2º ao 5º ano do Ensino Fundamental

colegio_sao_luis_jesuitas_csl_2020_ensino_fundamental_I_img

A infância e sua singularidade

A infância, sua singularidade e o princípio do educar e cuidar também são marcas do Ensino Fundamental I, assim como na Educação Infantil. Durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, a autonomia e as experiências de aprendizagem da criança são ampliadas, considerando as especificidades do seu desenvolvimento. A criança comunica-se com mais desenvoltura e estabelece relações cada vez mais complexas entre o seu cotidiano e os diferentes conhecimentos e saberes proporcionados ao longo de sua vivência. Em razão disso, a cada ano, novos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são elencados, garantindo um aprendizado progressivo nos diferentes componentes curriculares.

Matriz Curricular do Colégio São Luís

Grade Curricular 2020

Carga horária total: 35 horas por semana
Componente curricular e número de aulas por semana:

CSL_2020_grade_curricular_FUND1

Horários 2020

colegio_sao_luis_horarios_EFI

Saiba mais

Sua sigla significa Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. Incluído como componente curricular do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, o foco dessas aulas é o letramento científico e tecnológico. O trabalho é realizado a partir da abordagem da aprendizagem criativa, conectando diferentes áreas do conhecimento. As crianças são desafiadas a resolver problemas ou a desenvolver projetos que favorecerão o desenvolvimento de diferentes competências: colaborativa, lógico-analítica, comunicativa e de cultura digital.

Para os alunos de 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, esses horários têm por objetivo oferecer procedimentos para a organização dos estudos pessoais, tais como organização do espaço e do material de estudo, estratégias de estudo de acordo com as especificidades de cada componente curricular e suporte aos estudantes que, eventualmente, apresentarem dificuldades de aprendizagem.

No Ensino Fundamental I, os estudantes têm quatro aulas semanais de inglês, tendo como foco o trabalho com as quatro habilidades linguísticas (leitura e produção de pequenos textos, produção e compreensão oral). Nessa fase, há o despertar pela palavra escrita, pela descoberta do conhecimento em uma língua estrangeira e pela multiculturalidade. Saiba mais sobre a Abordagem Internacional no CSL >