Ensino Fundamental II (6.° ao 9.° ano)

O Ensino Fundamental está organizado em nove anos. Tem por objetivo a formação básica da criança, orientada pelo professor no caminho da busca pelo conhecimento, estimulada a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia para sua idade, interagir com o ambiente externo com atitude de respeito e solidariedade, tornando-a capaz de fazer a diferença no mundo, em sua vida adulta.

Etapas de avaliação
O ano letivo é dividido em trimestres. Ao longo de cada trimestre serão utilizados pelo menos três instrumentos de avaliação, valorados em 10 (dez) pontos cada, em momentos diferenciados e com objetivos específicos e complementares.
•  1.º trimestre = 10 pontos (Peso 3)
•  2.º trimestre = 10 pontos (Peso 3)
•  3.º trimestre = 10 pontos (Peso 4)

Média trimestral
• Atividades diversificadas: 10 pontos: peso 3
• Prova multidisciplinar: 10 pontos: peso 3
• Prova trimestral: 10 pontos: peso 4
• Média trimestral: 6,0

O Colégio São Luís promove e apoia os estudantes que desejam participar de olimpíadas e concursos de abrangência nacional, regional ou promovidos internamente pelo CSL. Há iniciativas nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, Matemática, Geografia, História, Química e Ciências, que abrangem, dependendo da atividade, alunos do 1º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Aproveite essa oportunidade de desenvolvimento!

Acesse: www.saoluis.org/olimpiadas-do-conhecimento

O Colégio São Luís proporciona diversas oportunidades para alunos e alunas que querem mais. São atividades que normalmente se realizam fora do horário regular ou do ambiente de aula e têm a participação espontânea dos estudantes – muitas vezes, inclusive, na organização.

Acesse: www.saoluis.org/maissaoluis

Projeto Apoio aos Estudos
Em conformidade com a missão educativa jesuíta, que busca o desenvolvimento de uma educação voltada para a excelência e para os valores, explicitados em documentos da Companhia de Jesus, o Colégio oferece, sem custo adicional, aulas de apoio e plantões de dúvidas para alunos e alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram dificuldades de aprendizagem durante o trimestre em alguns componentes curriculares: Física, Matemática, Português e Química. As aulas e os plantões ocorrem no turno oposto ao regular, conforme calendário divulgado aos alunos pelos orientadores educacionais. Confira aqui o cronograma.

Moodle
Plataforma acadêmica, na qual são disponibilizados pelos professores e orientadores educacionais conteúdos de apoio às aulas, exercícios, orientações de estudo e para provas. Clique aqui para acessar o Moodle.

Equipe
Horários
Calendário
Biblioteca
Material Escolar

Proposta comum a todas as séries, o Projeto de Vida foi pensado para valorizar e entender a potência da trajetória de cada indivíduo, desenvolver estratégias para lidar com as questões que envolvem os diferentes grupos de estudantes e, ao mesmo tempo, melhorar ainda mais a convivência no espaço escolar. Aspectos da sociedade contemporânea e do amadurecimento do indivíduo são inter-relacionados aos temas curriculares, por meio de aulas especiais (podem envolver uma saída, uma palestra, um espetáculo ou uma vivência).

Leia mais sobre o projeto aqui.

Foi pensado como uma ação capaz de propiciar formação política para alunos e alunas do Colégio São Luís e, ao mesmo tempo, desenvolver o cuidado e a responsabilidade dos estudantes por meio de uma experiência de transversalidade, que envolve diferentes séries, do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio, dos cursos diurno e noturno. Após serem eleitos por voto direto por seus colegas, Representantes de Classe e Grêmio Estudantil trabalham juntos, com papeis complementares, na proposição e elaboração de projetos para a escola.

Leia mais sobre o projeto aqui.

Veja as notícias do dia a dia do Ensino Fundamental

Ciências da Natureza, Educação e o baixo interesse pelas carreiras científicas

Denise Curi, Coordenadora de Área - Ciências da Natureza do Colégio São Luís, Doutora em Ciências (Química) e especialista em Pedagogia da Cooperação, escreve sobre como o processo de aprendizagem pode inspirar e engajar jovens para as carreiras científicas

Como alunos e alunas aprendem…

Laurindo Cisotto, Coordenador-Geral de Orientação Educacional do Colégio São Luís, escreve sobre as múltiplas formas de aprender e apresenta dicas aos estudantes e às famílias para os momentos de estudo

Qual o impacto das áreas verdes urbanas para a melhoria das condições socioambientais?

Turmas do 6º ano desenvolveram estudo sobre o tema

Os caminhos que percorremos

Alunos do 9.º ano participam de dinâmica sobre a importância das escolhas

Mais Cursos do Colégio São Luís

Infraestrutura

Conheça o Colégio São Luís

Loading...