Notícias

O que vem por aí

Um novo ano com muitas atividades especialmente planejadas para os alunos do Colégio São Luís avançarem no desenvolvimento de suas habilidades e competências

Começa o ano e todos chegam ansiosos para saber as novidades, a nova turma, os novos colegas na sala, os novos livros que indicam o percurso e os conteúdos a serem trabalhados, as atividades, os eventos, as celebrações, os estudos do meio… Enfim, um grande caminho que cada série percorrerá em 2018 e em que cada aluno e aluna avançará, desenvolvendo suas habilidades e competências, com novas experiências e conhecimentos a fim de se formarem jovens comprometidos, competentes, criativos, conscientes e compassivos.

Em 2018, o trabalho com projetos ganha força no Ensino Fundamental II e Ensino Médio e será realizado interdisciplinarmente no dia a dia dos diferentes componentes curriculares com objetivo de desenvolver competências (sócioemocionais, sócioambientais, comunicativas, tecnológicas e digitais e lógico-analíticas) à medida que os alunos aprendem os conteúdos.

Os temas geradores dos projetos serão escolhidos pelos alunos com orientação dos professores que abordarão temas do conteúdo do ano/série para dar subsídios ao desenvolvimento de cada projeto. A condição básica para o trabalho por projetos é que o tema tenha relevância social, ou seja, esteja relacionado ao contexto da vida do estudante.

A expectativa é aproximar os alunos do conteúdo escolar e fortalecer o interesse pela aprendizagem, dar sentido aos conteúdos – eliminar a pergunta clássica sobre a razão da aprendizagem deste ou daquele conteúdo – e desenvolver habilidades de cooperação e criatividade.

Para a realização desse trabalho, o Colégio investiu em laboratórios móveis equipados com softwares diversificados; espaços maker (em que os alunos terão materiais para dar asas às suas ideias criativas e poderão construir artefatos e objetos necessários à realização dos projetos); consultorias; formação de professores etc.

Neste ano, teremos também atividades tradicionais no CSL, que os alunos aguardam ansiosos e já entram na série com muito entusiasmo em participar, como a SINU e o Fórum de Profissões para alunos a partir do 9° ano, o Projeto Democracia e Participação com nova eleição de representantes de sala a partir do 2° ano do Ensino Fundamental I e do Grêmio a partir do 6° ano.

A Vila Gonzaga continuará recebendo os alunos para os Laboratórios de Humanística, para todas as séries a partir do 1° ano do Ensino Fundamental I (confira no app o agendamento da sua série) com uma programação de atividades para reflexões, dinâmicas e momentos de integração e diversão entre os alunos.
Para os que gostam das artes, teremos os cursos de teatro, dança, música e muitas apresentações. Para os mais esportivos, os cursos extras, as aulas de Educação Física e o tradicional e muito esperado Jogos Interamizade, em outubro.

Para as famílias, fique atento ao calendário dos Bate-papos Humanísticos, para pais do 6º ano à 3a série do Ensino Médio, e do Família na Escola, para Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

As celebrações e os eventos que não podem faltar numa escola da Companhia de Jesus também acontecerão conforme nossa tradição: o Lucernário de Páscoa, a Coroação de Maria, a Semana Inaciana e as celebrações semanais. Estas, mudam de data e agora acontecerão às terças-feiras, às 7h30.

As equipes do CSL trabalharam muito no segundo semestre de 2017 e em janeiro deste ano, na preparação para fazer um ano de muitas conquistas, muito estudo e muita aprendizagem. Aguardem as novidades que vêm por aí!