Atividades para fazer em casa

O momento que estamos vivendo no mundo e em nosso país, com restrições em nossa rotina para que possamos conter a disseminação do vírus Covid-19, traz a todos nós muitos desafios. Um deles é passarmos esse período com responsabilidade, solidariedade e serenidade, e juntos, família e escola, garantirmos o bem-estar e a aprendizagem de nossos estudantes.

Para esse período, os educadores do Colégio São Luís de todos os segmentos disponibilizam atividades para que os estudantes possam realizar em casa. Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, as atividades e os vídeos dos professores estão disponíveis no Aplicativo do CSL. Para os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os professores utilizam plataforma on-line para disponibilizar atividades e realizar encontros a distância.

Além disso, este espaço em nosso site é mais uma iniciativa para auxiliar a todos com informações, dicas e sugestões de outras atividades que também podem ser realizadas em casa e possamos sair desse período com ainda mais conhecimento. Esta página será atualizada diariamente, acompanhe!

Lazer e Cultura sem sair de casa

Quando nossa casa se transforma em escritório, e crianças e adolescentes veem esse ambiente de descanso e lazer se tornar também um ambiente de trabalho compartilhado, devemos introduzir novas práticas, entre elas o desafio de ampliar nossos horizontes intelectuais e fazer boas escolhas que buscam desafiar nossa inteligência. Confira essa lista de possibilidades culturais nas diversas linguagens e para as diversas faixas etárias.
csl_colegiosaoluis_lazerecultura_2020_Prancheta 7 cópia 9

ClassicFM: para aprender a gostar de música clássica, uma sugestão é trabalhar ouvindo essa radio web.

Filarmônica de Berlim: uma das melhores filarmônicas do mundo liberou seu acervo de concertos, documentários e entrevistas. Registre-se usando o código BERLINPHIL (promoção aberta até o dia 31 de março).

operavision.eu: a plataforma de streaming de ópera está disponibilizando seu arquivo para acesso gratuito, além de seu canal, com apresentações gravadas e um festival dedicado a Mozart previsto para ser transmitido ao vivo no fim de março.

Orquestra Petrobrás Sinfônica: disponibiliza 45 vídeos inéditos de suas apresentações.

Som do Meio-dia – Momento para ouvir e aprender.  Todos os dias, ao meio-dia, a biblioteca do Colégio São Luís é tomada por música clássica. Mensalmente, um compositor é escolhido para ser apreciado e alunos do 6º ano são convidados a escreverem sobre sua biografia ou curiosidades. A seleção pode ser apreciada na Biblioteca Virtual, via Teams (para alunos), ou ainda, no SPOTIFY

FGV: A Fundação Getúlio Vargas liberou 55 cursos on-line gratuitos e com certificado. Dentre as áreas, estão: Direito, Administração, Marketing, RH e outros.

Harvard: 100 cursos on-line, gratuitos, com certificado, nas áreas Artes e Design, Negócios e Gestão, Ciências da Computação, Governo, Leis e Política, entre outros.

IVY League: curso online (em inglês) oferecido pela Universidade Americana.

SENAI: O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial liberou 12 cursos on-line gratuitos e com certificado. Cursos de TI, Finanças, Empreendedorismo e outros.

Stoodi: plataforma de estudos pré Enem e Vestibular com acesso gratuito por 30 dias a videoaulas e banco de exercícios.

360 stories: Sonhe com a sua próxima viagem neste site que te leva para visitas virtuais aos principais destinos turísticos do mundo com uma ferramenta em que você pode caminhar por eles.

Artsandculture: viaje pelos principais pontos turísticos do mundo e conheça museus importantes.

Casa Millá: visite a casa do Antoni Gaudi em Barcelona.

Castelo de Charlottenburg: visite um museu em Berlin, sem sair de casa, e entenda a sua importância na história da Alemanha.

Grande Muralha da China: visite esse ponto turístico famosíssimo sem problemas de fuso horário.

Parque Yellowstone: visite o famoso parque em Montana, Wyoming, Idaho, EUA.

Santiago Bernabeu: já conhece o estádio do Real Madrid?

Yosemite Park: visite um dos parques mais lindos do mundo, na Califórnia, EUA.

Zoológico de San Diego: localizado nos EUA, visite por meio de câmeras em tempo real.

American Museum of Natural History (NY, EUA): assistiu ao filme “Uma noite no museu”? Conheça virtualmente o museu em que o filme foi feito.

British Museum (Londres, Reino Unido): com arquitetura inspirada em templos gregos e com mais de oito milhões de peças, as exposições do museu contam a história de diversos períodos da humanidade.

IMS: consulte o acervo do Instituto Moreira Salles de SP.

Guggenheim Museum (NY, EUA): o museu abriga coleções de arte de diversos períodos da história, como impressionismo, pós-impressionismo, arte moderna e contemporânea.

MASP: faça um tour de realidade virtual pelo Museu de Arte de São Paulo.

Metropolitan Museum (NY, EUA): obras de Van Gogh, Pollock e Vermeer fazem parte dos tours virtuais oferecidos pelo museu.

MIS: consulte o acervo do Museu da Imagem e do Som de SP.

Museu do Futebol: se sentir saudades de jogar ou assistir futebol, visite aqui as exposições virtuais do museu.

Museu do Louvre (Paris, França): as diversas galerias do Louvre podem ser visitadas on-line, com visão 360º.

Museu D’orsay (Paris, França): o museu tem obras de artistas que viveram e trabalharam na França, entre o período de 1848 e 1914, como Monet, Gauguin e Cézanne.

Museu do Vaticano (Roma, Itália): faça um tour imersivo pela Capela Sistina e pelo museu da Igreja Católica.

Museu Kon-Tiki (Oslo, Noruega): é dedicado ao explorador norueguês Thor Heyerdahl, que navegou pelos oceanos. Sua viagem mais famosa é a que batiza esse pequeno museu, a expedição Kon-Tiki.

Cennarium: Assista peças de teatro, musicais, espetáculos de dança (infantis e adultos) brasileiras e de diversos lugares do mundo (conteúdo pago).

Globe Theatre: Aprenda sobre a história de Shakespeare e conheça o Globe Theatre em Londres (em inglês).

Guia de Teatro: guia de peças teatrais on-line.

Guia OFF SPguia de teatro com edição especial on-line.

National Theatre de Londres: se quiser aprender a fazer um boneco para teatro de animação, os profissionais do National Theatre de Londres te ajudam (em inglês).

Dom Quixote: adaptação da obra de Miguel de Cervantes, “Dom Quixote” recebe tradução cênica sobre um homem, interno de um hospício, apaixonado por livros, que decide tornar-se um cavaleiro andante, sob a alcunha de Dom Quixote, com o propósito de ajudar as pessoas a vencerem as opressões do mundo. Ele terá por companhia o fiel enfermeiro Sancho Pança, que se torna, nas mais diversas aventuras por uma Espanha atemporal, seu fiel escudeiro. A professora de Teatro do CSL Carú Lima está no elenco da peça que estará disponível, a partir do dia 28 de novembro, no YouTube do SESC.

Science Museum: gosta de games? Explore os games e apps indicados por esse museu em Londres.

Dicas de livros e filmes para assistir em casa

Confira as sugestões preparadas com a ajuda da equipe da Biblioteca do CSL
csl_colegiosaoluis_foto_leitura_moldura_Prancheta 7 cópia 6

Amazon: há opções de livros gratuitos na versão Kindle.

Ataba

Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19: um livro preparado pelo Fórum Mineiro de Educação Infantil para ajudar as crianças a entenderem melhor esse momento.

Espaço de leitura

Eu leio para uma criança

Instituto Camões

Leiturinha

Crianceiras: os pequenos têm acesso a dez poemas de Manoel de Barros musicados pelo artista Márcio de Camillo e ilustrados pela filha do poeta, Martha Barros. O internauta pode também brincar com palavras de forma interativa, desenhar e tirar fotos dos personagens.

Frrit-Flacc, de Jules Verne – Livro Interativo: para crianças a partir de 9 anos, o aplicativo é baseado no conto homônimo de Júlio Verne sobre a ganância do homem, em uma aventura misteriosa vivida pelo médico Trifulgas. Narra a história por trás do livro de maneira interativa, com ilustrações animadas e sons de arrepiar. Depois da leitura, o internauta ainda tem acesso a atividades referentes ao conteúdo.

Kinedu: um app que oferece mais de 1 800 atividades de desenvolvimento, divertidas para fazer com o seu filho de 0 a 4 anos. Liberado até 15 de abril.

Leitura interativa Free: por meio de recursos multimídia, o processo de leitura é trabalhado como uma atividade dinâmica e lúdica. Voltado para crianças no período de pós alfabetização, permite a criação de livros digitais a partir de temas pré-definidos ou não, ajudando a criança a desenvolver sua criatividade e imaginação por meio da escrita e leitura.

Pequenos Grandes Contos Lite: como um livro digital, reúne três contos: do urso, dos pinguins e do Papai Noel. Ao longo de cada história, a criança pode interagir com os acontecimentos narrados no próprio App.

PlayKids Stories – Livros Infantis: biblioteca digital para crianças de até 8 anos de idade. São milhares de histórias que irão despertar o prazer da leitura nos pequenos. São clássicos da literatura infantil, lançamentos e personagens favoritos das crianças.

Primeira leitura: auxilia as crianças que estão no primeiro contato com letras e números ou que estão aprendendo a ler. Possibilita que elas consigam ler o livro sozinhas e que aperfeiçoem o alfabeto. Além disso, tem jogos educativos e um trava-línguas, momentos para toda a família.


Há filmes que contam boas histórias, nos proporcionam bons sentimentos e muitos aprendizados. Para esse tipo de filme, mesmo que já tenhamos o assistido, vale a pena assistir de novo:

Moana – Um Mar de Aventuras (2017)
Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, a jovem Moana resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Meu Malvado Favorito 3 (2017)
Como a terceira aventura de Gru e as irmãs Agnes, Edith e Margo ao lado dos minions, dessa vez, Gru vai usar toda sua determinação para derrotar um vilão que acha que está vivendo na década de 1980.

Divertida Mente (2015)
Um filme criativo, que conta a história de uma menina de onze anos e aborda de maneira divertida e cuidadosa as emoções do fim da infância.

O Pequeno Príncipe (2015)
Adaptação mais recente do livro clássico de Antoine de Saint-Exupéry, produzido em parte com animação digital e em parte com stop-motion, o filme atualiza a história francesa introduzindo novas personagens: uma menina, sua mãe e seu vizinho excêntrico. O filme mostra que a  história do Pequeno Príncipe continua encantando todas as gerações.

Detona Ralph (2013)
Ralph é o vilão de um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas com perfeição, ele não recebe a mesma atenção que o protagonista, Felix Jr., e os demais habitantes do jogo. Para provar que merece mais atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito.

Valente (2012)
Merida, princesa de um reino escocês, não aceita se casar com um príncipe como manda a tradição. Irritada com os pais, ela encontra uma bruxa que a concede um desejo, mas logo percebe que sua escolha apenas tornou a situação mais complicada.

Procurando Nemo (2012)
Um dia, cansado dos sermões do pai, Nemo abusa da sorte para mostrar que pode se virar sozinho, mas acaba sendo capturado por um pescador. Decidido a não perder o pouco que restou da sua família, seu pai, Marlin, vai a procura do filho, contanto com a ajuda de Dory, um peixe azul que sofre de perda de memória recente.

Como Treinar o Seu Dragão (2010)
O protagonista é um menino viking que, ao contrário de seu pai e toda a sua tribo, não quer matar dragões. Ele desenvolve uma grande amizade com um dragão perigoso e prova para todos que essas criaturas podem ser muito mais inofensivas do que se imagina.

Up: Altas Aventuras (2009)
Conta a história doce e otimista sobre a amizade entre um idoso e uma criança. Além de divertido, o filme acerta ao ousar tocar nos temas do envelhecimento e da mortalidade, assuntos com os quais as crianças, muitas vezes, têm pouco contato.

Um Faz de Conta Que Acontece (2008)
Um funcionário de um hotel descobre que as histórias que conta para seus sobrinhos se tornam realidade, ele acaba cometendo vários erros e tem a vida de cabeça para baixo com as contribuições inesperadas das crianças.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
Baseado no conto de Roald Dahl, conta a história do jovem Charlie e seu avô Joe. Eles se juntam a um pequeno grupo de ganhadores de uma competição, os quais vão para um passeio na mágica e misteriosa fábrica do excêntrico Willy Wonka. Ajudado por seus anões trabalhadores, Wonka esconde uma surpresa para este passeio.

Os Incríveis (2004)
Mostra uma família de super-heróis vivendo no mundo real, como pessoas comuns. Após alguns incidentes envolvendo a luta contra o crime, o governo decidiu proibir todos os heróis de usarem seus poderes, mas uma nova ameaça obriga o Sr. Incrível, a Mulher Elástica e seus filhos a vestirem novamente os uniformes.

Lilo & Stitch (2002)
Concebido como experiência genética proibida, Stitch é condenado à exclusão, mas o animal esperto consegue se passar por um cachorro para ser adotado. Aos poucos, ele se torna grande amigo da pequena Lilo, integrando a família mesmo sem possuir laços de sangue com a garota e sua irmã mais velha.

Lilo & Stitch (2002)
Concebido como experiência genética proibida, Stitch é condenado à exclusão, mas o animal esperto consegue se passar por um cachorro para ser adotado. Aos poucos, ele se torna grande amigo da pequena Lilo, integrando a família mesmo sem possuir laços de sangue com a garota e sua irmã mais velha.

Shrek (2001)
É o primeiro filme da saga do ogro mais famoso e querido, que vê sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek se envolve em uma grande aventura com seu amigo Burro para resgatar uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão.

Monstros S.A. (2001)
O primeiro filme da série, conta a história de Mike e Sulley, na cidade dos monstros, onde trabalham numa empresa especializada em assustar crianças à noite. Um dia, uma pequena humana chamada Boo consegue passar para o outro lado e, a partir daí, muitas confusões começam a acontecer.

A Corrente do Bem (2000)
Desafiado por um professor, o pequeno Trevor McKinney cria um projeto que pretende mudar o mundo: um jogo de retribuição por meio do qual os envolvidos devem devolver qualquer gentileza recebida, ajudando três outras pessoas. É criada, assim, uma corrente de solidariedade que surpreende e alcança muitos adultos ao redor, mostrando que é possível melhorar o mundo com pequenos gestos.

O Pequeno Stuart Little (1999)
Quando os Little vão para um orfanato para adotar um novo membro da família, um jovem rato chamado Stuart é escolhido. Enquanto George fica inicialmente indiferente com o seu novo irmão, o gato da família, Snowbell, se mostra ainda menos entusiasmado com a ideia de ter um rato como seu mestre e planeja se livrar dele.

Vida de Inseto (1998)
Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

Matilda (1996)
Conta a história de Matilda, uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros que a ignoram. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, Matilda descobre que possui poderes mágicos!

Toy Story (1995)
A saga Toy Story é um clássico no mundo das animações. Os três filmes contam as aventuras do cowboy Woody e seus amigos com muita magia e diversão. Em Toy Story 1, Woody fica cheio de ciúmes quando o seu dono, o menino Andy, ganha de presente um novo boneco, o astronauta Buzz Lightyear.

Fonte: https://leiturinha.com.br/

SPCinePlay: plataforma pública de streaming do Brasil, que exibe filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo.

Videocamp: é uma plataforma on-line e gratuita que reúne filmes com potencial de impacto, que apontam causas urgentes, retratam situações que precisam ser destacadas e ampliam nosso olhar para temas sensíveis.

Belas Artes à La Carte: plataforma de streaming do famoso cinema da rua da Consolação, em São Paulo. Você encontra dezenas de filmes classificados pelos curadores em categorias criativas e divertidas. É possível alugar filmes individualmente ou fazer um plano de assinatura.

Filme Filme: focada em curadoria de títulos, a plataforma é dividida em dois ambientes: filmes em cartaz (estreias semanais) e filmes em catálogo, quando você quiser explorar com tranquilidade as opções. Os longas-metragens são organizados em três categorias: filmes de festivais, documentários e populares. Você pode alugar qualquer título por R$ 6,00 e ter acesso a ele por sete dias.

Mubi: os títulos passam por uma curadoria cuidadosa e você encontra no catálogo filmes considerados cults e obras-primas premiadas. A plataforma disponibiliza um novo filme por dia, que fica disponível por um mês. Você pode fazer um teste grátis por sete dias e se gostar há alguns planos de assinatura disponíveis.

Que livro você vai ler neste mês?

Uma escola leitora não se faz apenas com trabalhos dentro da sala de aula. Uma escola leitora se constrói com compartilhamentos de leituras!
Por essa razão, na série “Que livro você vai ler neste mês?”, colaboradores do CSL dão dicas de leituras todos os meses.
Acompanhe as leituras de nossa comunidade educativa para multiplicar nossos leitores!

Como estudar em casa?

Estudar em casa exige ainda mais disciplina, foco e atenção, mas também é oportunidade para aprender coisas novas e de novas formas. Mais importante do que o quanto estudar e o como estudar, então acompanhe essas dicas para cada faixa etária.

Para crianças que precisam do auxílio de um adulto:

Para estudantes que já têm autonomia de estudo em casa:

Para estudantes que participam de atividades on-line:

Brincadeiras em família

Dicas sobre o Meio Ambiente

A Coordenadora da Área de Ciências da Natureza do Colégio São Luís, Denise Curi, apresenta três dicas de projetos que abordam a questão socioambiental de modo sensível e profundo. Confira:

O projeto Ser Criança é Natural, das educadoras Ana Carol Thomé e Rita Mendonça, nos leva a entrar em contato com o mundo natural e, portanto, com nós mesmos. A iniciativa desperta e alimenta o encantamento, o respeito e a sensibilidade necessários para aprendermos a cuidar de nossa casa comum, a cuidar do outro e de si mesmo.

De modo delicado e gentil, o projeto ajuda crianças e adultos a olhar a natureza por meio de brincadeiras e desafios, como a Caixa da Natureza. O site traz também um Blog com textos incríveis e o Extra, com um cardápio de Experiências pela Janela, playlist no Spotify etc. O projeto conta também com um canal no Youtube – Ser Criança é Natural.

Saiba mais: www.sercriancaenatural.com

O canal Minuto da Terra traz vídeos sobre curiosidades do nosso planeta, como “De onde veio a água da Terra?”, “Por que as folhas mudam de cor no outono?”. Uma visão divertida do meio ambiente e de tudo que está a nossa volta em apenas alguns minutos!

Confira: www.youtube.com/MinutoDaTerra

Alimentação Saudável e Culinária

Conteúdo preparado pela equipe do Capim Santo

csl_colegiosaoluis_fotos_alimentação_saudaveis_moldura_Prancheta 7 cópia 7

Frutas cítricas: acerola, laranja, limão, kiwi, lichia, morango, framboesa, mirtilo e tomate são ricos em vitamina C e fibras, são antioxidantes e têm propriedades anti-inflamatórias.

Vegetais verde escuros: brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula, espinafre são ricos em ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que são essenciais para produção das células de defesa no organismo, tornando-o mais resistente a infecções.

Alimentos ricos em zinco: carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas. O zinco combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas, óleos vegetais, castanha do Pará são ricos em vitamina E, que turbina o sistema imunológico, principalmente para idosos.

Temperos e especiarias: alho, cebola, gengibre, cúrcuma têm nutrientes importantes para potencializar o sistema imunológico, proteger de gripes e resfriados, pois são antivirais, antifúngicos e anti-inflamatórios. O gengibre tem também ação bactericida.

Iogurte Natural: tem propriedades probióticas, o consumo regular recompõe as bactérias da flora intestinal. Essa microbiota contribui para o aumento da imunidade e a proteção do intestino.

Superalimentos: geleia real e própolis são repletos de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, geram inúmeros benefícios para a saúde do sistema imunológico.

Nutricionista: Keila Couto CRN 47769 – Equipe Capim Santo – Restaurante do Colégio São Luís

csl_colegiosaoluis_vitamina-d

A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância.

Alguns alimentos, especialmente peixes gordos (salmão, atum, cavala, arenque, sardinha) são fontes dessa vitamina, porém representam apenas 10%, os outros 90% são obtidos através da síntese cutânea após a exposição solar, que deve ser realizada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, por 5 a 10 minutos todos os dias, a fim de sintetizar a vitamina D.

“Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM, 2014), a vitamina D tem como papel fundamental a manutenção da massa óssea, porém, alguns estudos têm sugerido que ela pode influenciar também o sistema imunológico. Sua deficiência (hipovitaminose D) pode estar relacionada com o desenvolvimento de doenças autoimunes, como diabetes mellitus insulinodependente, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus, encefalite autoimune e artrite reumatoide.

Vamos ajudar  nosso organismo consumindo alguns dos alimentos que são fontes de vitamina D ? Que tal? Veja alguns exemplos e experimente o que mais gosta, como.: Peixes (salmão, tilápia, atum), Cogumelos shitake, Leite integral, Queijo Minas, Fígados, entre outros. Completando nossa rotina com 15 minutos de exposição solar.

Atividades lúdicas e físicas

Aprenda como criar atividades lúdicas, brincadeiras e atividades físicas dentro de casa.

Reforçando os cuidados com a saúde e o bem-estar

img_site_cuidadosehigiene_2020_Prancheta 1 cópia 2

Mantenha aos mãos sempre limpas

Você já deve ter escutado isso muitas vezes e a verdade é que essa é uma boa prática para todos os momentos. Lave as mãos com água e sabão, esfregando-as por completo por pelo menos 20 segundos. Utilize álcool em gel 70% apenas quando não houver a possibilidade de lavar as mãos com sabão. Evite colocar as mãos na boca, olhos e nariz. Utilize o braço quando precisar espirrar ou tossir. Esse é um momento para evitar toques físicos, como abraços e apertos de mão, mas podemos ter sempre um sorriso no rosto.

img_site_cuidadosehigiene_2020_Prancheta 1 cópia

Fique em casa, mas mantenha-se ativo!

A maneira mais eficaz de evitar a disseminação do Covid-19, é permanecer em casa. Busque alternativas, como compras e serviços on-line. Saia apenas em necessidade extrema, evitando sempre aglomerações. Evite visitar familiares idosos, ajude-os sempre que possível a distância. Crie uma rotina de atividades: leia, assista a um filme, estude, crie uma brincadeira nova, faça alongamentos e exercícios físicos dentro do espaço que tiver. Durma e alimente-se bem. Nesta página você encontra muitas sugestões.

img_site_cuidadosehigiene_2020_Prancheta 1

Propague paz, esperança e solidariedade

O momento exige mudanças em nossa rotina e a verdade é que não gostamos muito de limitações. Mas serenidade e equilíbrio são essenciais para passarmos por esse período. Cuide de sua mente e espírito, busque pensamentos de paz e esperança, tenha momentos de oração e reflexão. Mas olhe também para fora, seja responsável e solidário com aqueles que estão a sua volta. Com palavras e ações, compartilhe e participe de iniciativas que valorizam o bem comum. Que possamos cuidar sempre uns dos outros!