Notícias

Trovadores do São Luís

Projeto interdisciplinar propõe recriações modernas de cantigas medievais

Na perspectiva da educação integral, sob a qual todas as dimensões humanas são consideradas, e não apenas sua inteligência intelectual, foi proposto à 1ª série do Ensino Médio Noturno o projeto “Cantigas Modernas”.

Envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa (Profa. Renata Lúcia), Artes (Profa. Márcia Helena) e História (Prof. Wagner), a proposta teve como objetivo central tanto o estudo das cantigas medievais e sua associação a canções atuais, quanto uma produção musical criativa.

O trabalho foi composto de três etapas. Primeiro os alunos foram ao laboratório de informática para pesquisar sobre as cantigas (de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer) e sobre o contexto histórico do Trovadorismo. Depois, criaram a letra de uma música ao estilo de uma das cantigas trovadorescas, mas o ritmo poderia ser atualizado, ou mesmo ser uma paródia.

“Nosso propósito era o de que eles conseguissem associar o contexto histórico do Feudalismo com questões políticas e socioeconômicas atuais”, explica a professora Renata Lúcia. A finalização do projeto aconteceu no teatro, quando 32 músicas foram apresentadas aos colegas e avaliadas por cada professor em relação à produção da letra e à apresentação artística.

Leave a comment