Notícias

Questões existenciais

Laboratórios de Humanística do Noturno ampliam noções de si e dos outros

Quem somos? Como nos relacionamos? Qual a nossa importância para a transformação do mundo? Essas três perguntas orientam os Laboratórios de Humanística do Ensino Médio Noturno que acontecem no 1º semestre deste ano, em dias especiais nos quais, no lugar de aulas, há dinâmicas de autoconhecimento, entrosamento e outras reflexões.

As propostas fazem parte do Projeto de Vida e foram pensadas para um currículo que extrapola os conteúdos dos vestibulares e amplia a reflexão acerca de temas sensíveis da contemporaneidade (leia mais sobre o embasamento pedagógico do projeto aqui)

Estudantes da 1ª série, recém-chegados ao Colégio São Luís, participam de um bingo de talentos, em que podem dividir com os colegas interesses e aptidões como tocar violão, contar piadas, escrever poesias, saber assoviar. Depois participam de um relaxamento embasado na terapia gestalt, em que se imaginam como uma roseira e retratam-se artisticamente numa pequena tela. Há ainda uma discussão interessante sobre como cada pessoa percebe a turma em que está – ou  ou seja, quais as características de meu grupo – e como imagina que essa turma a enxerga na classe.

Já o Laboratório de Humanística da 2ª série tem vários exercícios de observação, ajustando o foco do olhar para o outro. Saem do Colégio em direção a alguns pontos dos arredores, como a Praça do Ciclista e o Conjunto Nacional, onde observam as pessoas e os locais em silêncio – na volta, partilham as sensações experimentadas. A segunda parte da noite tem inspiração em técnicas de psicodrama. A auxiliar de coordenação Maria Lúcia Souza, que estuda o assunto, sugere aos alunos que façam e refaçam cenas, trocando assim seu ponto de vista.

Em continuidade ao projeto que parte de ampliar as noções de si (1ª série) e do outro (2ª série), a proposta do último ano do Ensino Médio é ressignificar a inserção do cidadão no mundo. Um grupo de antigos alunos veio falar sobre suas experiências e, inspirados pela poesia Ítaca, de Constantino Kabvafis (1863-1933), os estudantes criam um mapa artístico rumo aos seus desejos. Por último, a turma faz uma dinâmica em que constrói uma teia de relações afetivas entre a sala e refletem sobre a importância de cada um para o grupo. A ideia é que o 3º ano do Ensino Médio conclua, no final do ano, o “Projeto de Vida”, que foi iniciado com o preenchimento de “cadernos de vida” no início do 1º ano do Ensino Médio e aponta os caminhos que os estudantes pretendem seguir ao saírem formados do Colégio São Luís.

Confira algumas fotos dos Laboratórios de Humanística:

Leave a comment