Notícias

Laboratórios da Humanística do 2º ano do EF I celebram a amizade

Alunos do 2º ano do EF I participaram nos últimos dias dos Laboratórios da Humanística, realizados no espaço do Projeto OCA (Oficinas Culturais Anchieta), em Embu das Artes.

Sob o tema “Amizade é…”, os Laboratórios da Humanística trabalharam conceitos como o desenvolvimento de relações de cooperação entre os alunos, respeito mútuo e abertura ao novo. As crianças foram estimuladas, por meio de diversas atividades, a conhecer colegas de outras turmas, a fazer novas amizades e a respeitar um espaço ocupado por outras crianças (no caso, as do Projeto OCA). O ambiente novo foi propício para que percebessem a importância do acolhimento, da hospitalidade e do cumprimento de regras.

Para transformar o aprendizado em algo concreto, cada turma, ao conversar com sua professora sobre a importância das relações de amizade na sala de aula, plantou sementes de girassol e feijão em floreiras que ficarão nas salas, aos seus cuidados. A floreira é um símbolo dessas relações de amizade que, uma vez plantadas, necessitam de cuidados para florescer.

As atividades desenvolvidas nos Laboratórios da Humanística dialogam com outros conteúdos que estão sendo trabalhados em sala com os alunos. Entre eles, a diversidade humana, representada pelos diferentes costumes, culturas e opiniões, e a solidariedade.

Ao fim do dia, os alunos deixaram mais uma semente de amizade, doando ovos de páscoa para as crianças atendidas pelo Projeto OCA. Obra do Pateo do Collegio, o Projeto OCA recebe mais de 200 jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social e oferece, além de transporte e almoço, oficinas de artes, teatro e esportes após seu horário de aulas.

Leave a comment