/Projeto Democracia e Participação

Projeto Democracia e Participação

O Projeto Democracia e Participação é uma ação capaz de propiciar formação política para alunos e alunas do Colégio São Luís e, ao mesmo tempo, desenvolver o cuidado e a responsabilidade dos estudantes por meio de uma experiência de transversalidade, que envolve diferentes disciplinas, séries e cursos (do diurno e noturno).

O objetivo é criar um sistema de representação estudantil no Colégio, de forma a possibilitar um espaço de experimentação política e de aprendizado de diferentes formas de participação.

O sistema é composto pelos seguintes níveis de representação: 1) Representação de sala; 2) Conselho de representantes; 3) Grêmio estudantil.

Como funciona?
Os estudantes de 6.º ano EF à 3.ª série EM passam por dois processos eleitorais, um para escolher os representantes de sala, que ocuparão lugar no Conselho de Representantes, e outro para escolher os membros do Grêmio.

Os representantes de sala devem dialogar com os colegas de turma para recolher demandas e levá-las ao Conselho de Representantes. Devem também prestar contas das resoluções do Conselho aos demais alunos, de forma a incentivar o envolvimento e a participação de todos.

O Conselho de Representantes, por sua vez, é formado pelos representantes de sala e deve reunir-se em assembleias mensais. Nessas assembleias, os conselheiros discutem e votam as propostas trazidas pelos representantes de sala e/ou apresentadas pelo Grêmio estudantil. As propostas aprovadas no Conselho são encaminhadas ao Grêmio, que tem a obrigação de implementá-las e discuti-las com a direção da escola.

O Grêmio é composto por secretarias temáticas (esportes, cultura, infraestrutura, comunicação, convivência), além de três presidentes. Dois presidentes eleitos junto com os secretários pelo voto direto dos estudantes e um presidente eleito pelo Conselho de Representantes, que deve presidir as assembleias. Os secretários temáticos têm a função de desenvolver e incentivar projetos em suas respectivas áreas. Para isso, podem compor grupos de trabalho com os membros do Conselho de Representantes e quaisquer outros alunos e alunas interessados em se envolver nas ações.

Os três presidentes do Grêmio devem aprovar as propostas das secretarias e encaminhá-las para o Conselho de Representantes para aprovação. Uma vez aprovadas pelo Conselho de Representantes, os presidentes devem intervir junto às instâncias do Colégio e criar condições para o desenvolvimento das ações propostas.

O Grêmio, incluindo os presidentes e os secretários, tem reuniões mensais com a diretoria do Colégio e deve trabalhar próximo aos coordenadores, orientadores e corpo docente. Aos poucos, o sistema de representação e participação se fortalece e tornar-se orgânico.

Por fim, é garantida a participação tanto de meninos quanto de meninas. Os representantes de sala devem ser obrigatoriamente um de cada sexo, assim o Conselho de Representantes deve ser composto metade por homens e metade por mulheres. As chapas candidatas ao Grêmio também devem ter meninas em sua composição, de forma a garantir que pelo menos uma vaga a presidente seja ocupada por uma mulher.

O projeto é uma oportunidade para uma formação política, prática e teórica, para os estudantes. É também uma oportunidade de desenvolver projetos interdisciplinares junto com os professores, tanto sobre a política e democracia, quanto sobre os diferentes temas a serem encaminhados pelo Conselho de Representantes. Todos os membros do Grêmio e do Conselho de Representantes passam por uma formação política, além de treinamentos e oficinas a respeito das diferentes partes do projeto, desde o processo eleitoral com o debate sobre marketing político, até a importância da transparência e os limites da representação.

Veja as notícias sobre o Projeto Democracia e Participação:

Resultado das eleições de 2019 para o Grêmio

04/04/2019|0 Comments

Chapa Inclusão se reelege no diurno e Metamorfose vence no noturno

Muito trabalho e aprendizado marcam nova gestão do grêmio estudantil

04/12/2018|0 Comments

Presidentes da Inclusão e “.Consciência” comentam as realizações das chapas e desafios da representação democrática

Simpósio das escolas da Rede Jesuíta de Educação debate o tema “Currículo e Inovação”

24/05/2018|0 Comments

Evento promoveu troca de experiências e qualificação de debates relacionados à rota de inovação já em curso no Colégio São Luís

Encontro para Formação de Lideranças reúne Grêmio e Representantes de Sala recém-eleitos

07/05/2018|0 Comments

Novos integrantes do sistema de representação estudantil assistiram a palestras sobre diversos temas e simularam uma Assembleia do Conselho de Representantes.

Semana das Crianças no CSL

11/10/2019|Destaques, Notícias|0 Comentários

Atividades especiais promoveram a alegria e a integração de alunos de diferentes séries

Veja mais

Como educadores e profissionais das áreas de apoio respondem ao Projeto CSL 2020?

09/10/2019|Destaques CSL, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Notícias|

Trabalho colaborativo e participativo, troca e compartilhamento de conhecimento são destaques na atuação dos profissionais do Colégio São Luís para a excelência na formação acadêmica e humana dos estudantes

Veja mais

Projeto Expressão Urbana incentiva o trabalho de campo

08/10/2019|Destaques CSL, Ensino Médio, Notícias|

Estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de observar a realidade das ruas da cidade

Veja mais

Família na Escola aborda a importância da convivência para o fortalecimento das relações

02/10/2019|Destaques CSL, Ensino Fundamental I, Notícias|

No encontro, preparado para as turmas do 4.º ano, as famílias aproveitaram a manhã de sábado com muitas atividades e brincadeiras

Veja mais

#CSL nas Mídias Sociais    #colegiosaoluis

Acompanhe o Colégio São Luís e compartilhe