Notícias

CSL promove Ciclo de Palestras sobre Álcool e outras Drogas

Dr. Murilo Battisti dá início ao evento conversando com pais e alunos do EF II e EM sobre perigos associados ao uso dessas substâncias

Começou na última semana o Ciclo de Palestras, parte do Projeto de Vida do Colégio São Luís. O evento, dirigido tanto aos pais quanto aos alunos, foi aberto pelo Dr. Murilo Battisti, psicólogo doutorado pela UNIFESP, especialista em dependência química e prevenção e Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED/SP).

“Prevenção rima com educação, é algo que se ensina. Prevenção se faz com vínculos saudáveis e os pais e professores têm um papel fundamental nesse trabalho. É importante que eles busquem se informar e peçam ajuda quando estiverem diante de uma situação que não saibam como resolver”, enfatiza o Dr. Murilo Battisti.

Na palestra de abertura, “Como falar com seu filho sobre o uso de álcool e outras drogas”, o Dr. Murilo deu dicas aos pais sobre qual postura adotar com adolescentes entre 12 e 14 anos, fase em que geralmente começam a testar a autoridade dos adultos. Entre elas, destacou que é importante ter firmeza e explicar ao jovem os riscos associados ao uso de álcool e drogas.

Já em “As três novas leis das drogas”, aula voltada aos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, o psicólogo abordou mitos e verdades sobre o uso de bebidas alcoólicas e drogas dividindo-os em três premissas: tarda, mas não falha; meu corpo não reage igual ao seu; e saiba onde buscar informação.

Sobre o último tópico, o psicólogo reforçou com os alunos a necessidade de cautela ao pesquisar o assunto na Internet e recomendou dois sites: o inglês Talk do Frank e o brasileiro Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas). “Há 20 anos uma conversa com um adolescente era muito mais vertical. Ou seja, o adulto era o detentor da informação, da verdade, e o adolescente apenas fazia o ‘download’ desse saber. Hoje, com a Internet, isso mudou muito. Dependendo do assunto que eu discutir com um adolescente ele pode ter até mais dados do que eu. No entanto, a maioria dos sites e fontes disponíveis não traz informações cientificamente embasadas e trabalham muito atreladas à opinião. Por isso, nosso desafio, mais do que criar conteúdo, é dar destaque às fontes confiáveis que já existem”.

O método científico, aliás, é a maneira escolhida pelo Dr. Murilo Battisti para tratar do tema com os jovens. “Para não ser visto como moralista ou apenas ficar na esfera da opinião, busco trabalhar o assunto das drogas baseado em fatos científicos. Dessa forma, posso questionar e desmistificar crenças que o adolescente traz. A partir do fato eu até posso emitir uma opinião, mas deixo muito claro para o adolescente a diferença entre uma coisa e outra”.

O Ciclo de Palestras sobre Álcool e outras Drogas acontece até o fim de maio e ainda trará Carla Cavalheiro Moura, psicóloga clínica e educacional, e a Dra. Luciana Bergamo, Titular da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Capital, para falar, respectivamente, sobre uso da Internet e orientações necessárias para festas de adolescentes. Acompanhe o calendário:

Dia 16/05 – 1ª série EM
Palestra “Estudo de casos sobre problemas relacionados ao uso de bebidas”
Com Dr. Murilo Battisti
8h50 às 9h50 – turmas 1 e 3
10h às 11h – turmas 2 e 4

Local: Sala de Humanística

Dia 17/05 – 9h15-12h30 – 9º Ano (turmas 2 e 4)
Palestra “As novas três leis das drogas”
Com Dr. Murilo Battisti

Local: Vila Gonzaga

Dia 18/05 – 7h10-8h40 – Pais e/ou responsáveis – 6º ano à 3ª série do EM
“Festas de adolescentes: orientações e cuidados”
Com Dra. Luciana Bergamo

Local: Auditório Anchieta

Dia 18/05 – 7h55-12h20 – 7º ano
“O adolescente e a internet: limites e uso consciente”
Com Carla Cavalheiro Moura

Local: Sala do 2º andar

Dia 18/05 – 9h30-11hs – representantes de 8º à 3ª série do EM, Grêmio e Comissão de Formatura da 3ª série do EM
“Festas de adolescentes: orientações e cuidados”
Com Dra. Luciana Bergamo

Local: Teatro

Dia 21/05 – 7h55-12h20 – 6º ano
“O adolescente e a internet: limites e uso consciente”
Com Carla Cavalheiro Moura
Local: Sala da Humanística

Dia 21/05 – 8h50-11h05 – 3ª Série EM
Palestra “O valor do sagrado”
Com Dr. Murilo Battisti
8h50 às 9h35 – turma 1
9h35 às 10h20 – turma 2
10h20 às 11h05 – turma 3

Local: Sala 401

Dia 25/05 – 7h50-11h05 – 2ª Série EM
Palestra “O valor do sagrado”
Com Dr. Murilo Battisti
7h50 às 9h20 – turmas 2 e 3 (“intervalinho” – 9h20 às 9h35)
9h35 às 1105 – turmas 1 e 4

Local: Sala de Humanística

Dia 25/05 – 7h50-11h05 – Pais e/ou responsáveis 5º a 7º ano
“Como falar com seu filho sobre o uso de álcool e outras drogas”
Com Carla Cavalheiro Moura

Local: Salão Santo Inácio

Leave a comment