Notícias

Psicóloga enfatiza importância dos pais na construção da inteligência emocional dos filhos

Dra. Carla Cavalheiro Moura participou do Ciclo de Palestras, realizado no CSL no fim de outubro

No fim de outubro, como ação do Projeto de Vida do Colégio, a psicóloga clínica e educacional Dra. Carla Cavalheiro Moura conversou com os pais sobre o tema “O que você precisa saber para ajudar seu filho a crescer: reflexões sobre o papel dos pais no desenvolvimento emocional dos filhos”.

Em sua palestra, Dra. Carla enfatizou a importância de os pais ajudarem os filhos a desenvolver sua inteligência emocional, ensinando-os a lidar com as próprias emoções de modo a desenvolver habilidades essenciais para ter uma vida mais plena. A psicóloga trabalhou quatro conceitos básicos: a empatia, a frustração, o limite e a resiliência.

“As crianças têm que se frustrar em doses diárias, como costumo dizer. Só assim adquirem recursos para superar as adversidades e ficam mais fortes. Se, como pais, conseguirmos trabalhar a frustração nas crianças, as ajudaremos a desenvolver resiliência”, afirma.

Dra. Carla também alertou os pais quanto ao uso desenfreado da tecnologia, comportamento que não é exclusivo dos jovens. “Os pais precisam ficar atentos. Passar o tempo todo no celular deixa uma mensagem subliminar de que o que a criança ou adolescente fala e faz não tem valor”.

Ao fim da conversa foram abordadas as necessidades dos jovens de hoje – que, segundo a psicóloga, são as mesmas de sempre. “Estamos em um outro cenário, temos uma nova formatação de mundo, mas os jovens não são tão diferentes assim. A necessidade básica deles continua sendo a mesma: ter um adulto presente, que os conduza e legitime seus sentimentos”.

Leave a comment