Currículo

Educação de excelência acadêmica e humana

A proposta pedagógica do Colégio São Luís tem seus princípios na Pedagogia de Inspiração Inaciana, baseada na espiritualidade e na visão cristã do mundo e do ser humano do fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola.

A Pedagogia de Inspiração Inaciana coloca o estudante no centro do processo educativo visando sua formação integral, ou seja, em todas as dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural, e para toda a vida.

É uma abordagem pedagógica voltada ao desenvolvimento de todo o potencial dos estudantes, preparando-os para sua realização enquanto pessoas, profissionais e cidadãos comprometidos com o seu próprio bem-estar, com a humanidade e com o planeta.

Uma educação integral e integradora, que leva o estudante a participar e intervir autonomamente na sociedade, formando pessoas Competentes, Conscientes, Criativas e Comprometidas na Compaixão.

colegio_sao_luis_jesuitas_csl_2020_formacao_integral_integradora

As Competências Gerais do Colégio São Luís são como um mapa para a formação dos estudantes. São um conjunto de habilidades e capacidades fundamentais à educação integral, que são previstas na Matriz Curricular para serem desenvolvidas de maneira intencional e gradativa durante toda a vida escolar, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Projeto Pedagógico do CSL é uma resposta ao Projeto Educativo Comum (PEC), documento publicado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) em 2016 e atualizado em 2021, que reúne diretrizes para o apostolado da Educação Básica jesuíta no Brasil. O PEC é um apelo para transformar os colégios jesuítas em centros de aprendizagem integral, renovando espaços e tempos escolares para que respondam melhor aos desafios contemporâneos e ao novo perfil de estudantes. 

Colocar o estudante no centro do processo educativo significa considerá-lo como sujeito das aprendizagens propostas e mediadas pelo professor, em um currículo que oferece oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente. As metodologias ativas são ferramentas para garantir o foco no estudante, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e do prazer pelo aprendizado, conectando os conteúdos escolares à realidadepara que o estudante possa concluir a Educação Básica mais consciente e responsável para fazer suas escolhas e continuar seus estudos ao longo da vida. 

A Matriz Curricular do Colégio São Luís foi revista a partir dos elementos fundamentais da tradição pedagógica da Companhia de Jesus, das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das orientações de documentos da UNESCO. A essência da nossa proposta pedagógica não muda, mas trilhamos um caminho de inovação metodológica, que significa trazer para a realidade do CSL ferramentas que dinamizem o trabalho desenvolvido e que sejam mais adequadas ao ensino-aprendizagem de um estudante que hoje é mais ativo e interativo, tornando o aprendizado mais interessante e significativo. 


Trabalho por projetos é um exemplo de aprendizagem ativa aplicada para alcançar objetivos de diferentes componentes

O Colégio São Luís investe na seleção e no desenvolvimento constante de seus educadores, que assumem seu papel como agentes de transformação. Semanalmente, em horário de trabalho, acontecem reuniões de formação docente, com a presença de diretores, coordenadores de área e segmento, e orientadores educacionais em um processo que permite reflexão coletiva sobre a prática docente e a construção de novos conhecimentos sobre o fazer pedagógico. Para toda comunidade educativa, o Ciclo de Formação Continuada promove uma série de encontros com diferentes temas que perpassam o projeto pedagógico do CSL e a vida da sociedade contemporânea. Desde a admissão, colaboradores docentes e não docentes participam do Programa Arrupe de Desenvolvimento de Lideranças Inacianas.

O Programa de Formação Docente do Colégio São Luís reconhece que a escola é um lugar privilegiado de produção de conhecimento e o professor pode e deve aprender a partir das perguntas que surgem de sua prática em sala de aula.

Rafael Araújo, Coordenador de Segmento – Ensino Médio

Programa de Formação de Professores do Colégio São Luís


colegio_sao_luis_jesuitas_csl2020_formacao_de_professores_3

Encontros de formação com ênfase na capacitação para metodologias ativas com a participação de especialistas.

colegio_sao_luis_jesuitas_csl2020_formacao_de_professores_5

Reuniões semanais de alinhamento do trabalho, com Direção Acadêmica, Coordenadores Pedagógicos de Segmento e Coordenadores de cada Área do Conhecimento.

ILUSTRA-8 PROGRAMA ARRUPE

Programa de desenvolvimento de Lideranças Inacianas que visa promover o crescimento profissional, pessoal e espiritual dos colaboradores, por meio da formação permanente e assimilação do carisma inaciano.

Entendemos as avaliações como qualificadoras não apenas do aprendizado, mas também do ensino. Ambos fazem parte do caminho pedagógico percorrido por professores e estudantes.

Com a atualização das práticas pedagógicas, marcada principalmente pelo uso de metodologias ativas, os instrumentos tradicionais de avaliação não desaparecem, mas mudam de foco e de forma de elaboração.

A avaliação deixa de ser um momento isolado do processo de ensino-aprendizagem e passa a se integrar a ele, de modo contínuo pelo qual o estudante seja capaz de contextualizar, refletir e compreender em profundidade o conteúdo estudado, em vez de somente memorizar informações.

Colegio-sao-luis-metodologias-ativas-

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação do Colégio São Luís é semestral, divide o ano letivo em 2 (duas) etapas, ambas valorizadas em 10 (dez) pontos cada.

Instrumentos avaliativos por segmento escolar

EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
O rendimento escolar é divulgado por meio de Relatório de Avaliação Descritiva que atesta o desenvolvimento pessoal do aluno nos campos de experiência do currículo, considerando os aspectos cognitivos, socioemocionais e psicomotores.

2º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  E ENSINO MÉDIO

O rendimento escolar será apurado pela soma dos pontos obtidos nos instrumentos avaliativos, considerando as métricas para obtenção das médias semestrais e anuais.
O rendimento escolar será divulgado por meio do Boletim Escolar com  base nos seguintes instrumentos avaliativos:

Instrumento avaliativo Descrição
AV1 Atividade Formativa: poderá ocorrer sem aviso prévio e será realizada individualmente, em dupla ou em grupos.
AV2 Projeto Temático/Trabalho de Conclusão de Curso: será desenvolvido em etapas e avaliado semestralmente.
AV3 Avaliação Somativa: elaborada a partir dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
AV4 Avaliação de Múltipla Escolha: elaborada a partir dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Será aplicada no final de cada etapa letiva.

Resultado semestral

Os resultados das etapas semestrais são apurados por média aritmética simples, mediante a soma dos pontos obtidos em cada tipo de instrumento avaliativo.

Legenda:
MS: Média Semestral
MAV3: Média das Avaliações Dissertativas
AV1: Atividades de Verificação da Aprendizagem
AV2: Projeto Temático
AV3: Avaliação SomativaAV4: Avaliação de Múltipla Escolha

Alguns componentes não seguirão a estrutura avaliativa regular, pois serão avaliados apenas pela participação, pela assiduidade ou pelo produto dos projetos.

No final de cada etapa letiva, será oferecida uma oportunidade de recuperação da aprendizagem e da nota a todos os alunos.

Resultado final

O resultado anual será apurado por média aritmética simples, considerando a soma dos resultados das etapas semestrais


Legenda:
MA: Média Anual
M1S: Média do 1º Semestre
M2S: Média do 2º Semestre

Após a apuração das médias anuais, apenas aos alunos que estiverem com média anual abaixo de 6 (seis) pontos em até 60% (sessenta por cento) dos componentes curriculares da grade do/da ano/série será oferecida uma nova oportunidade de recuperação da nota.

Nas notícias do Colégio São Luís, veja exemplos de como os estudantes participam da construção de conhecimento e como as habilidades e competências são desenvolvidas, evidenciando a formação acadêmica e humana do CSL


Nossos Cursos

Privilegia o desenvolvimento integral da criança nos aspectos afetivo, emocional, cognitivo, físico, social e cultural em ambientes que favorecem a descoberta da identidade e a construção da autonomia.

A criança comunica-se com mais desenvoltura e estabelece relações cada vez mais complexas entre o seu cotidiano e os diferentes conhecimentos e saberes proporcionados ao longo de sua vivência.

As interações no grupo são essenciais, bem como os vínculos que impulsionem o adolescente a participar, discutir e envolver-se nos diferentes contextos de aprendizagem proporcionados na escola.

Consolidação dos conhecimentos e valores para seguir os estudos, percebendo reflexivamente o tempo em que vivemos, as instituições sociais e o mercado de trabalho.
INTEGRAL e NOTURNO

Como IB World School, Colégio São Luís oferece a opção de realizar o Ensino Médio – Currículo Brasileiro com a certificação Bacharelado Internacional (IB), chamada de Diploma Programm (DP).