Notícias

Dicas para os vestibulares/ ENEM

[fusion_text]

Voltar para a área Vestibulares/Enem

[/fusion_text][fusion_text]Esforço e dedicação somados a uma boa base escolar. Esses são os ingredientes fundamentais para a receita da aprovação no vestibular chegar no ponto certo. Sem eles, não há cursinho preparatório nem milagre suficiente para garantir uma vaga no ensino superior.

A notícia de um novo sistema para ingressar na universidade já está mudando o jeito de ensinar e de aprender. Para quem está às vésperas do vestibular, a questão é urgente. Como tomar o rumo certo dos estudos?

É importante planejar um horário de estudo. O estudo deve-se tornar hábito, uma rotina adaptada às outras necessidades diárias. Não importa o processo seletivo que o aluno terá que enfrentar, “o bom aluno (esforçado, dedicado e atencioso) sempre terá sua vaga na universidade”.

Diferentes métodos de estudos e concentração podem ser úteis aos estudantes que se preparam para encarar o vestibular. Um ano inteiro pela frente e diversas apostilas a serem vencidas. O planejamento para os estudos, que deve começar desde já, ajuda o vestibulando a estudar todo o conteúdo e a aliviar a tensão quando as provas chegarem.

O tempo curto, aliado ao nervosismo, é um dos principais obstáculos do vestibulando em qualquer prova.

A importância do Enem

O principal instrumento de ingresso no nível superior

Nos últimos anos, o Enem passou a ser a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, atraindo a atenção da sociedade e gerando grande interesse público pela divulgação de dados do exame. Dentre as mais importantes atribuições do exame, estão:

  • Requisito para o SiSU– o principal caminho para as universidades públicas;
  • Critério para permitir a distribuição das bolsas do Prouni;
  • Requisito para solicitação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Requisito para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec);
  • Critério de seleção para oCiência sem Fronteiras;
  • Proporcionar a Certificação para o ensino médiopara maiores de 18 anos;
  • Instrumento de aferição da qualidade das escolas de ensino médio.

Por essência, além de avaliar o nível de aprendizado dos alunos ao final do ensino médio, o Enem assume um importante papel em relação ao currículo nesta etapa escolar, pois concebe que ao final da educação básica o aluno deve estar preparado para ter uma participação ativa e crítica na sociedade e ser inserido no mundo do trabalho.

Dicas que quem vai prestar o Enem precisa saber

Tem um ano das nossas vidas que uma palavrinha insistente vibra todos os dias na nossa cabeça: ENEM!

A impressão que se tem é que o Enem está sempre próximo, seja em janeiro, seja em outubro. É um dos concursos mais importantes da vida de um estudante, e muitos passam o ano inteiro se preparando para o exame.

Dicas para ajudá-lo a encarar melhor essa expectativa.  Confira:

1. Saiu o edital

Assim que sair o edital do Enem, faça o download do arquivo e leia com atenção máxima pelo menos duas vezes. Se achar melhor, imprima e destaque os pontos principais. O documento traz orientações detalhadas sobre procedimentos (inscrição, taxas, datas e horários das provas) e conteúdo das provas. É um textão (quase 100 páginas, em média) chato de ler, mas essencial para ajudá-lo a estar bem preparado para o exame.

Por enquanto, as informações mais relevantes do ENEM 2017 são:

A aplicação das Provas acontecerá em dois domingos consecutivos:
– 05/11 – Linguagens, Redação e Ciências Humanas, com duração de 05h30.
– 12/11 – Matemática e Ciências da Natureza, com duração de 04h30.

Atenção para os horários de aplicação das provas:
– Abertura dos portões: 12h
– Fechamento dos portões: 13h
– Início das provas: 13h30

Divulgação dos resultados:
– Gabarito das provas objetivas: serão divulgados na Página do INEP (http://portal.inep.gov.br/enem) e no aplicativo oficial do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao da realização das últimas provas.
– Acesso à nota individual: o participante poderá acessar os seus resultados individuais em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do nº do CPF e senha, na Página do Participante (http://portal.inep.gov.br/participante) ou no aplicativo oficial do Enem.

2. O exame

As provas do Enem são divididas em quatro áreas de conhecimento, além da Redação:

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Biologia e Física.

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

– Matemática e suas Tecnologias: Matemática (raciocínio lógico e cálculo).

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

3.  Redação

Uma redação bem escrita, coerente e bem argumentada pode garantir um excelente desempenho no Enem, mesmo para quem não tiver se saído bem em uma prova ou outra.

Fuja da ideia de que é “fácil escrever sobre temas atuais”. Estude, pratique e escreva bastante sobre os assuntos que possam cair naquele ano. Lembre-se que a redação exige conhecimentos mais profundos do que aquele post que você viu nas redes sociais.

4. Faça um exercício de adivinhação: qual será o tema desse ano?

Em geral, a redação trata de temas bastante amplos, que tenham impacto social, ecológico ou político.

Aqui a dica é: liste uma série de temas importantes que estejam acontecendo no momento e que podem virar tema. Em seguida, comece a desenvolver um texto sobre cada um deles.

Reserve pelo menos uma hora para fazer a redação.

No texto, não use gírias, palavrão, manifestações de racismo ou preconceito.

Jamais escreva menos de sete linhas nem fuja do tema.

Veja também: Temas para a redação do Enem de anos anteriores.

5. Controlar o tempo é fundamental

O Enem é realizado em dois dias (um final de semana) e tem 4 provas objetivas, de 45 questões cada. No primeiro dia, você terá quatro horas e meia para resolver 90 questões. No segundo, terá cinco horas e meia para resolver a mesma quantidade de questões e mais uma hora para a redação.

Em média, você terá cerca de três minutos para responder cada pergunta e uma hora para estruturar a ideia, escrever e passar a limpo a redação.

6. Segredos que ajudam a melhorar o desempenho

Comece a prova pelas matérias que você mais gosta.

Resolva as questões mais fáceis primeiro, tire-as logo do seu caminho e economize tempo para resolver as mais complexas ou as matérias com as quais tem mais dificuldade.

Mantenha o olho vivo nas “pegadinhas” e redobre a atenção naquelas que parecem fáceis demais – às vezes escondem um truque para testar interpretação de texto, por exemplo.

7. A concorrência

Junto a você, outros 9 milhões de alunos de todo o Brasil estarão batalhando por uma das 180 mil vagas oferecidas pelas universidades públicas brasileiras. Embora o Enem, em si, não seja uma prova de processo seletivo, o desempenho no Exame vale para tentar uma vaga em universidade pública ou bolsa de estudos em faculdade privada, sem precisar fazer o vestibular.

Por isso, é tão importante alcançar uma boa nota no Enem. No Sisu e no ProUni concorrência é grande, principalmente entre os cursos mais tradicionais como Medicina, Direito e as Engenharias.

8. Esteja atento, sempre!

Por falta de atenção, cometemos alguns erros graves no dia da prova. Veja algumas dicas para não pisar na bola:

O Enem permite apenas o uso de caneta esferográfica preta, com corpo transparente.

Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos durante a prova. Tirar foto do cartão de respostas, então, é desclassificação na hora. Postar nas redes sociais também. Não se deixe levar por essas tentações. O MEC monitora as redes sociais para encontrar quem publica conteúdo indevido do Enem.

Veja onde será realizada a sua prova e saia de casa com bastante antecedência. Os portões fecham às 13h pontualmente e depois desse horário ninguém mais entra. Ninguém mesmo!

Deixe em casa todos os itens proibidos: bonés, chapéus, gorros e calculadoras.

Leve lanches leves para comer durante o exame, se sentir fome: frutas, sucos, barrinhas de cereal, biscoitos.

9. Estude o ano todo

O Enem cobre matérias dos três anos do ensino médio. Programe uma rotina de estudos que permita rever todo o conteúdo continuamente ao longo de todo o ano.

Veja as provas dos anos mais recentes e resolva as questões. Essa é uma boa maneira de refrescar a memória e também descobrir quais disciplinas você já domina e quais precisa de reforço na reta final.

10. Não exagere na véspera!

O Enem é uma prova longa e cansativa – um desafio físico e mental. São 180 questões e poucas horas para resolver tudo. O segundo dia, que ainda tem a prova de Redação, tende a ser ainda mais desgastante. Não exagere na véspera do exame.

Nada de virar a noite revisando matérias. Faça uma revisão geral antes de dormir e depois de acordar. Chegar descansado e bem disposto intelectualmente para encarar a maratona podem ser garantia de um bom desempenho.

 

FONTES:

https://maisenem.meritt.com.br/

https://noticias.terra.com.br/educacao/

http://www.mundovestibular.com.br/

 [/fusion_text][content_boxes settings_lvl=”child” layout=”timeline-horizontal” columns=”3″ icon_align=”left” title_size=”” title_color=”” body_color=”” backgroundcolor=”” icon_circle=”” icon_circle_radius=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” icon_size=”” icon_hover_type=”” hover_accent_color=”” link_type=”” link_area=”” link_target=”” animation_delay=”” animation_offset=”” animation_type=”0″ animation_direction=”left” animation_speed=”0.1″ margin_top=”” margin_bottom=”” class=”” id=””][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Dicas gerais ENEM

[/content_box][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Matemática

[/content_box][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Inglês

[/content_box][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Literatura

[/content_box][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Física

[/content_box][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Química

[/content_box][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Redação

[/content_box][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Biologia

[/content_box][content_box title=”” icon=”” backgroundcolor=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordercolor=”” circlebordersize=”” outercirclebordercolor=”” outercirclebordersize=”” iconrotate=”” iconspin=”no” image=”” image_width=”35″ image_height=”35″ link=”” linktext=”” link_target=”_self” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=””]

Gramática

[/content_box][/content_boxes]

Leave a comment