Notícias

Palco para o teatro jovem

Textos criados para o Projeto Conexões são interpretados por alunos dos cursos extras de teatro diurno e noturno

Em uma década, o Projeto Conexões, nascido no National Theatre de Londres e trazido ao Brasil por quatro parceiros entre os quais o Colégio São Luís, editou 43 peças escritas especialmente para o público jovem, preenchendo uma lacuna que há entre o teatro infantil e o teatro adulto.

Dois desses textos foram encenados entre setembro e outubro por alunos dos cursos extras de teatro do Ensino Médio. O noturno apresentou Celular – o show, do britânico Jim Cartwright, uma peça que trata de um modo cômico e reflexivo sobre vícios na internet e o mundo digital. Além da interpretação, os alunos se encarregaram do cenário, figurino, luz e som. “A peça envolve algumas propostas de interação”, conta a professora Márcia Custódio. “Foi muito divertido quando os alunos telefonaram para o celular do Padre Geraldo, diretor do EM Noturno, que estava na plateia”, diz.

A turma do Ensino Médio diurno, por sua vez, escolheu encenar Anoesis, do grupo escocês Junction 25. “O título vem de uma palavra grega que significa um estado de pura emoção, ou ausência de razão”, explica o educador Tuna Serzedello. Com um misto de teatro e performance, a peça faz uma crítica ao sistema educacional e foi encenada numa sala de aula. Ao entrar, os espectadores recebiam uma prova, com questões complicadíssimas e perguntas como “Qual é o sentido da vida?”.

“A peça traz muitas situações de pressão e de desconforto do cotidiano escolar, em que somos rotulados, praticamos bullying ou agimos sem ter vontade”, comenta estudante Julia Rouanet. “Um texto que deu uma base criativa perfeita, em cima do qual pensamos nas coisas e no jeito que gostaríamos de aprender”, complementa.

Peça Anoesis (grupo de teatro do EM diurno)

 

 

Leave a comment