grupo serão feitos pelos professores e orientadores educacionais, mediante mapeamento das aprendizagens e necessidades pontuais. O agendamento demandado pelas famílias deverá ser feito via telefone, através dos contatos dos auxiliares de ano/série. Os telefones de contato de cada curso estão disponíveis na página da equipe do Colégio São Luís.

 7. ROTINA

7.1.1 Educação Infantil e Ensino Fundamental I

São atividades que representam uma oportunidade de educação para o estudo, para a aprendizagem autônoma e para o exercício da concentração. É o momento em que o aluno experimenta o desejo de “conhecer” e identifica o que isso lhe traz de crescimento pessoal.

O compromisso com essa atividade amplia a responsabilidade do aluno diante da construção de sua aprendizagem e superação de desafios. Por isso, serão dadas de forma progressiva (em termos de quantidade, complexidade e respeito às características das faixas etárias), sem perder de vista que a regra deve ser a de cumprir e apresentá-las nos prazos estipulados, de forma que o aluno estabeleça o compromisso no âmbito escolar.

Para mais orientações sobre como proceder em relação às tarefas dos seus filhos, leia o texto “Como ajudar na lição de casa”, no site do Colégio, na categoria artigos.

7.1.2 Ensino Fundamental II

A partir do Ensino Fundamental II, as tarefas de casa ficam disponíveis para acompanhamento via Moodle. (Veja mais no item 11.) O Geekie também é uma ferramenta utilizada para essa finalidade, a partir do 9.º ano.

Faz parte da identidade do Colégio e facilita o acompanhamento dos alunos pela equipe de segurança. Por isso, o uso é obrigatório em todos os segmentos de ensino.

O aluno deverá atender às especificidades das aulas de Educação Física e vestir avental branco de algodão com mangas compridas nos Laboratórios de Ciências, Química, Física e Biologia. Não serão permitidas vestimentas fora dos padrões estabelecidos, nem transformação e/ou customização do uniforme.

O aluno que comparecer às aulas sem uniforme será advertido verbalmente. Na terceira advertência verbal, levará também uma escrita para os pais e/ou responsáveis terem ciência, devendo trazê-la assinada no dia seguinte de aula. Na terceira advertência escrita, a família será informada sobre a suspensão de um dia de aula.

Em todas as peças do uniforme devem constar o nome e a turma do aluno, a fim de evitar possíveis transtornos em caso de perdas. Os uniformes são confeccionados por empresas terceirizadas, e os pais e responsáveis terão as seguintes opções:

  • Grissi Confecções – Tel.: (11) 3251-1862
  • Malhas Flamir – Tel.: (11) 3812-1911

Objetos encontrados nas salas de aula ficam em poder dos orientadores educacionais. Aqueles perdidos nas demais dependências são direcionados para uma sala de Achados e Perdidos, que fica na Galeria, no Térreo. Para obter informações, entrar em contato com a respectiva orientação educacional ou com o Setor de Achados e Perdidos, no telefone (11) 3138-9691.

Os andares das salas de aula possuem armários que podem ser alugados pelos alunos para armazenamento dos materiais escolares. O aluguel deve ser feito diretamente no site da Global Box. Dúvidas, contate a empresa pelos telefones: (11) 3073-0630/3522-9694.

Está disponível no Portal do Colégio São Luís.  No aplicativo do CSL, o calendário anual está detalhado por série.

 8. ANIVERSÁRIO NA ESCOLA

Permitida apenas aos alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (do 1.º ao 5.º ano), em datas previamente definidas pelo Colégio, conforme seguem:

SEGMENTO

DATA

Maternal I e II

Última terça-feira do mês

Pré-escola I

Última quarta-feira do mês

Pré-escola II

Última quinta-feira do mês

1.º Ano do EF

Última sexta-feira do mês

2.º Ano do EF

Última terça-feira do mês

3.º Ano do EF

Última quarta-feira do mês

4.º Ano do EF

Última quinta-feira do mês

5.º Ano do EF

Última sexta-feira do mês

OBS.: Caso alguma data acima coincida com feriado ou dia de prova, a comemoração será antecipada.

No dia marcado, os pais e/ou responsáveis deverão enviar apenas bolo, vela e descartáveis, não havendo a necessidade convites, enfeites, lembrancinhas, doces, salgados e bebidas. Também não será permitida a presença dos pais na comemoração, que ocorrerá no horário normal do lanche.

 9. ALIMENTAÇÃO

9.1.1 Educação Infantil e Ensino Fundamental I

A hora do lanche é um momento oportuno para que a criança continue desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis. Dessa forma, sugerimos que os responsáveis cuidem da composição do lanche, evitando o envio de doces, refrigerantes e salgadinhos.

Cada criança deverá trazer, em sua mala, uma caneca de plástico ou um squeeze de sua preferência (devidamente identificado e que retornará para casa, para a devida higienização), para tomar água do bebedouro.

9.1.2 Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Os alunos podem trazer lanche de casa ou comprar na cantina da escola. Para a segunda opção, o fornecedor GRSA oferece um cardápio variado. A fim de facilitar o atendimento nas lanchonetes e nos restaurantes do Colégio, a GRSA oferece um cartão de débito/pré-pago, que deve ser adquirido pessoalmente na lanchonete. Pelo site da GRSA, é possível carregá-lo e acompanhar o consumo. Dúvidas, contate a GRSA: (11) 3138-9692/9693.

9.2. Restaurantes (Educação Infantil ao Ensino Médio)

Para a alimentação dos alunos e colaboradores, o CSL dispõe de três refeitórios administrados pela GRSA, organizados de forma a distribuir o fluxo de pessoas de maneira mais segura, rápida e confortável:

Restaurante 1

Educação Infantil

Restaurante 2

Ensino Fundamental I

Restaurante 3

Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Colaboradores

Alunos do Integral

Alunos do Integral Demais alunos, colaboradores e responsáveis (às sextas-feiras).
11h30 às 12h30: almoço

14h30 às 16h: lanche da tarde

11h30 às 13h30: almoço

14h30 às 16h: lanche da tarde

11h às 14h30: almoço

Nota: Os pais ou responsáveis dos alunos matriculados no Integral podem almoçar com os filhos neste espaço em dias em que seus filhos estejam no período integral. Para tal, devem comunicar previamente à professora responsável, via agenda.  Os pais deverão retirar a criança do restaurante reservado aos alunos e acompanhá-los na refeição no Restaurante 3.  Aos demais pais, às sextas-feiras, o restaurante está liberado.

O cardápio do mês pode ser acessado no Portal do Colégio São Luís.

 10. ENFERMARIA

Com a intenção de oferecer um atendimento adequado aos/às aluno/as, professores e colaboradores, os objetivos da enfermaria do Colégio São Luís são:

• Prestar o primeiro atendimento e dar o devido encaminhamento a todas as urgências e emergências que ocorrerem no ambiente escolar.
• Estabelecer contato direto com os pais e/ou responsáveis no caso de necessidade decorrente do primeiro atendimento.
• Gerenciar a medicação do/a aluno/a no horário escolar, de acordo com a prescrição médica.
• Elaborar, em conjunto com a Equipe Pedagógica, programas educativos e preventivos na área da Saúde, de acordo com as necessidades.

• A ficha de saúde do/a aluno/a constitui documento obrigatório no processo de matrícula e rematrícula, devendo ser entregue no prazo estipulado, conforme cronograma da Secretaria.
• Esta ficha contém informações importantes e será utilizada para dirimir dúvidas a respeito das condições de saúde e cuidados específicos com o/a aluno/a.
• Se o/a aluno/a precisar ser removido para o Hospital ou Clínica, os pais ou responsável serão imediatamente avisados. O Colégio se isenta inteiramente de eventuais despesas com o tratamento, sendo este de total responsabilidade dos pais e/ou responsáveis.
• Quaisquer alterações ocorridas nos dados contidos nesta ficha deverão ser imediatamente comunicadas à escola.
• As informações contidas na ficha são de inteira responsabilidade dos pais e/ou responsável legal e possuem caráter sigiloso.

  • O/A aluno/a que apresentar febre e mal-estar, deve permanecer em casa, em resguardo, até se recuperar ou até a liberação médica.
  • Quando o/a aluno/a estiver no Colégio e apresentar um dos sintomas acima mencionados, será solicitado à família que venha buscá-lo/la.
  • Em caso de confirmação de doença infectocontagiosa, pedimos aos pais que informem e enviem para a escola o diagnóstico médico, a fim de que possamos tomar as providências necessárias.
  • O retorno às aulas após afastamento por doença infectocontagiosa deve vir acompanhado de atestado do médico especialista que acompanhou o/a aluno/a.
  • Para situações em que a orientação médica prescreva tratamento com medicação em horários em que o aluno/a estará na escola ou medicamentos de uso continuo, é necessário encaminhar o remédio na embalagem original com identificação do/a aluno/a e a receita médica dentro do prazo de validade, indicando: dose, horário e tempo de tratamento.
  • Para solicitações de inalação/nebulização com soro fisiológico 0,9% e/ou com medicamento, será necessário estar com prescrição médica.

• Deverá ser encaminhada para a enfermaria uma receita no nome do/a aluno/a, nominal ao Colégio São Luís, contendo a prescrição (princípio ativo) de um antitérmico, antialérgico, analgésico, antiespasmódico e outros medicamentos básicos que os responsáveis julgarem necessários, com dosagem, via de administração e validade de 1 (um) ano informada na receita, para ser ministrado em caso de urgência ou emergência.
• Os profissionais da área da saúde que atuam na enfermaria do Colégio não poderão ministrar medicamentos sem receita médica, de acordo como o Parecer do Conselho Regional de Enfermagem, COREN-SP 012/2013 e com o art. 35 da Lei n.º 5.991/73.
• Medicamentos só serão ministrados na enfermaria do Colégio quando houver receita médica, dentro do prazo de validade e após o contato com os pais e/ou responsável pelo/a aluno/a.

É muito importante ressaltar que o primeiro atendimento realizado na escola não exclui a necessidade de atendimento médico subsequente.

(11) 3138-9733
(11) 3138-9734

Salve esses números nos contatos do seu celular para facilitar a identificação quando receber nossa chamada.

11. MOODLE

Para alunos do 6.º Ano do Ensino Fundamental à 3.ª Série do Ensino Médio

O CSL utiliza essa ferramenta de gerenciamento acadêmico, que permite a disponibilização de informações e recursos que enriquecem o processo de aprendizagem e que agilizam a comunicação. Trata-se de uma plataforma restrita aos usuários cadastrados e seu uso traz algumas implicações importantes para os alunos e responsáveis que a utilizam. O acesso se dá através de login e senha individuais, que não devem ser compartilhados com terceiros. Acesse o Moodle pelo Portal do Colégio. Caso não saiba seu login e senha, contate o CETAE: (11) 3138-9760 ou cetae@saoluis.org, das 7h às 18h.

12. CANAIS DE COMUNICAÇÃO

A comunicação do Colégio São Luís com as famílias é feita pelos seguintes canais:

Nele está divulgado todo o conteúdo institucional da escola, bem como as notícias do seu dia a dia. Em “Acessar Meu CSL”, encontram-se serviços e informações do dia a dia do aluno, como: acesso ao aplicativo (ambiente web), Portal Acadêmico, Moodle, Material Escolar, Horários, Biblioteca, Calendário Escolar, Acesso ao Webmail e Cardápio.

Para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, é o veículo de comunicação entre as famílias, os professores e a coordenação. É essencial verificá-la diariamente.

Por meio dessa ferramenta, os alunos e os responsáveis terão os seguintes serviços via smartphone, tablet, etc.:

  1. Comunicados da escola;
  2. Calendário detalhado da turma;
  3. Portfólio publicado semanalmente, com atividades realizadas no dia a dia da sala de aula de cada série dos diversos componentes curriculares;
  4. Menu de acesso a notas e faltas, Moodle, documentos institucionais, 2.ª via de boletos e cardápio;
  5. Relatório diário do Integral;
  6. “Estou chegando” – o sistema avisa a escola que o pai está chegando e agiliza a saída do aluno na Rua Interna do Colégio.

O aplicativo está disponível na Apple Store e PlayStore e também pode ser acessado via web, na página oficial do Colégio, em “Acessar Meu CSL”. Mais informações sobre como acessá-lo estão disponíveis no site.

Comunicados importantes sobre o dia a dia escolar serão enviados por  e-mail às famílias. Mantenham seus dados atualizados para garantir a eficácia dessa comunicação. Em caso de alteração de e-mail, comuniquem à Secretaria-Geral. Os alunos a partir do 6.º ano do Ensino Fundamental recebem uma conta de  e-mail do Colégio para facilitar o acesso ao Aplicativo do CSL e para uso escolar. No início de cada ano, por meio de comunicado, os novos alunos recebem o login e a senha, que deve ser alterada no primeiro acesso. Caso não saiba o seu, contate a Secretaria: (11) 3138-9600 ou secretaria@saoluis.org. Acesse o Webmail.

Fixados nas áreas de circulação, contêm informações importantes sobre o dia a dia da escola.

Canal do YouTube, no qual estão disponíveis vídeos institucionais, entrevistas e diversos vídeos produzidos pelos alunos e professores.

Canal aberto para que pais, alunos e funcionários façam críticas, elogios ou sugestões ao Colégio. Tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade das relações, dos procedimentos e da satisfação das famílias. O contato deverá ser feito através do e-mail ouvidoria@saoluis.org ou pelo telefone (11) 3138-9744, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Os pais e/ou responsáveis poderão acompanhar as notas das avaliações e consolidadas dos trimestres, o controle diário de frequência, ocorrências, além do quadro de horário de aulas. Os dados de acesso são informados por meio de comunicado no início do ano. Caso não saiba o seu, contate a Secretaria: (11) 3138-9600 ou secretaria@saoluis.org. O acesso é feito no Portal do Colégio São Luís.

13. ATENDIMENTO DA SECRETARIA ESCOLAR

A Secretaria Escolar é o órgão encarregado da execução de todos os trabalhos concernentes à escrituração, à expedição, à tramitação, à guarda e ao arquivamento dos documentos do estabelecimento de ensino, referentes à vida escolar dos alunos e aos atos oficiais de sua estrutura e funcionamento da Instituição de Ensino.

É coordenada pelo Secretário-Geral e o seu funcionamento ocorre de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 18h30, ininterruptamente. Na Secretaria, alunos, pais ou responsáveis legais poderão demandar os seguintes pedidos:

  • Carteirinha de Identificação do Colégio (Cartão de Acesso): Todos os alunos recebem um cartão de acesso a ser utilizado na entrada e na saída, diariamente, que conta com um chip interno que possibilita a liberação das catracas apenas com a aproximação no local indicado, tornando o acesso rápido e ágil. Aqueles que esquecerem o cartão devem passar pela recepção para receber um provisório, apenas para aquele dia. Se ocorrer a perda do cartão, a Secretaria deve ser imediatamente comunicada e o pedido de um novo deve ser realizado, mediante pagamento de taxa de emissão de 2.ª via.
  • Carteirinha Internacional do Estudante: Não é emitida pelo CSL. O aluno deve solicitá-la, se houver necessidade, aos órgãos competentes, mediante comprovação de escolaridade.
  • Carteirinha de Transporte Público (Bilhete Único Estudantil): O aluno interessado deve comparecer à Secretaria Escolar para formalizar seu pedido; após um prazo mínimo de 48 horas, a SPTrans analisará os dados enviados pela escola, podendo aprovar ou não. O aluno deve acompanhar essa validação do cadastro pelo site da empresa de transportes, através do link Bilhete Único Estudantil; sendo aprovado, deverá ir até um posto da SPTrans para efetuar o pagamento da taxa de emissão e entregar uma foto 3×4. Após esse procedimento, o Bilhete Único é emitido e encaminhado para a escola em um prazo de aproximadamente 30 dias.

14. TESOURARIA

Atende alunos, pais ou responsáveis para tratar de questões referentes à contratação dos serviços educacionais, tais como pagamento de taxas e mensalidades, quando não houver o recebimento do boleto via correio. Também atende casos de negociações e acordos financeiros. Para mais informações, entrar em contato com o setor por meio do telefone (11) 3138-9638.

15. EQUIPE

Para facilitar o entendimento sobre a estrutura do CSL, bem como esclarecer dúvidas sobre fluxos de comunicação, informação e decisão, no Portal do Colégio, encontra-se o organograma da escola, com sua dinâmica de funcionamento e os respectivos contatos e descrição de cargos.

Conheça a equipe e seus contatos.

Infraestrutura

Conheça o Colégio São Luís

Loading...