Notícias

Brincar, Imaginar e Cantar é tema do encontro Família na Escola

Último encontro de Educação Infantil do semestre reuniu familiares das turmas do Maternal III e do Pré I

“O momento da brincadeira, para as crianças, não se trata, apenas, de um passatempo, mas sim de um tempo privilegiado de perceber e compreender o mundo à sua volta”, afirmou a Diretora de Segmento (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Integral), Sueli Marciale, durante a fala de boas-vindas ao encontro Família na Escola, realizado no dia 18 de maio. A partir do tema Convivência Escolar – Brincar, Imaginar e Cantar, o evento reuniu familiares dos alunos do Maternal III e do Pré I.

No início das atividades, as famílias foram convidadas a participar de um aquecimento animado, com muita música e dança. Em seguida, os adultos puderam relembrar a infância e, com as crianças, brincaram de estátua, um momento bem divertido. Para André Funari, pai do aluno Enzo, essas atividades são essenciais. “O brincar, nessa idade, é muito importante, pois a partir da curiosidade, eles desenvolvem muitas aprendizagens, por isso é essencial que os adultos incentivem e até participem das brincadeiras”, afirmou.

Após o aquecimento, as famílias assistiram a uma breve encenação das professoras que, por meio de uma dramatização, explicaram a atividade seguinte. Cada turma recebeu uma caixa contendo diferentes materiais, que foram utilizados para produzir um objeto que remetesse à canção escolhida. Com isso, surgiram desenhos de leões, peixes, sapos e borboletas. A imaginação para reproduzir esses animais uniu ainda mais as crianças e suas famílias.

“A participação e o envolvimento de todos tornaram a manhã de sábado muito especial”

Nathalia Gomes Aquino, professora do Pré I

Uma das professoras do Pré I, Nathalia Gomes Aquino, explicou que as canções são um elemento importante na infância. “A música tem grande relevância na vida de uma criança, pois favorece a interação e desperta sensações diversas. É uma das formas de linguagem muito apreciada por facilitar a aprendizagem e instigar a memória, além de contribuir para tornar a escola um ambiente ainda mais receptivo e alegre”, ressaltou.

Ao final da oficina, cada turma fez uma apresentação da canção escolhida, utilizando os objetos construídos. Com as professoras, as crianças apresentaram seus desenhos e soltaram a voz, cantando bem animadas.

Para encerrar as atividades, as famílias foram convidadas a formar uma grande roda para que pudessem cantar e brincar de ciranda. “O dia foi muito especial para todos, pois as famílias puderam vivenciar diversas atividades do repertório das crianças. A participação e o envolvimento de todos tornaram a manhã de sábado muito especial”, afirmou Nathalia.

Clique aqui para fazer o download das fotos em família!

 

Leave a comment