Projetos

Formação Integral

Uma escola jesuíta oferece um rigoroso programa acadêmico
para uma educação religiosa e formação da fé dentro de um
programa acadêmico total que integra fé, cultura e vida.

ICAJE, Características da educação jesuíta

Por meio de diferentes projetos, os estudantes do Colégio São Luís desenvolvem competências necessárias para a realização de cada um deles enquanto pessoas, profissionais e cidadãos comprometidos com o seu próprio bem-estar, com seu futuro, com a humanidade e com o planeta.

O Projeto Democracia e Participação foi pensado como uma ação capaz de propiciar formação política para alunos e alunas do Colégio São Luís e, ao mesmo tempo, desenvolver o cuidado e a responsabilidade, melhorar a relação entre os estudantes de diferentes segmentos por meio de uma experiência de transversalidade, que envolve diferentes disciplinas.

Por meio do projeto, criamos um sistema de representação estudantil no CSL, de forma a possibilitar um espaço de experimentação política e de aprendizado de diferentes formas de participação. O sistema é composto pelos seguintes níveis de representação:

1) Representação de Sala;
2) Conselho de Representantes;
3) Grêmio Estudantil.

Além de formação política, prática e teórica, é também uma oportunidade de desenvolver projetos interdisciplinares sobre os mais diversos temas encaminhados pelo Conselho de Representantes de sala. Todos os membros do Grêmio e do Conselho de Representantes passam por uma formação política, além de treinamentos e oficinas a respeito das diferentes partes do projeto, desde o processo eleitoral com o debate sobre marketing político, até a importância da accountability e os limites da representação.

Projeto_Democracia_2

O Projeto de Vida cria um espaço privilegiado de vivência, interna e externa, experiência e experimentação por meio de dinâmicas com objetivos diversos, como ferramentas para a aprendizagem de valores socioemocionais por estudantes e educadores.

As relações entre pares e entre alunos e adultos são o objeto de análise do projeto e poderão ser formalizadas em relatórios e na criação de novas ações para novas necessidades que venham a surgir para estabelecer a qualidade e o afeto nas relações humanas no ambiente escolar.

PROJETO_DE_VIDA_logo

A descoberta dos talentos e a facilidade para fazer escolhas conscientes é aprendida e treinada desde cedo no CSL, para que nossos alunos e alunas se realizem, tenham sentido e foco em seus estudos, assertividade nas escolhas e façam a diferença onde quer que estejam.

Com o Projeto de Orientação Profissional do Colégio São Luís, promovemos diferentes ações ao longo do ano para dar suporte aos estudantes nas escolhas e no conhecimento sobre o mundo do trabalho e as carreiras de interesse.

São mesas de conversa com profissionais do mercado e da academia, conversas com antigos alunos sobre suas profissões, visitas a empresas, assim como o Fórum de Orientação Profissional, com palestras de profissionais e oficinas de universidades a respeito das opções de cursos superiores e as perspectivas do mercado de trabalho.

Forum_Orientacao_Profissional_Imagem_App_maio18

Com o Projeto Olimpíadas do Conhecimento, apoiamos a participação de nossos estudantes em competições relacionadas a diferentes áreas de estudo: Astronomia,, História, Matemática, Química. Confira abaixo as modalidades de Olimpíadas que participamos e converse com o Orientador Educacional da série para se inscrever.

Desde 2020, vestibulares de grandes universidades públicas, como USP, UNICAMP e UNESP, reservam uma cota de vagas para alunos medalhistas de Olimpíadas Científicas.

olimpiadas_do_conhecimento_OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
É realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre estudantes em todo o Brasil. Busca fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins. Destinada a alunos Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.

olimpiadas_do_conhecimento_OBMEP_

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)
Projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Destinada a alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio.

olimpiadas_do_conhecimento_canguru_

Olimpíada Canguru de Matemática
Competição anual internacional, com origem na França, administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou Sans Frontières – AKSF). É a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. Destinada aos alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio.

olimpiadas_do_conhecimento_ONH_

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)
Desenvolvida pela Unicamp para estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desenvolvida em trios, com 6 fases on-line e uma fase presencial na Unicamp. Os alunos contam com a ajuda de um professor tutor de História.

Estamos em um novo endereço na cidade de São Paulo: o bairro Vila Mariana, cercados de grandes vizinhos, que oferecem atividades educativas, culturais e de lazer. Clique no botão abaixo para acessar informações sobre a região, em grande parte de locais públicos, com entrada franca e possíveis de serem alcançados com uma curta caminhada. Confira também outras dicas culturais na cidade, indicadas por nossos educadores a toda a nossa comunidade. Que juntos possamos conhecer e aprender com o nosso entorno e com a cidade!