Ensino Médio

O Ensino Médio é o momento de construção de referências a respeito do mundo que serão fundamentais para a vida adulta. O tempo em que vivemos, com as instituições sociais e o mercado de trabalho, é percebido de forma reflexiva, permitindo aos estudantes elementos concretos para uma ação livre e conscienciosa.

A Pedagogia Inaciana é a pedagogia da melhor escolha. Para que se concretize, a aprendizagem passa pela experiência e ocorre a partir de um contexto. Nesse sentido, os conteúdos curriculares são considerados como um meio para desenvolver competências e habilidades.

A velocidade das transformações que nos cercam impõe um desafio para a educação: formar jovens que sejam capazes de serem criativos nas respostas aos problemas do mundo e, ao mesmo tempo, conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com o cuidado e a transformação da sociedade.

No Ensino Médio, nossos alunos e alunas consolidam os conhecimentos e os valores necessários para a continuidade de seus estudos. Ao aprenderem os preceitos do humanismo, compreendem sua responsabilidade como cidadãos e são motivados a atuarem na vida social, respeitando os direitos e as liberdades fundamentais do ser hu­mano, seguindo os princípios da convivência fraterna e democrática.

Etapas de avaliação
O ano letivo é dividido em trimestres. Ao longo de cada trimestre serão utilizados pelo menos três instrumentos de avaliação, valorados em 10 (dez) pontos cada, em momentos diferenciados e com objetivos específicos e complementares.
•  1.º trimestre = 10 pontos (Peso 3)
•  2.º trimestre = 10 pontos (Peso 3)
•  3.º trimestre = 10 pontos (Peso 4)

Média trimestral
• Atividades diversificadas: 10 pontos: peso 3
• Prova multidisciplinar: 10 pontos: peso 3
• Prova trimestral: 10 pontos: peso 4
• Média trimestral: 6,0

O Colégio São Luís promove e apoia os estudantes que desejam participar de olimpíadas e concursos de abrangência nacional, regional ou promovidos internamente pelo CSL. Há iniciativas nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, Matemática, Geografia, História, Química e Ciências, que abrangem, dependendo da atividade, alunos do 1º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Aproveite essa oportunidade de desenvolvimento!

Acesse: www.saoluis.org/olimpiadas-do-conhecimento

O Colégio São Luís proporciona diversas oportunidades para os alunos e alunas que querem mais. São atividades que normalmente se realizam fora do horário regular ou do ambiente de aula e têm a participação espontânea dos estudantes – muitas vezes, inclusive, na organização.

Acesse: www.saoluis.org/maissaoluis

Projeto Apoio aos Estudos
Em conformidade com a missão educativa jesuíta, que busca o desenvolvimento de uma educação voltada para a excelência e para os valores, explicitados em documentos da Companhia de Jesus, o Colégio oferece, sem custo adicional, aulas de apoio e plantões de dúvidas para alunos e alunas do Ensino Médio, que apresentaram dificuldades de aprendizagem durante o trimestre em alguns componentes curriculares: Física, Química, Matemática e Português. As aulas e os plantões ocorrem no turno oposto ao regular, conforme calendário divulgado aos alunos pelos orientadores educacionais. Confira aqui o cronograma para 2018.

Moodle
Plataforma acadêmica, na qual são disponibilizados pelos professores e orientadores educacionais conteúdos de apoio às aulas, exercícios, orientações de estudo e para provas. Clique aqui para acessar o Moodle.

Geekie
O Colégio São Luís utiliza ferramentas da Geekie, empresa especializada em diagnósticos que contribuem para o acompanhamento e desenvolvimento de habilidades e competências e a realização de intervenções para a melhor aprendizagem dos estudantes. Por meio da tecnologia de avaliações desenvolvida pela Geekie, é possível analisar resultados e os estudantes desenvolvem autonomia diante de seu próprio processo de aprendizagem, não substituindo o professor, as aulas presenciais e as demais atividades.

Conheça as ferramentas Geekie para os alunos do Ensino Médio:

Geekie Teste: avaliações baseadas em habilidades e competências que oferecem diagnósticos eficazes sobre pontos fortes e fracos de cada aluno. A partir dos resultados, estudantes e professores podem identificar lacunas no aprendizado e traçar planos de intervenção e ajustes de rota de estudos para a turma ou individualizados, com ênfase naquelas habilidades que exigem mais atenção.

Geekie Lab: plataforma na web com recursos de apoio às aulas presenciais, formado por um conjunto de videoaulas e de tarefas, previamente selecionadas pelos professores e atribuídas às respectivas séries, conforme conteúdos trabalhados em sala. O acompanhamento em tempo real das entregas e dos resultados por parte dos professores permite maior agilidade no diagnóstico dos processos de aprendizagem e, consequentemente, na reorganização de estratégias, quando necessário.

O Colégio São Luís oferece no segundo semestre Cursos Especiais nas áreas de Bio-Exatas e Humanidades para os alunos da 3.ª série do Ensino Médio. Esses cursos têm como objetivo geral o aperfeiçoamento das competências e habilidades para a realização dos maiores vestibulares do país, tais como: FUVEST, UNICAMP, UNESP, UNIFESP, FGV (Direito, Economia, Administração Pública e Empresarial) e PUC-SP, além de motivar os alunos e as alunas interessados e de alto desempenho acadêmico a aprofundar seus estudos na área e fornecer subsídios para que aumentem seu potencial de concorrência nos exames vestibulares de seu interesse.
Equipe
Horário
Calendário
Biblioteca
Material escolar

Proposta comum a todas as séries, o Projeto de Vida se propõem a valorizar e entender a potência da trajetória de cada indivíduo, desenvolver estratégias para lidar com as questões que envolvem os diferentes grupos de estudantes e, ao mesmo tempo, melhorar ainda mais a convivência no espaço escolar. Aspectos da sociedade contemporânea e do amadurecimento do indivíduo são inter-relacionados aos temas curriculares, por meio de aulas especiais (podem envolver uma saída, uma palestra, um espetáculo ou uma vivência).

Leia mais sobre o projeto aqui.

Projeto capaz de propiciar formação política para alunos e alunas do Colégio São Luís e, ao mesmo tempo, desenvolver o cuidado e a responsabilidade dos estudantes por meio de uma experiência de transversalidade, que envolve diferentes séries, do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio, dos cursos diurno e noturno. Após serem eleitos por voto direto por seus colegas, Representantes de Classe e Grêmio Estudantil trabalham juntos, com papeis complementares, na proposição e elaboração de projetos para a escola.

Leia mais sobre o projeto aqui.

Veja as notícias do dia a dia do Ensino Médio

Semana do Conhecimento coroa implementação do método de trabalho por projetos

De 29 a 31 de outubro, alunos do 6º ano do EF II à 2ª série do EM apresentaram os resultados de um aprendizado mais significativo e interdisciplinar

Oficinas resgatam a história e a cultura africanas

Estudantes conhecem a origem das bonecas Abayomi

3ª série do EM diurno participa de simulado de redação do Enem

As turmas também assistirão, ao longo de novembro, a palestras sobre os livros pedidos pela FUVEST

Aplicativo da plataforma Moodle

Agora, estudantes do Colégio São Luís podem acessar o Moodle diretamente do seu smartphone

Mais Cursos do Colégio São Luís

Infraestrutura

Conheça o Colégio São Luís

Loading...