Notícias

Cultivando valores

De forma lúdica, Laboratório de Humanística do 2º ano EF trabalha valores como respeito, amizade e colaboração

“Brincadeiras do mundo – convivendo com o outro” foi o tema escolhido a ser trabalhado no  Laboratório de Humanística do 2º ano Fundamental, realizado na Vila Gonzaga,a fim de  fortalecer vínculos e   ressaltar a importância do respeito às regras de convivência para um trabalho efetivo em grupo na série.

O início do dia foi marcado por um momento de espiritualidade em que os alunos vivenciaram momentos de autoconhecimento. Logo após, participaram de gincanas e jogos cooperativos com o objetivo de superar desafios em grupo, como: atravessar com velocidade um caminho estreito, tocar a bola em grupo, entender um jogo em que as regras mudam no meio, entre outros.

A cada brincadeira que terminava, os grupos recebiam um “valor” (papel com uma palavra anotada, como cuidado, amizade e respeito). A partir daí, discutiam sobre as experiências e participavam de uma dinâmica muito simbólica: o Jardim dos Valores. Fizeram flores de dobradura, atribuíram um valor a cada uma delas e plantaram numa jardineira, trazida à escola com a finalidade de ser usada em outros momentos ao longo do ano letivo.

“A ideia é perceber como podemos cuidar e cultivar essas flores, esses valores. Como cada ação do dia a dia pode fazer com que esse jardim floresça mais e mais, ou, pelo contrário, fazer com que essas flores sequem”, diz Gustavo Malta, orientador educacional do 2. e 3.° anos do Ensino Fundamental.

Um trabalho que necessita rega constante. E resulta em lindas flores.

Projeto de vida

Os Laboratórios de Humanística fazem parte do Projeto de Vida, uma metodologia pensada para valorizar e entender a potência da trajetória de cada indivíduo, em todas as séries e cursos, e desenvolver estratégias para lidar com as questões que envolvem os diferentes grupos de estudantes e, ao mesmo tempo, melhorar ainda mais a convivência no espaço escolar.

Aspectos da sociedade contemporânea como a conectividade em excesso, medo da violência urbana, infâncias cerceadas, cuidados terceirizados e a perda de valores essenciais de convivência são motivos de atenção nas relações dentro dos espaços de aprendizagem.

O ser humano é complexo e a partir das suas experiências socioemocionais desenvolve condições para aprender e compreender o mundo que o cerca e os conteúdos escolares. Mas experiências dessa dimensão precisam ser vivenciadas para serem aprendidas. Por isso, o Colégio São Luís dedica aulas mensais, saídas, palestras, espetáculos ou vivências dentro do Projeto de Vida.

 

Confira algumas fotos do dia:


Saiba Mais!
Confira como foram os Laboratórios de Humanística de outras séries:

3ª série EM – Reflexões numa fase decisiva

1ª serie EM – Ser e conviver no Ensino Médio

6º ano EF – Crescer com responsabilidade

Leave a comment