Notícias

Crescer com responsabilidade

Formação do 6º ano trabalhou as qualidades e a convivência dos alunos

O 6º ano Fundamental é uma série marcante, a primeira do Fundamental II. Neste novo ciclo, os estudos se tornam mais complexos, com professores especializados em disciplinas, o que exige dos alunos cada vez mais responsabilidade, capacidade de organização e motivação para superar os próprios desafios. Também é fase de mudanças físicas e desafios de convivência, com a chegada da adolescência e seus questionamentos típicos. Por esses motivos, o tema do Laboratório de Humanística do 6º ano foi “Crescer com responsabilidade, abrir-se para o novo e para o outro”.

Em dias ensolarados na Vila Gonzaga, os estudantes de cada turma encontraram oportunidades ideais para refletir e opinar sobre as relações e as vivências no ambiente escolar.

Após o café da manhã, os estudantes se reuniram na capela onde viveram um momento de espiritualidade e oração inspirado pela Parábola do bom semeador. Como na história, o grupo saiu a semear pelo caminho, até encontrar uma terra boa, na qual deveriam plantar um feijão, pensando em alguma qualidade que gostariam de desenvolver. A parábola serviu de ensejo para a reflexão que nortearia do dia: quais qualidades e atitudes queremos semear em nossas vidas?

Na sequência, a reflexão passou para as atitudes cotidianas e as relações que se estabelecem no grupo. Por meio da dinâmica “a fronteira do bullying”, os estudantes avaliaram situações nas quais o desrespeito aparece disfarçado de brincadeira. A reflexão se iniciou sobre as dificuldades de compreendermos o que o outro sente em relação ao que falamos ou pensamos. Em decorrência desta sensibilização, as crianças começaram a partilhar histórias vividas e, a partir delas, os educadores foram listando coletivamente algumas características centrais para identificar casos de bullying. O exercício ajudou-os a entender e refletir sobre as violências cotidianas, a importância de zelar pelo respeito na escola e o papel que cabe a cada um nesse processo.

Retomando a parábola que abriu o dia, listaram individualmente qualidades que possuíam e depois escreverem a anonimamente qualidades que viam nos colegas. O objetivo dessa atividade era trabalhar a autoestima e propiciar ao grupo um momento de autoconhecimento. A atividade também serviu de ponto de partida para o grande evento do dia: a eleição dos representantes de sala.

O processo se iniciou com uma lista de qualidades, definidas pelo grupo, como essencial para um bom representante. Não houve candidatura, discursos ou autopromoção. A escolha foi feita de forma secreta e com base nas características elencadas pelos estudantes. Durante a contagem dos votos, muitos alunos se surpreenderam com os votos recebidos e terminada a apuração cabia aos mais votados aceitarem ou não a indicação dos colegas. “O bacana foi ver quantos alunos com perfil de liderança existem em cada turma, esse processo fortalece as diversas lideranças do grupo.”, comentou José Francisco Cabral, agente educacional da Humanística. Na turma 6.5, por exemplo, 17 alunos despontaram como possíveis representantes.

Tudo isso aconteceu apenas numa manhã e, depois de delicioso almoço, sobrou energia para os alunos aproveitarem o toboágua, as quadras e o verde da Vila.

Projeto de vida

Os Laboratórios de Humanística fazem parte do Projeto de Vida, uma metodologia pensada para valorizar e entender a potência da trajetória de cada indivíduo, em todas as séries e cursos, e desenvolver estratégias para lidar com as questões que envolvem os diferentes grupos de estudantes e, ao mesmo tempo, melhorar ainda mais a convivência no espaço escolar.

Aspectos da sociedade contemporânea como a conectividade em excesso, medo da violência urbana, infâncias cerceadas, cuidados terceirizados e a perda de valores essenciais de convivência são motivos de atenção nas relações dentro dos espaços de aprendizagem.

O ser humano é complexo e a partir das suas experiências socioemocionais desenvolve condições para aprender e compreender o mundo que o cerca e os conteúdos escolares. Mas experiências dessa dimensão precisam ser vivenciadas para serem aprendidas. Por isso, o Colégio São Luís dedica aulas mensais, saídas, palestras, espetáculos ou vivências dentro do Projeto de Vida.

Confira algumas fotos:.

 

 

Saiba Mais!
Confira como foram os Laboratórios de Humanística de outras séries:

3ª série EM – Reflexões numa fase decisiva

1ª serie EM – Ser e conviver no Ensino Médio
http://www.saoluis.org/ser-e-conviver-no-ensino-medio/

2º ano EF – Cultivando valores
http://www.saoluis.org/cultivando-valores/

Leave a comment