Notícias

RJE unida por um concurso

Entrega de livro com obras de estudantes de escolas jesuítas reforça o espírito de rede, com valores e causas comuns

Desde que as catorze escolas e os quatro centros de educação infantil constituíram a Rede Jesuíta de Educação no Brasil, há três anos, passou a haver um maior intercâmbio de boas práticas envolvendo funcionários e professores, por meio de documentos e programas de gestão compartilhada e até de cursos de especialização e mestrado voltados para educadores das escolas jesuítas.

No âmbito dos estudantes, o primeiro projeto a reuni-los foi o Concurso de Redação e Arte de 2016. Alunos e alunas de 7º ano foram convidados a elaborar uma ilustração e de 8º a escrever uma redação com o tema “O futuro é seu: que tipo de mundo queremos deixar às crianças que estão a crescer”. A finalização do concurso aconteceu na semana passada, com uma cerimônia de entrega dos livros em que foram impressos os trabalhos vencedores (para conhecer as obras dos vencedores de 2016 clique aqui).

Na entrega, estudantes que hoje cursam o 9º ano retomaram a reflexão sobre o tema e leram juntos as redações ganhadoras das alunas do Colégio São Luís, de autoria de Alice Mi Lee, Giulia Del Ry Ribeiro, Joana Reyes Colli e Manoela Amaro Torres. Os textos destacaram a importância do consumo consciente e as consequências ambientais. Segundo as alunas,  foi uma boa forma de ampliar a pesquisa e o debate sobre o assunto. Elas destacaram que a experiência foi única, pois, com o livro, além de deixarem seus registros, entendem que podem alcançar e conscientizar mais pessoas.

rede_jesuita_colegio_sao_luis_concurso_redacao_arte

Para as duas estudantes que venceram na categoria ilustração, Vitória Saccomandi e Valentina Whitaker Caruso (foto acima), o concurso teve ainda o valor de destacar a sensibilidade e o senso crítico que elas expressaram por meio do desenho. “Em meu desenho eu separei um lado com ícones pretos, referentes à parte do conhecimento técnico, e outro colorido, da criatividade e consciência ampliada. Coloquei o homem olhando para o lado em preto e branco de propósito, como um alerta ao que nos preocupa mais”, comenta Vitória. “O mundo em coração é a parte mais importante do desenho, para mostrar que o amor tem de ser colocado no trabalho e assim dê certo a receita de um mundo melhor”, disse Valentina, arrancando aplausos da turma.

A finalização do Concurso de Redação e Arte de 2016 foi também o lançamento do concurso de 2017, cujo tema é “Cultivar e guardar a criação”. Leia mais sobre ele aqui.

 

Leave a comment