Notícias

CAS: uma importante artéria do coração do IB

O educador do CSL, Antonio Eduardo Serzedello de Paula, explica por que a disciplina é essencial no currículo dos estudantes que optarem pelo Diploma do Bacharelado Internacional

CAS, sigla em inglês para Creativity, Activity, Service, é um dos componentes centrais do currículo IB (Internacional Baccalaureate), oferece uma jornada desafiadora para os estudantes e os leva, por meio das experiências vividas, a perceberem a importância de planejar, investigar e refletir sobre sua ação no mundo.

Ao longo das experiências, os alunos são expostos a questões relacionadas ao autoconhecimento e desenvolvem um trabalho escrito sobre as atividades realizadas, o que lhes permite ampliar as perspectivas sobre os desafios de viver num mundo em constante transformação. Para trabalhar essas questões, o CAS está organizado em três pilares:

Criatividade: explorar e ampliar ideias que levem a um produto original, uma performance ou interpretação inédita.

Atividade: esforço físico que contribui para um estilo de vida saudável.

Voluntariado: colaboração e envolvimento recíprocos com a comunidade, em resposta a uma necessidade reconhecida como própria daquele contexto.

A partir dessas três linhas de ação, o CAS pretende que os participantes possam:

  • Apreciar e encontrar significado na diversidade de experiências vividas.
  • Refletir sobre essas experiências e compreendê-las de maneira objetiva.
  • Estabelecer objetivos, criar estratégias e determinar ações para o seu crescimento pessoal.
  • Explorar novas possibilidades, enfrentar novos desafios e adaptar-se a novos papéis.
  • Ser um participante ativo em projetos de CAS com ações sustentáveis, planejadas e colaborativas.
  • Entender a si mesmo como membro de uma comunidade local e global, com responsabilidades para com os outros e com o meio ambiente.

 

As experiências de CAS são transformadoras para os alunos e seu entorno e têm o potencial de provocar mudanças positivas e duradoras, além de constituírem importante recurso para o desenvolvimento da autonomia e do gosto pelo saber. O desafio da reflexão pessoal e coletiva na busca da relação entre teoria e prática é um dos meios privilegiados desse curso. Não por acaso, o CAS está no coração do currículo do IB e é tão valorizado pelos estudantes e pelas instituições de Ensino Superior.

Clique aqui e saiba mais detalhes sobre o CAS!

Antonio Eduardo Serzedello de Paula ‘Tuna’
Coordenador Cultural do CSL e Coordenador de CAS do currículo IB
*E-mail: antonio.paula@saoluis.org