Notícias

Estudo do Meio: oportunidade de aprender e vivenciar

Entenda a proposta do Estudo do Meio e assista ao vídeo em que os estudantes contam um pouco sobre suas experiências na viagem cultural e formativa para Paraty (RJ)

Imagine conhecer pessoalmente um lugar apresentado nos livros de História? Imagine caminhar pelas ruas e casas, ouvir dos moradores as suas histórias, conhecer a cultura, as formas de viver e trabalhar, os pratos típicos da região?

O Estudo do Meio é uma rica oportunidade para todas essas experiências. A partir do contato direto com a realidade estudada, possibilita ao estudante aprender enquanto ele vivencia e torna a sua aprendizagem muito mais significativa. A experiência também desenvolve o olhar crítico e investigativo e provoca reflexão sobre as diferentes realidades.

“O Estudo do Meio é uma experiência que causa impacto tangível ao estudante, traz diversos conhecimentos interdisciplinares e reflexões sobre diferentes pontos de vista, enquanto possibilita criar memórias com muito mais facilidade, uma vez que ele utiliza todos os seus sentidos em uma mesma experiência”, explica Maria Cecília Marino, Orientadora Educacional do 9.º ano do Ensino Fundamental II do Colégio São Luís.

“O Estudo do Meio é uma experiência que causa impacto tangível ao estudante, traz diversos conhecimentos interdisciplinares e reflexões sobre diferentes pontos de vista […]”

Maria Cecília Marino, Orientadora Educacional

Para que todos esses aprendizados sejam possíveis, o Estudo do Meio é uma atividade estruturada. Os estudantes recebem um roteiro detalhado para que cada atividade, visita, entrevista, conversa, exploração, contemplação, tenha uma intenção pedagógica, bem como resulte em uma produção final dos estudantes – um relatório ou um registro fotográfico – sempre relacionada aos componentes curriculares da série.

Os professores destacam que, durante a preparação para a viagem, há também o incentivo para que os estudantes estejam abertos ao que conhecerão, estejam livres de preconceitos, dispostos a colocarem-se no lugar do outro e atentos ao cuidado com o ambiente que visitarão. No Estudo do Meio, há também aprendizados relacionados à convivência e ao coletivo, como saber cuidar uns dos outros, trabalhar em equipe e entender as regras necessárias para o bem comum. “Incentivamos a compreensão de que cada atitude individual reflita seus valores, sua família e sua escola”, acrescenta Maria Cecília.

Estudo do Meio em Paraty

 Em 2019, estudantes do 9.° ano do Ensino Fundamental II realizaram um Estudo do Meio em Paraty (RJ). Eles conheceram a realidade local, observaram as belezas naturais, a arquitetura, a história, as questões socioeconômicas, culturais, ambientais e políticas do lugar e as relações entre homem, natureza e História.

Os estudantes visitaram aldeias indígenas, comunidades quilombola e caiçara, no Saco do Mamanguá, além do Centro Histórico e do Caminho do Ouro. Todo o roteiro foi elaborado com perguntas para que se atentassem aos detalhes durante as visitas. Os alunos buscaram entender quais são as consequências do reconhecimento de Paraty como patrimônio misto (cultural e natural) da humanidade quanto à territorialidade dos povos tradicionais; a educação básica para os moradores; a manutenção da diversidade cultural dos povos tradicionais; o direito à segurança, ao respeito ao cidadão e ao trabalho digno; o impacto ambiental; a e manutenção do patrimônio histórico.

Em vídeo, estudantes contam um pouco sobre suas vivências e seus aprendizados em Paraty (RJ)

Confira algumas fotos da viagem:

Leave a comment