Projeto pedagógico

O rumo dessa significativa mudança está sendo orientado pela Rede Jesuíta de Educação que lançou, em 2016, o Projeto Educativo Comum (PEC), resultado de uma construção coletiva entre os profissionais de educação das unidades Jesuítas do Brasil. Essa ampla consulta reuniu anseios, sonhos, desejos e disposição por ressignificar a proposta educativa nas escolas do país. Um caminho de inovação que responde às orientações da Companhia de Jesus para todos mais de 800 colégios que os jesuítas têm no mundo.

Projetado para rever, reposicionar e revitalizar o trabalho apostólico da Companhia de Jesus na área de educação básica no Brasil, o PEC dá diretrizes e orientações para a reestruturação dos colégios em várias dimensões. No CSL, a primeira fase de implementação do PEC está planejada para um período de quatro anos (2017-2020).

Eu acredito que a palavra que melhor define esse momento da escola é vitalidade, estamos atualizando a tradição educativa jesuíta que trouxe o CSL até aqui e vivendo mais um capítulo de uma história de ousadia e coragem.

Uma nova sede construída especialmente  para atender a nossa proposta pedagógica é um presente para todos nós, para os alunos, para as famílias, para a cidade de São Paulo. Sônia Magalhães
Diretora-Geral do Colégio São Luís

Currículo integral para todos os estudantes

A nova matriz curricular que vigorará em 2020 inclui, entre outras frentes que ainda estão sendo desenhadas: aulas regulares das diferentes áreas de conhecimento/disciplinas, atividades de formação cristã e cidadania, atividades culturais e esportivas, programas e atividades de acompanhamento do projeto de vida e de orientação vocacional, tempo de convivência e estudo.

Competencias

As 7 Competências Gerais do Colégio São Luís serão trabalhadas gradativamente, da Educação Infantil ao Ensino Médio, como um mapa para a formação integral e integradora dos estudantes.

Repertorio Cultural

Repertório Cultural

Desenvolver repertório cultural e senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diferentes manifestações e representações artísticas e culturais, acolhendo as visões de mundo nelas implícitas.

Lógico Analítica

Lógico-analítica

Exercitar e mobilizar conhecimentos, atitudes, curiosidade intelectual, criatividade e pensamento crítico e reflexivo, a fim de acessar, investigar, identificar, selecionar e aplicar estratégias adequadas para a resolução de problemas variados nos diferentes contextos relacionados com a vida real e os desafios contemporâneos.

Comunicativa

Comunicativa

Acessar e construir conhecimentos em diferentes linguagens (verbal, verbo-visual, corporal, multimodal, artística, matemática, científica e tecnológica) para comunicar-se de forma ética, clara e objetiva, expressando ideias, emoções, experiências e opiniões e produzindo sentidos em diferentes contextos nas esferas local e mundial.

Político-Social

Político-Social

Compreender o mundo físico, político e social e com ele interagir de modo a tomar decisões sustentáveis e responsáveis para promover de forma colaborativa os direitos humanos e a consciência socioambiental, com posicionamento ético no cuidado consigo com os outros e com o planeta.

Intrapessoal

Intrapessoal

Organizar, definir metas e agir com autonomia, responsabilidade, resiliência e determinação para planejar e realizar projetos pessoais, profissionais e sociais. Reconhecer limites, potências e interesses pessoais para cuidar de sua saúde física e emocional, superar obstáculos e comprometer-se com um mundo mais justo e humano.

Colaborativa

Colaborativa

Agir como cidadão responsável, reconhecendo-se como parte de uma coletividade no exercício de relações baseadas no diálogo, na empatia, na solidariedade, na compaixão e na valorização da diversidade para intervir nas esferas local e global e promover a cultura da paz.

Cultura Digital

Cultura Digital

Apropriar-se das tecnologias digitais de informação e comunicação e mobilizá-las eticamente para acessar, tratar, disseminar informações, produzir conhecimentos, interagir socialmente e tomar decisões no cotidiano, procurando ler o mundo e suas transformações.

Abordagem internacional

Desde 2017, estamos aprimorando o ensino da língua inglesa de diferentes formas. Para 2020, a meta é ter uma carga horária maior dessas aulas, de tal maneira que todos os alunos adquiram um nível de proficiência que os permita escolher a participação no Programa de Certificação Internacional (da sigla em inglês IB, International Baccalaureate) quando chegarem ao Ensino Médio. A partir de 2021, teremos algumas disciplinas ministradas em inglês no currículo regular, implementadas, gradativamente, a partir da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Tempo integral para todos os estudantes

Dependendo da definição final da grade curricular (prevista para o final de 2018), os alunos permanecerão na escola por um período de sete horas e meia (8h às 15h30) a oito horas e meia por dia (7h45 às 16h30m) de segunda à sexta-feira. Haverá também adaptações relativas às especificidades das faixas etárias.

A mensalidade da nova sede incluirá as atividades realizadas no período regular de aulas. Estamos aperfeiçoando a área de Atividades Complementares para que as famílias possam contar com uma oferta diversificada após o término do curso regular. Assim como acontece hoje, tais atividades complementares serão opcionais e pagas à parte.

Para saber mais assista ao vídeo: http://www.saoluis.org/csl2020/csl-explica/

Novos espaços e recursos de aprendizagem

Para favorecer a implantação do currículo integral, o projeto arquitetônico da nova sede prevê salas de aula de referência para todos os estudantes de Educação Infantil ao Ensino Médio. Na nova sede, os ambientes de aprendizagem serão climatizados, com cuidado acústico, equipados com recursos de tecnologia da informação de ponta que permitirão a realização eficaz das propostas inovadoras de aprendizagem.

Envie-nos uma mensagem
X
Preencha o formulário abaixo para receber mais informações