Notícias

Serenidade, confiança e coragem na passagem para o Ensino Médio

Cerimônia de conclusão do 9.° ano marca o início de uma nova etapa

No dia 13 de dezembro, educadores, alunos do 9.° ano e seus familiares participaram da missa e cerimônia de conclusão do Ensino Fundamental.

Em discurso de boas-vindas, Pe. Carlos Contieri, SJ, Reitor do Colégio São Luís, trouxe a reflexão de que o momento é o fim de uma etapa, mas somente de uma, encorajando-os a seguirem para a nova fase com serenidade, confiança e coragem. O Reitor também mencionou um aspecto primordial do projeto educativo do CSL que é a formação de pessoas para os demais, destacando a participação de todo o colégio e das famílias neste processo. “No Colégio, como na vida, nós dependemos de outras pessoas que nos ajudem; às vezes, que nos coloquem sobre os ombros para que possamos ver mais longe”, disse Pe. Contieri.

O professor de História Eduardo de Castro, como paraninfo, deixou seus últimos conselhos, incentivando os alunos a serem pessoas compassivas, que constroem pontes e vínculos e que são a mudança que querem ver no mundo, como disse Mahatma Gandhi. Destacou o Estudo do Meio, realizado em Paraty (RJ) neste ano com o 9.° ano, como exemplo disso: “Os alunos desenvolveram olhar e escuta compassiva para populações historicamente excluídas, como povos nativos, quilombolas, caiçaras! Ao final, buscaram resolver um conflito hipotético da forma mais respeitosa à natureza e às populações tradicionais. É disso que eu estou falando! Por que na vida ‘lá fora’ também não pode ser assim?” perguntou ele.

A cerimônia também contou com apresentações de música pelos alunos. Confira o álbum de fotos do evento:

 

Tags

Leave a comment