Notícias

Laboratórios Abertos: uma proposta de investigação científica

Alunos do EF II fazem experimentos a partir de curiosidades do dia a dia

Qual será o efeito da chuva ácida sobre as plantas? Há contaminação por bactérias no botão do elevador e nos aparelhos celulares? Quanto conservante há na batata vendida nas grandes redes de fast food? Como os cactos armazenam água? Como acontece a metamorfose do bicho da seda? Essas são algumas das perguntas formuladas pelos alunos de diferentes séries do Ensino Fundamental II. Eles formaram equipes a partir de suas curiosidades sobre algum fato ou fenômeno da natureza que gostariam de investigar.

Após a formulação do problema e a elaboração da hipótese de cada projeto, os estudantes selecionaram e prepararam os materiais necessários para a realização dos experimentos: vasos de feijão e cacto, soluções de ácido com diferentes concentrações, placas de Petri com meio de cultura, entre outros materiais.
As equipes estão engajadas na coleta de dados que serão posteriormente analisados para a publicação de um trabalho científico.

Realizado durante o horário do intervalo, o projeto Laboratórios Abertos reúne alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. Eles formam equipes para planejar e desenvolver pequenos projetos de investigação científica utilizando a infraestrutura dos laboratórios e contando com a orientação da professora.

Parabéns pelo trabalho, jovens cientistas!

 

Leave a comment