Sobre o Seminário
Programação
Palestrantes
Cronograma
Inscrições

Palestrantes

Sônia Maria Vasconcellos de Magalhães

Doutora em Educação pelo Boston College, Boston, MA, USA. Pós-graduada em Gestão de Unidades de Ensino pela UNA-BH. Graduada em Pedagogia pela PUC-MG. Diretora-Geral do Colégio São Luís (SP). Consultora em diversas redes educacionais católicas de ensino fundamental e médio. Atua como professora convidada dos programas de mestrado e doutorado em universidades latino-americanas.  Pesquisa principalmente as áreas de gestão educativa e formação de educadores. Coordena programas de Gestão da Qualidade Escolar na Federação Latino-americana de Colégios Jesuítas – FLACSI – e cursos de capacitação de liderança, com foco na teoria da liderança compartilhada. Ministra palestras sobre gestão educacional, com foco em: (1) gestão de mudanças em instituições escolares; (2) o desafio da liderança e da autoridade nas escolas; (3) processos sucessórios em instituições escolares: uma questão de sustentabilidade.

Olga Irene León Miranda

Professora, Mestra e Doutora; é Coordenadora Acadêmica do Colégio Liceo Javier, da Guatemala, pertencente à Rede Jesuíta de Educação. É responsável pelo desenvolvimento dos processos psicopedagógicos, acadêmicos e pela articulação e implementação da proposta curricular no Colégio. Conduz e acompanha a comunidade educativa em sua formação integral, garantindo as condições para alcançá-la. O currículo baseado em competências está sob sua responsabilidade direta.

Marcelo Ganzela Martins de Castro

Mestre em Letras pela UNESP, especialista em docência para a língua inglesa e licenciado em Letras pela UNESP, é coordenador do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Singularidades, professor da educação básica pública desde 2002 e também atua com formação continuada nas áreas de metodologias ativas e ensino de língua e literatura.

Michele Marques Pereira

Mestranda em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA-USP. Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP nos temas de fotografia como documentação pedagógica e produção audiovisual na educação. É integrante do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), do Coletivo Janela Aberta: Cinema e Educação e do Cineduc. Formada em Documentário e Produção Executiva Para Cinema e TV pela Academia Internacional de Cinema e em Produção Audiovisual Infantil de Qualidade pelo ComKids, é docente em cursos de formação continuada e Especialização em Fotografia, Cinema e Produção Audiovisual.

José Moran

Doutor em Comunicação. Um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro da USP e também Professor de Novas Tecnologias. Atua em pesquisa, divulgação e implementação de projetos de transformação da educação. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora e nos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus) e Metodologias Ativas para uma educação inovadora (Penso)

Alunos do Projeto Âncora

Para o Projeto Âncora, cada criança é um indivíduo único e deve ser tratado como tal. Não os interessa as padronizações escolares convencionais de idade, séries, gênero. O que importa são os interesses do educando, suas necessidades, descobrir e encorajar suas aptidões e potencialidades, respeitando sempre sua história e sua cultura. O Projeto visa a um ideal de educação: aprender sem paredes, no convívio com os outros. Implode a tradicional relação hierárquica entre mestre e discípulo. No Projeto, aprender se faz junto, na troca de experiências, de ideias, de gostos e de sonhos. Sua meta é o desenvolvimento da autonomia – a do educando e a dos educadores.

Denis Plapler

Sociólogo formado pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre e Doutorando pela Faculdade de Educação da USP. Atua há 18 anos como professor/educador, da educação básica a universitária.