Projeto Pedagógico

A Pedagogia Inaciana coloca o estudante do centro da aprendizagem. É o caminho pelo qual os professores acompanham seus alunos, facilitando-lhes a aprendizagem e o amadurecimento. Suas propostas passam por cinco etapas ou dimensões: contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação. Sempre com a finalidade de que o aluno se aproprie do conhecimento e saiba fazer as suas escolhas de maneira madura e responsável.

Baseada na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola e na visão cristã do mundo e do ser humano, a Pedagogia Inaciana busca formar pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas na transformação da sociedade, por meio de uma visão humanista e integradora.

Composição do Currículo

A matriz curricular de cada segmento leva em conta os objetivos definidos pela legislação educacional e o pleno desenvolvimento do educando, refletindo a realidade da escola em atenção à cultura local e à identidade da proposta pedagógica jesuítica.

O ano letivo é dividido em três trimestres. Considera-se a avaliação da aprendizagem um processo integrado ao desenvolvimento do ensino. Dessa forma, cada instrumento utilizado (seja ele uma prova, um trabalho, seja um simulado) tem uma contribuição particular na observação e no diagnóstico dos conteúdos, competências e habilidades desenvolvidos.

Enriquecimento Curricular

O Colégio São Luís proporciona diversas oportunidades para os alunos que querem ir além. São projetos multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, algumas vezes com os alunos responsáveis pela organização.

Entre as atividades mais longevas, que já viraram tradição do Colégio, destacam-se o Fórum de Orientação Profissional, o Projeto Conexões de Teatro Jovem e a Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) – os três com uma década de existência – e os Jogos Interamizade, que reúnem cerca de 30 escolas, há 28 anos.

Também conquistaram espaço no calendário de aulas o Fórum de Política organizado pelos alunos do Ensino Médio, as oficinas investigativas dos Jovens Cientistas, as Olimpíadas do Conhecimento (redação, Matemática, Ciências etc.), assim como a Semana do Conhecimento, na qual professores e alunos de todos os segmentos compartilham seus projetos, mostrando o jeito de aprender e de ensinar no Colégio São Luís.

Formação Docente

O Colégio São Luís investe na seleção e na formação continuada de seus educadores, que assumem seu papel como agentes de transformação.

Atualmente, oferece quatro horas remuneradas por semana aos professores para participarem do Programa de Formação Docente. Em 2020, serão cinco horas semanais. São encontros que permitem uma reflexão coletiva sobre a prática docente e a construção de novos conhecimentos sobre o fazer pedagógico, apoiados pelos diretores pedagógicos de segmento, coordenadores de área e orientadores educacionais.

O Programa de Formação Docente também é composto por:

Observação de aula: um professor assiste à aula de outro colega, em um modelo que permite aprendizado e inspiração a quem assiste e um relatório de dicas para quem foi assistido. Fornece elementos claros para a qualificação das práticas da sala de aula, fomenta um ambiente de crescimento coletivo por meio de uma cultura de cumplicidade e cooperação entre os docentes e incentiva à prática de atividades interdisciplinares;

Discussões coletivas: sobre o cotidiano, questões relacionais e socioemocionais dos estudantes, preparação de aulas etc.;

Grupos de estudo: pequenos grupos se reúnem para pesquisa e criação de disciplinas eletivas, por exemplo, além de estudos de soluções para os desafios do dia a dia escolar.

 

Veja mais sobre os cursos

Conheça o PEC, o Projeto Educativo Comum das escolas da Rede Jesuíta de Educação

Saiba mais sobre o Projeto CSL 2020

Pedagogia Inaciana

A pedagogia de inspiração inaciana é o caminho pelo qual o professor acompanha o estudante, facilitando-lhe a aprendizagem e o amadurecimento. Sempre com a finalidade de que o aluno se aproprie do conhecimento e saiba fazer as suas escolhas de maneira madura e responsável.

Veja mais >

Do Infantil ao Ensino Médio

O Colégio São Luís oferece formação acadêmica e humana para crianças e jovens da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com os cursos Regular, Integral e Extracurriculares. A partir de 2020, oferecerá currículo em tempo integral para todos os segmentos.

Veja mais >

Equipe do CSL

Conheça as diferentes equipes do Colégio São Luís, com destaque à área acadêmica, que afeta mais diretamente o cotidiano dos estudantes e de suas famílias. Com uma breve descrição das responsabilidades, entenda os fluxos de comunicação e informação.

Veja mais >

Associação de Pais e Mestres

Associação sem fins lucrativos, constituída de pais e mestres, que visa promover a participação e a integração permanente das famílias no espaço escolar, a fim de colaborar de modo corresponsável para que o colégio realize sua missão educativa.

Veja mais >

Infraestrutura

Conheça o Colégio São Luís

Loading...