Notícias

O que circula pelo Whatsapp

Por Ouvidoria do Colégio São Luís

A tradicional conversa no portão da escola agora acontece a todo e qualquer momento, por meio de grupos de Whatsapp, que reúnem os pais de alunos. Na maioria dos casos, facilitam a organização da rotina das crianças e promovem a amizade entre as famílias. A rede costuma ser utilizada para compartilhar fotos de eventos, enviar convites, confirmar presença em festinhas e combinar passeios ou caronas. Algumas vezes, porém, ela pode criar situações de constrangimento, entendimentos equivocados e até mesmo discussões.

Nesse ambiente virtual de convivência, assim como em qualquer outro em que nos relacionamos, os julgamentos, as análises precipitadas e as opiniões pessoais devem ceder lugar sempre ao diálogo, à tolerância e ao respeito. Por isso, reunimos algumas recomendações para juntos refletirmos sobre como ficar apenas com os benefícios dessa tecnologia.

– Colocar-se no lugar do outro é o primeiro passo para um bom relacionamento. Além disso, respeitar a privacidade é algo importante nas relações virtuais, pois o compartilhamento de assuntos particulares pode gerar sérias chateações, ainda mais tratando-se de crianças.

– Informar o Colégio o quanto antes sobre ocorrências com o seu filho possibilita que tomem providências necessárias. Quando ele adoece, por exemplo, é comum avisar as mães dos outros alunos da sala pelo Whatsapp, mas lembre-se sempre de comunicar a escola.

– Analisar as informações que recebemos antes de comentar e checar antes de compartilhar são duas atitudes fundamentais para evitar confusões. Além disso, piadas, correntes, política e futebol não cabem para um grupo grande e com pouca intimidade.

– Incentivar seu filho a assumir as responsabilidades dele faz parte da criação de autonomia e comprometimento. Quando ele perder algum conteúdo, não busque no Whatsapp informações sobre provas ou tarefas no lugar dele.

– Por fim, todos sabemos como é importante priorizar o diálogo. Assim, quando tiver dúvidas ou reclamações sobre o Colégio, venha buscar esclarecimento na escola. O Colégio São Luís criou a Ouvidoria, um canal específico para garantir o atendimento das famílias e apoio à diretoria na identificação de melhorias. Estamos aqui para escutar o que você tem a dizer.

Contatos da Ouvidoria do Colégio São Luís: de segunda a sexta, das 8h às 17h, (11) 3138-9744 ou ouvidoria@saoluis.org

Leave a comment