Confira dicas da coordenação e orientação educacional para combinar o descanso com uma revisão de conteúdos

Depois de um primeiro semestre com uma rotina com muitas aulas e horas de estudo, enfim, férias! Sim, elas chegaram, pode acreditar!
Nesse momento recomenda-se, porém, combinar o merecido descanso com algumas horas de estudo para voltar para o segundo semestre pronto e com a energia renovada.

Os Coordenadores e Orientadores de cada série prepararam uma série de dicas para ajudar o alunos, enviadas via aplicativo e publicadas no moodle, que apresentamos a seguir de forma geral e resumida:

1. Faça um balanço
Verifique o que já foi estudado e as notas obtidas – no caso dos vestibulandos, pese sua meta. Quanto você se preparou até o momento também tem peso na decisão sobre o quanto pode descansar nas férias. Se você balanceou seus estudos desde o 1º trimestre pode, sim, relaxar um pouco para tomar fôlego no segundo semestre. Já aquele que tenha despertado para a exigência da série precisará correr atrás do prejuízo, então as férias são bem-vindas para fazer uma retomada e revisão.

2. Não acorde cedo para estudar
Não ative o despertador nas férias. A menos que você esteja fazendo um curso ou realmente precise acordar cedo. Caso contrário, priorize o sono. Dormir bem é algo muito necessário para os estudantes, e isso ajudará na memória e também no descanso físico e mental do estudante. Reserve 8 horas de sono diárias para ter um bom aproveitamento de seus estudos.

3. Tempo para descansar
Muitos estudantes pensam que passar muitas horas estudando é essencial, porém muitas horas de estudo sem pausa pode comprometer o desempenho e o aprendizado. Dessa forma, entre as horas de estudo, reserve alguns minutos para descansar o corpo e a mente dos estudos.

4. Diversificar as matérias de estudo
Alguns estudantes não se saem muito bem nas provas, pois estudam uma matéria durante muito tempo, e não revezam com outras. O ideal é separar de 2 a 3 matérias por dia de estudo, conforme o tempo disponível. Assim você estará em contato frequente com todas as matérias.

5. Incremente seus esquemas e anotações
Conseguir resumir visualmente a matéria de estudo é uma das formas de fixar melhor o conteúdo. E você pode criar seus próprios desenhos e gráficos. Mapas mentais também são uma ótima forma de organizar os estudos, seja para resumir um texto, conceitos, ou mesmo para esquematizar um trabalho ou redação. A ideia é simples: estabelecer relações entre as partes a partir de um conceito ou palavra central. Lembre-se de usar cores diferentes para categorizar, classificar e hierarquizar a informação que estiver anotando.

6. Leia
Ler é a parte mais importante dos estudos, tanto nas matérias de Linguagens quanto em Matemática. É muito importante ler e interpretar o que está sendo pedido nas provas. Então torne a leitura um hábito. Aproveite esse período para ler aquele livro que você estava querendo, mas não tinha tempo por conta das leituras obrigatórias do colégio. Nem que, por exemplo, você continue lendo livros obrigatórios durante o dia e à noite, antes de dormir, leia algo mais light para relaxar. Leia jornal, revistas, folhetins. Como já foi dito acima ler é importante para os estudos, então aqui vai uma complementação, se atualize! Leia notícias, fique por dentro de tudo o que está acontecendo no país e no mundo.

7. Vai viajar ou passear?
O conteúdo não acaba em sala de aula. Tudo o que acontece no mundo tem relação com o que se estudou. E isso vai de encontro à interdisciplinaridade, ponto importante nos atuais vestibulares. Fique atento a questões do dia a dia que podem virar tema de uma prova. Por exemplo, o aluno que irá conhecer o Nordeste pode aproveitar para estudar o relevo, clima e vegetação característicos da região. Quem viaja de carro também pode estudar conceitos de Física relacionados ao funcionamento do motor ou à inércia após uma freada mais brusca. Se você vai ao Zoológico ou ao Horto Florestal pode rever conceitos de Biologia. Aproveite também para visitar museus, exposições, lugares históricos, ir ao teatro e cinema. O aluno que faz esses tipos de associações sempre acaba se lembrando da matéria.

8. Pratique atividades físicas
É importante tanto nas férias quanto no período normal de aulas. Aproveite as férias para praticá-las com mais frequência, duas ou três vezes por semana.

9. Seja um turista em São Paulo
Aproveite as dicas culturais organizadas pelo colégio para viver diferentes experiências de aprendizagem. Acesse http://www.saoluis.org/culturando-nas-ferias-2017.