Notícias

Uma Páscoa para jamais ser esquecida

Retiro na Semana Santa reúne 63 alunos na Vila Gonzaga

Quinta-feira santa. Sexta-feira das Paixão. Sábado de Aleluia.

Cada um dos três dias que antecedem o domingo de Páscoa foram revividos intensamente por 63 estudantes dos colégios São Luís e São Francisco Xavier. Eles participaram de um retiro espiritual na Vila Gonzaga, chácara mantida pelo CSL.

Acompanhados por educadores da área de Humanística – Formação Humana e Cristã, além de dez antigos alunos na função de monitores, os jovens vivenciaram a crucificação, morte e ressureição de Cristo.

Na quinta, fizeram uma “caminhada até Jerusalém” tendo como fundamento o Evangelho de Lucas. Nesta peregrinação, puderam experimentar por meio de dramatizações, dinâmicas e orações a Parábola do Filho Pródigo e a visita de Jesus à Casa de Marta e Maria. Para terminar o dia, todos participaram da Celebração do Lava-pés e da Oração no “Horto das Oliveiras”.

Na sexta, refizeram os passos de Jesus na via Sacra, incluindo o ato de carregar, em grupos, uma grande cruz de madeira. As propostas deste dia voltaram-se em grande parte à reflexão sobre as dores de Cristo e do mundo, o que inclui a sensibilização aos dramas humanitários atuais e ao papel dos jovens como agentes de mudança.

No sábado, o dia começou com um café da manhã em que Maria (papel tradicionalmente encenado pela coordenadora de série Maria Cecília Marino) foi acolhida na Casa de João. Logo a seguir, o cenário da casa da mãe de Jesus foi montado, de forma que os estudantes pudessem visitá-la e receber dela palavras de conforto e alegria.

Depois de outras atividades, os alunos receberam uma carta e algumas fotos deixadas por seus familiares. A emoção já tomava conta até que um ônibus chegou na Vila, trazendo pais, mães ou irmãos para confraternizar e participar do grande momento da Semana Santa: a celebração da Vigília Pascal.

Confira álbum de fotos:

Leave a comment