O Colégio São Luís

“Educar a partir dos valores cristãos, fornecendo uma sólida formação acadêmica e humana faz o Colégio São Luís continuar sua história formando jovens criativos, competentes, conscientes e comprometidos na compaixão.”

O mundo é a nossa casa

O Colégio São Luís pertence à Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540. Presente nos cinco continentes, a rede global de colégios da Companhia é composta por mais de 2.000 unidades de ensino em 60 países, 840 colégios e aproximadamente 800 mil estudantes da Educação Básica.

No Brasil, o CSL é integrante da Rede Jesuíta de Educação (RJE) que reúne 12 colégios, 5 escolas, 30 mil estudantes, 4,7 mil colaboradores e 7,1 mil bolsistas no país. Constituída em 2014, a RJE visa promover um trabalho integrado nas Unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil, a partir de uma mesma identidade e do sentido de corpo apostólico, com mútua responsabilidade pelos desafios comuns. Há colégios jesuítas nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, da Bahia, do Piauí e do Ceará.

A RJE é integrada à Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). É um rede regional que conecta 13 redes nacionais, totalizando mais de 90 colégios. Por meio dela, são compartilhados conhecimentos e recursos, e, principalmente, são estabelecidos projetos e metas comuns na região.

151 anos de tradição e excelência na formação integral

Em 2017, o Colégio São Luís completou 150 anos. Fundado em 1867 na cidade de Itu, interior de São Paulo, e transferido em 1918 para a Avenida Paulista, o Colégio tem uma história que dialoga com o desenvolvimento de São Paulo, tendo formado muitos dos que trabalharam, e ainda trabalham, por suas transformações.

Reconhecido como um dos colégios mais tradicionais do país, o Colégio São Luís mantém, desde o princípio, seu espírito inovador, sempre em busca da melhor resposta aos desafios de cada tempo.

Foi pioneiro na introdução do futebol (há registros de “bate-bolão” de 1880), do ensino de ciências com experiências em laboratório e de passeios ecológicos e viagens que deram origem aos atuais “estudos do meio”: tudo isso ainda nos tempos do Brasil Imperial.

Hoje, com 2.500 estudantes, oferece cursos de Educação InfantilEnsino FundamentalEnsino Médio, além do período Integral e mais de 20 modalidades de Atividades Complementares, como balé, robótica, inglês, teatro, natação e outras atividades culturais e esportivas. Além disso, mantém o Ensino Médio Noturno, que recebe quase 500 jovens com bolsas de estudo integral.

Projeto CSL 2020

Em 2016, a RJE lançou o Projeto Educativo Comum (PEC), documento que reúne diretrizes para o apostolado da educação jesuíta no Brasil e aponta para um caminho de inovação pedagógica. Em resposta aos desafios desta implementação, desde estão o Colégio São Luís tem desenvolvido o Projeto CSL 2020. Composto por um conjunto de iniciativas, aplicadas gradativamente às diferentes áreas da escola desde 2016, o Projeto tem como objetivo principal oferecer as melhores condições para um processo educativo em que aprender seja interessante, significativo e dê sabor à vida, respondendo de maneira assertiva aos desafios contemporâneos e ao novo perfil de estudantes.

As principais iniciativas são: revisão da matriz curricular, práticas pedagógicas com foco em inovação, abordagem internacional, atividades complementares diferenciadas, desenvolvimento institucional e a transferência para uma nova sede, mais adequada à Proposta Pedagógica, em 2020, possibilitando a implementação do currículo integral e em tempo integral para todos os estudantes. A base deste Projeto é a própria tradição educativa da Companhia de Jesus: formação integral da pessoa, diálogo com o contexto e atualização de recursos e métodos para diferentes circunstâncias de tempo, lugar e cultura.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Projeto CSL 2020.

Clique no mapa e conheça todas os colégios e instituições de ensino da Companhia de Jesus pelo mundo

Conheça a Missão,  a Visão e os Valores do Colégio São Luís

Excelência na educação de pessoas criativas, competentes, conscientes e comprometidas na compaixão:

  • Criativas – Porque foram estimuladas e aprenderam a usar os recursos de que dispõem para solucionar, da melhor maneira, os desafios pessoais, profissionais e sociais.
  • Competentes – Porque têm uma formação acadêmica que lhes permite conhecer, com rigor, os avanços da ciência e da tecnologia.
  • Conscientes – Porque, além de conhecerem a si mesmos, graças ao desenvolvimento de sua capacidade de interiorização e ao cultivo da vida espiritual, têm um conhecimento consistente e experiência da sociedade.
  • Comprometidas – Porque, sendo compassivas, empenham-se na transformação social e política de seu contexto, assim como das estruturas sociais que impedem a promoção da justiça.
  • Compassivas – Porque são capazes de abrir seu coração para serem solidárias e empáticas com o sofrimento dos outros.

“Ser referência em educação de excelência acadêmica e humana, pautada na concepção cristã e inaciana do ser humano e do mundo.”

  • Excelência Acadêmica – Tradição jesuítica na educação e rigor e do trabalho educativo como resposta de justiça ao muito que recebemos.
  • Agilidade e Inovação – Responder com eficácia aos desafios do contexto.
  • Respeito e Colaboração – Reconhecer a riqueza da diversidade e o valor do trabalho conjunto, como forma de potencializar o trabalho da escola.
  • Autonomia – Ser capaz de assumir as consequências da própria liberdade.
  • Fé, Compaixão e Generosidade – O fruto da fé é a sensibilidade à realidade do outro e com o sofrimento humano e disponibilidade para as relações de ajuda, apoio e troca.
  • Cuidado com o meio ambiente – Reconhecimento da pertença da pessoa ao mundo e da necessidade de comprometer-se com seu cuidado.
  • Excelência Operacional – Busca pela melhoria e aprendizagem contínuas e por uma escola mais eficaz e sustentável.

Pedagogia Inaciana

A pedagogia de inspiração inaciana é o caminho pelo qual os professores acompanham seus alunos, facilitando-lhes a aprendizagem e o amadurecimento. Sempre com a finalidade de que o aluno se aproprie do conhecimento e saiba fazer as suas escolhas de maneira madura e responsável.

Veja mais >

Temas transversais

Junto ao corpo docente, a equipe de Humanística do Colégio São Luís planeja a abordagem de temas atuais e sensíveis à formação dos alunos nas dimensões socioemocional, espiritual-religiosa, socioambiental e cultural.

Veja mais >

Do Infantil ao Ensino Médio

O Colégio São Luís oferece formação acadêmica e humana para crianças e jovens da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com os cursos Regular, Integral e Extracurriculares.

Veja mais >

Formação continuada

O Colégio São Luís investe na seleção e na formação continuada de seus educadores, como os encontros semanais de formação de professores, com a presença de diretores pedagógicos e orientadores educacionais.

Veja mais >

Associação de Pais e Mestres

Associação sem fins lucrativos, constituída de pais e mestres, que visa promover a participação e a integração permanente das famílias no espaço escolar, a fim de colaborar de modo corresponsável para que o colégio realize sua missão educativa.

Veja mais >

Infraestrutura

Conheça o Colégio São Luís

Loading...