Um pouco de história

O Colégio São Luís pertence à Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540, e é uma das mais prestigiadas instituições educacionais do País. Inaugurado pelos Jesuítas em 1867, na cidade de Itu, hoje é parte de uma rede global que reúne mais de 800 unidades de educação básica em 60 países.

Pioneirismo na educação do Brasil

Quando o Colégio São Luís foi fundado em 1867, na cidade de Itu, interior do estado, o ensino no Brasil era muito rudimentar e a mudança que os jesuítas provocaram afetou a formação da cidade.

A presença da Companhia de Jesus trazia ensino de altíssima qualidade, concertos musicais, espetáculos teatrais, clubes de literatura, aulas livres e excursões fora da escola. Desde o início, uma formação muito além do básico.

De Itu para São Paulo

Em 1917, em plena Primeira Guerra Mundial, os Jesuítas consideraram a transferência da escola para a capital paulista e, no ano seguinte, uma decisão ousada e corajosa da Companhia de Jesus instalou o colégio em um belo prédio neoclássico na Avenida Paulista, a primeira via pública da cidade a receber asfalto e arborização. São Paulo iniciava o seu desenvolvimento industrial e havia uma demanda por um projeto educacional que atendesse às famílias daquela região.
 
  A localização privilegiada permitiu que o colégio acompanhasse de perto o crescimento da cidade. Entre as décadas de 60 e 70, a industrialização se acelerou e os casarões começam a dar lugar aos edifícios, verticalizando a paisagem da Avenida Paulista. Com o número de alunos crescendo o Colégio acompanhou o avanço e planejou a construção de um complexo de prédios que permitiu a criação de uma infraestrutura completa, com piscina, ginásio coberto, quadras e laboratórios.

150 anos de excelência na formação integral

Em 2017 o Colégio São Luís completou 150 anos de fundação, e em 2018 completa 100 anos da transferência da sede de Itu para São Paulo.

Hoje forma 2.100 crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e mantém o Ensino Médio Noturno, que recebe 450 jovens vindos de escolas públicas com bolsas de estudo integral.

Envie-nos uma mensagem
X
Preencha o formulário abaixo para receber mais informações