Dra. Carla Cavalheiro Moura participou do Ciclo de Palestras, realizado no CSL no fim de outubro

No fim de outubro, como ação do Projeto de Vida do Colégio, a psicóloga clínica e educacional Dra. Carla Cavalheiro Moura conversou com os pais sobre o tema “O que você precisa saber para ajudar seu filho a crescer: reflexões sobre o papel dos pais no desenvolvimento emocional dos filhos”.

Em sua palestra, Dra. Carla enfatizou a importância de os pais ajudarem os filhos a desenvolver sua inteligência emocional, ensinando-os a lidar com as próprias emoções de modo a desenvolver habilidades essenciais para ter uma vida mais plena. A psicóloga trabalhou quatro conceitos básicos: a empatia, a frustração, o limite e a resiliência.

“As crianças têm que se frustrar em doses diárias, como costumo dizer. Só assim adquirem recursos para superar as adversidades e ficam mais fortes. Se, como pais, conseguirmos trabalhar a frustração nas crianças, as ajudaremos a desenvolver resiliência”, afirma.

Dra. Carla também alertou os pais quanto ao uso desenfreado da tecnologia, comportamento que não é exclusivo dos jovens. “Os pais precisam ficar atentos. Passar o tempo todo no celular deixa uma mensagem subliminar de que o que a criança ou adolescente fala e faz não tem valor”.

Ao fim da conversa foram abordadas as necessidades dos jovens de hoje – que, segundo a psicóloga, são as mesmas de sempre. “Estamos em um outro cenário, temos uma nova formatação de mundo, mas os jovens não são tão diferentes assim. A necessidade básica deles continua sendo a mesma: ter um adulto presente, que os conduza e legitime seus sentimentos”.