Notícias

Quais os impactos das escolhas para uma vida saudável?

 

Estudantes do 8.º ano desenvolvem projetos de pesquisa sobre o tema vida saudável

Como podemos conscientizar a comunidade escolar sobre uma alimentação saudável? Como mudanças de atitudes podem promover a saúde e o bem-estar das pessoas? Essas foram algumas questões que motivaram as turmas do 8.º ano do Ensino Fundamental II a desenvolverem o projeto “Os impactos na qualidade de uma vida saudável. Todos têm escolhas?”

A partir da experiência de voluntariado no Arsenal da Esperança – casa que acolhe pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo – e das reflexões sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, os estudantes foram instigados a pensar sobre o impacto que as escolhas alimentares e de hábitos de rotina (atividade física, sono etc.) têm na qualidade de vida das pessoas.

 

“[…]os estudantes foram instigados a pensar sobre o impacto que as escolhas alimentares e de hábitos de rotina (atividade física, sono etc.) têm na qualidade de vida das pessoas.

Orientados por professores de diferentes áreas do conhecimento, os alunos realizaram pesquisas e, em grupos, desenvolveram artigos científicos (paper). Os trabalhos tiveram como temais centrais: o Guia Alimentar Brasileiro, desperdício de alimentos, deserto alimentar, doenças relacionadas à subnutrição, doenças crônicas não transmissíveis, doenças relacionadas ao uso excessivo das tecnologias digitais, políticas públicas para a saúde brasileira, o papel das ONGs na parceria com o governo brasileiro e como garantir a longevidade com qualidade de vida para a população.

Além da produção dos artigos, os grupos participaram de debate, seminário, bate-papo sobre práticas esportivas – conduzidos pelos próprios estudantes –, oficina sobre lanche saudável e um dia ao ar livre no Parque do Ibirapuera, onde praticaram atividades físicas e fizeram um piquenique com lanches naturais, produzidos pelos alunos e professores na cozinha experimental do Colégio São Luís.

Como o projeto envolveu componentes curriculares de Ciências, Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática, os estudantes tinham como desafio ter um olhar interdisciplinar sobre o tema que estavam trabalhando.

A partir das atividades realizadas e dos artigos produzidos, os professores e os estudantes organizaram os resultados desse trabalho em uma edição especial da Revista Pilotis – no formato digital – e, na feira do conhecimento do CSL, promoveram a sua divulgação. A publicação traz papers de alguns alunos e as fotos das etapas do projeto. Clique aqui e confira!

E você, quer saber como ter uma vida mais saudável? Então, assista ao vídeo abaixo e confira as dicas de nossos estudantes!

 

 

 

Leave a comment