Notícias

Educadores do Colégio São Luís participam do congresso de educação Bett Educar

Veja ilustrações produzidas em tempo real na palestra da prof.ª Sônia Magalhães, Diretora-Geral e Acadêmica do CSL, sobre Educação Integral e o desafio de incluir a formação em valores no currículo

O que significa uma escola comprometer-se com a oferta de Educação Integral? O que significa educar em valores? Como desenhar um currículo que integre valores no processo educativo de modo amplo e não apenas como uma formação de natureza moral? Esses são alguns dos desafios educacionais que a professora Sônia Magalhães, Diretora-Geral e Acadêmica do Colégio São Luís, abordou em sua palestra com o tema “Currículo integrador: do discurso à sala de aula”, no evento Bett Educar, realizado nos dias 14 a 17 de maio.

colegio-sao-luis-diretora-sonia-magalhaes-bett-educar-2019

Sua fala buscou motivar uma reflexão mais profunda sobre Educação Integral e o desafio de incluir a formação em valores no currículo. A temática ganha relevância em um contexto de mudanças e reconfigurações na sociedade e no mundo do trabalho, que convocam as escolas a uma revisão sobre o seu papel social e de que maneira podem melhor contribuir como espaço de educação formal. 

“Refletir sobre educação em valores é um imperativo para qualquer escola que pretenda oferecer algo além da transmissão de informações. É necessário tirar a escola do lugar da instrução e desenvolve-la a ponto de que seja capaz de, efetivamente, ser um espaço de formação integral e integradora”, destacou professora Sônia.

colegio-sao-luis-diretor-ensino-fundamental-II-renato-laurato-bett-educar-2019Professor Renato Laurato, Diretor do Ensino Fundamental II do Colégio São Luís, também participou do evento, compartilhando experiências inovadoras e transformadoras que estão acontecendo no CSL. A mudança de sede é uma das etapas de um amplo processo de inovação pedagógica. Dessa forma, o educador destacou os avanços dos diferentes grupos de trabalho do Colégio, compostos por profissionais das áreas acadêmica e administrativa, para desenvolver documentos que auxiliem no entendimento e nos processos relacionados às diferentes frentes de mudança, como matriz curricular, práticas pedagógicas inovadoras, programa de recrutamento e seleção e formação docente. Também compartilhou sobre o programa de mentoria, criado para estimular a troca de experiência entre os profissionais, e o uso de tecnologias educacionais.

A Bett Educar é um evento anual de educação e tecnologia que reúne cerca de 22 mil participantes da área educacional no Brasil para buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.

Leave a comment