O COLÉGIO SÃO LUÍS ESTÁ PREPARANDO
A CÁPSULA DE MEMÓRIAS
PARA A NO
VA SEDE

Tantas histórias já passaram pela sede do Colégio São Luís em Itu, tantas outras pela Av. Paulista e Rua Haddock Lobo. São memórias que recontam a história de diferentes gerações ao longo dos 151 anos do Colégio São Luís, reconhecido pela excelência acadêmica e formação integral do ser humano.

Agora, na mudança para uma nova sede, queremos que você, que faz parte da nossa história, deixe aqui a sua mensagem, em formato de texto, ilustração, foto, vídeo, com o que você gostaria que ficasse registrado na memória do Colégio São Luís.

Sua mensagem fará parte da cápsula de memórias que será fixada no novo edifício, que abrigará nossos alunos e nossas alunas, razão de existir desta instituição.

BÊNÇÃO DO TERRENO
E LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL

Padre Carlos Alberto Contieri, SJ, Reitor do Colégio São Luís, abençoou o terreno e realizou o lançamento da Pedra Fundamental da nova sede no dia 30 de novembro de 2018.

Leia notícia completa com fotos e vídeo do dia.

O QUE É O FUNDAMENTO DA NOVA SEDE?

Com o lançamento da pedra fundamental do CSL 2020, temos uma grande oportunidade para dizermos quem nós somos e qual é o fundamento do “edifício” sobre o qual nossa escola está construída.

A “pedra”, nós a recebemos de nossa tradição cristã e inaciana. A “pedra angular”, que sustenta tudo, é Jesus Cristo. Do seu Evangelho nós recebemos os valores sobre os quais a Companhia de Jesus e o nosso Colégio está assentado. Dentre esses valores, o maior é o Amor. A educação é um ato de amor. De nossa tradição jesuítico-inaciana, nós recebemos como herança a razão de nossa existência: a missão. A Companhia de Jesus existe para ser enviada pelo Senhor. Nossa missão, dita amplamente, é de “ajudar as pessoas”, promover o bem comum como o bem mais universal. 

A pedagogia de inspiração inaciana forma “homens e mulheres para os demais”, para o bem comum de toda a sociedade. Nossa preocupação em formar pessoas competentes e conscientes está a serviço de que, essas mesmas pessoas, inseridas no mundo, sejam capazes de um compromisso efetivo movido pela compaixão em favor da vida humana.

Isso faz com que constantemente nos esforcemos por discernir nossa missão, levando em consideração as circunstâncias de tempo, lugar e cultura.

O CSL 2020 responde a esse dinamismo, dinamismo próprio de quem busca conformar a sua ação com a vontade de Deus.

Nós existimos, como obra apostólica da Companhia de Jesus, desta pedra primeira e originária. 

Deste modo, alunos, funcionários e famílias fazemos parte do alicerce que sustenta e, ao mesmo tempo, dá visibilidade ao que somos e ao que, em cada tempo, somos chamados a ser.

O lançamento da pedra fundamental é um gesto simbólico, isto é, um gesto no qual a imagem ocupa de forma eloquente o lugar da palavra para poder dizer o que não é possível encerrar no conceito ou no discurso. Brevemente, debaixo deste novo edifício nós depositamos toda a nossa história e, para além dos fatos, as pessoas que são destinatárias de nossa missão como Escola da Companhia de Jesus. Tudo isso há de sustentar a nossa missão e inspirar a nossa criatividade para que nossa escola seja uma luz radiante.

Padre Carlos A. Contieri, SJ.
Reitor do Colégio São Luís

ENVIE AQUI A SUA MENSAGEM
E ETERNIZE SUAS MEMÓRIAS NA HISTÓRIA DO CSL:

Convite aos Atuais Alunos

Convite aos Antigos Alunos

Convite aos Colaboradores

O QUE É CÁPSULA DE MEMÓRIAS?

Junto à pedra fundamental é costume adicionar uma cápsula do tempo: um recipiente fechado contendo registros como uma ata com os nomes das pessoas participantes e lembranças do dia para a posteridade, como um jornal ou moedas. No caso do Colégio São Luís, será uma cápsula de memórias, pois reuniremos diversos registros que representam a história e a memória compartilhadas por toda a comunidade educativa.

O QUE É PEDRA FUNDAMENTAL?

Pedra fundamental é o nome dado a primeira pedra assentada em uma construção, simbolizando o início de sua obra. Geralmente tem o registro da data e do construtor da edificação

Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa