Notícias

Fórum de Orientação Profissional 2018

Edição deste ano oferecerá aos estudantes experiência prática do dia a dia das carreiras

O Colégio São Luís promove anualmente o Fórum de Orientação Profissional para alunos do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. São três dias com uma programação de atividades que possibilitam conhecer diferentes carreiras, participar de oficinas oferecidas por universidades e conversar com ex-alunos universitários.

Na edição deste ano, que acontecerá nos dias 15 e 22 de maio e 12 de junho, os estudantes terão ainda mais oportunidade de participar ativamente do evento. No Fórum 2018 os alunos do CSL poderão experimentar e vivenciar desafios e situações-problema que os profissionais enfrentam no dia a dia de suas carreiras, por meio de oficinas e jogos.

Haverá vivências como simulação de um júri, game sobre gestão de negócios para alcançar objetivos com equilíbrio financeiro, interação com realidade virtual, montagem de circuito elétrico, elaboração de um plano de marketing e de uma campanha publicitária, construção de modelo de negócios com Canvas adaptado, modelagem de protótipos em concreto especial, design de embalagens, animação Stop Motion, entre outras atividades.

A programação também inclui bate-papo com ex-alunos universitários de diversas áreas, jogos de tabuleiro e as oficinas “O que eu quero ser quando crescer?” e “Escolhas para a vida”, que abordarão o processo de escolhas e os seus impactos, além da importância do desenvolvimento de competências específicas e essenciais para atuar no mercado de trabalho, independente da área escolhida.

A programação completa com horários e locais está disponível no Moodle para os alunos.

Oficina Psicodramática “O que eu quero ser quando crescer?”
Jogos e técnicas de dinâmicas de grupo para sensibilizar os estudantes para o processo de escolha profissional. Participação de José Maria Moraes, Psicológo, Psicodramadista e Diretor da ABPS (Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama).

Oficina de Coaching “Escolhas para a vida”
Abordará a importância do desenvolvimento de competências específicas e essenciais para atuação no mercado de trabalho, independente da área de atuação profissional e como as escolhas impactam a nossa vida. Participação de Solange Tahira, Psicóloga, com 20 anos de experiência na área de educação, formada em Team Coaching e The Art & Science of Coaching pela Erickson College International.

Jogos de tabuleiro
Espaço aberto para jogos em grupo para orientação profissional.

Bate-papo com Universitários
Estudantes de Administração Pública, Arquitetura, Ciências da Computação, Cinema, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Medicina, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV.

“Desafio Profissões”
Sessões com exibição de vídeos a cada 30 minutos, do Programa Desafio Profissão, que abordam o processo de escolha profissional e o universo das diversas profissões. Sob o comando do orientador profissional Silvio Bock, promovido pela equipe de Orientação Profissional do Curso de Psicologia da PUC-SP.

Oficina Simulação de Júri
Uma breve introdução ao conceito de Direito, as profissões jurídicas e o mercado de trabalho e a simulação de um júri com base no livro “O caso dos exploradores de cavernas” de Lon Fuller. Participação da Professora Mayara Ferrari Longhini, Mestre e Doutoranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (Direito GV).

Oficina Business Game
Simulação de negócios, na qual os participantes deverão atingir objetivos ligados à gestão da empresa, traçados no início do jogo. Divididos em equipes, vencerá aquela que conseguir atingir todos os objetivos, demonstrando equilíbrio financeiro. Participação do Professor Bruno Alvarez Ignácio, Especialista em Gestão Estratégica de Projetos pela FAAP, Doutorando em Engenharia Elétrica pela Politécnica da USP, Professor universitário nas áreas de: logística, cadeia de suprimentos, gestão de operações e sustentabilidade.

Oficina Realidade Virtual
Imersão e interação com a realidade virtual, apresentação de exemplos sobre como será uma aula no futuro e como os alunos irão se conectar com esse mundo virtual. Participação da FEI.

Oficinas de Ciência da Computação e Montagem de circuitos elétricos
Participação da FEI.

Oficina de Modelagem de protótipos em Concreto Especial
Produção de um protótipo de cimento/concreto a partir de um molde, aprendendo sobre as aplicações de materiais em obras de construção civil. Participação da FEI.

Oficina de construção de modelo de negócio com Canvas adaptado
Desenvolvimento de um plano de criação de empresa, baseado no método Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios”, uma ferramenta de gerenciamento estratégico desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios, possibilitando aos alunos entenderem e conhecerem as diferentes áreas de atuação da Administração e Economia. Participação da Professora Luciana Yeung, coordenadora do curso de Ciências Econômicas do Insper, doutora em Economia pela EESP-FGV, mestre em Economia Aplicada e em Relações Industriais pela University of Wisconsin – Madison.

Oficina ESPM na Prática
Desenvolvimento de estratégias de negócio para um novo produto a ser lançado no mercado, sob orientação de um Professor da ESPM e a equipe de Marketing. Apresentação de uma solução inovadora e um “plano de marketing” com os pontos altos e desafios da atividade proposta.

Oficina Design de Embalagens
Utilizando a Metodologia de Bruno Munari do livro “Das coisas nascem coisas”, elaboração de uma embalagem para um ovo cozido. A embalagem sofrerá queda livre da altura de 1,2 metros e não poderá amassar. Participação do Professor Marcio Augusto Giannelli, formado em Desenho Industrial pela FAAP, Especialista na área pelo IED – Instituto Europeu di Design (2013) e Mestrado em Arq. & Urb. Pela Universidade São Judas (2016).

Oficina Criação e Análise de Campanhas
Apresentação sobre o processo de criação publicitária, as diferentes características e perfis de público, trabalhando a ideia de conceito criativo. Propõe a criação de campanha para um determinado público alvo, visando entender as características individuais dos consumidores e os meios de comunicação nos quais eles estão inseridos. Participação da Professora Maria Del Mar Reis Valiante, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Professora de Direção de Arte e Criação Publicitária na Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP desde 1998.

Oficina Entrevista e Reportagem
Construção de um programa de entrevista, passando pela criação do roteiro, pesquisa sobre o entrevistado e como separar as perguntas em blocos. Participação da Professora Mônica Rugai Bastos, formada em Jornalismo (PUC-SP) e Ciências Sociais (USP) e Doutora em Sociologia Política pela USP.

Oficina Stop Motion
Criação de um curta com bonecos de massa de modelar, da elaboração do roteiro do filme à edição. Participação do Professor Eliseu de Souza Lopes Filho, graduado em Comunicação Social e Cinema pela FAAP (1982), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2006) e Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP.

Leave a comment