Notícias

Destino: Cordisburgo

Estudantes da 3ª série do EM visitam cidade de Guimarães Rosa, onde participam de caminhadas ecoliterárias

O Estudo do meio a Cordisburgo, que aconteceu entre 19 e 21 de maio, foi para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio uma oportunidade de realizar um trabalho acadêmico de grande relevância, sendo também fundamental para a integração social e formação humana dos jovens desta faixa etária.

A cidade natal de Guimarães Rosa possibilita um mergulho na literatura do escritor, cujas obras têm uma riqueza humana e poética admirável, e, ainda, sempre caem no vestibular (na lista de 2017 está Sagarana). A casa onde ele morou, que foi transformada em museu, é um dos 95 pontos da cidade que sinalizam locais citados em sua obra.

Os estudantes percorreram vários deles por meio de caminhadas “ecoliterárias”, nas quais foram acompanhados por um grupo de teatro e um violeiro. No caminho, observaram as casinhas e o ritmo lento dessa cidade com menos de 10.000 habitantes, e estudaram a paisagem de cerrado, no limite entre sertão e matas de altitude.

Além disso, os alunos visitaram a Gruta de Maquiné, considerada o berço da paleontologia brasileira por ter servido de abrigo para homens pré-históricos e animais. Dessa forma, a viagem propiciou um encontro interdisciplinar e, claro, bons momentos de convivência entre si e com a natureza.

Leave a comment