Notícias

Família na Escola aborda a importância da criatividade na hora de brincar

A criatividade é uma competência importante que precisa sempre ser incentivada pelos adultos na hora de brincar com as crianças. Por isso, o aspecto lúdico das brincadeiras foi um dos pontos abordados durante o encontro Família na Escola, realizado no dia 4 de maio. Com o tema Vamos criar e brincar, o evento reuniu as famílias dos alunos do Pré II e do 1.º Ano do Ensino Fundamental I.

Segundo a Professora Valquíria Luchezi, a criança está sempre imaginando, inventando e reinterpretando o mundo, por meio das brincadeiras. “O ato de brincar é uma forma de se expressar e o tema abordado aqui, hoje, ressalta que, para isso, não é necessário ter um brinquedo, pois as crianças podem brincar usando toda a criatividade e a liberdade”, afirmou a educadora.

Cada faixa etária interage de uma forma diferente e, por isso, os pais devem estar atentos para aproveitar melhor este momento com os filhos. “Brincadeiras com o corpo, como correr e pular, são sempre bem-vindas. Além disso, é possível usar a imaginação e transformar objetos em brinquedos divertidos. Um potinho, por exemplo, pode virar um chocalho, a ideia é soltar a imaginação e brincar com as crianças”, explicou a professora.

“Brincadeiras com o corpo, como correr e pular, são sempre bem-vindas. Além disso, é possível usar a imaginação e transformar objetos em brinquedos divertidos.”

Profª Valquíria Luchezi

Durante as atividades, avós, pais e filhos puderam aproveitar a manhã de sábado brincando. O dia começou com um aquecimento animado que contou com muita música, todas em inglês. “Achei esse momento muito divertido e nos ajudou a soltar o corpo um pouco mais. Essas atividades que favorecem a interação entre os alunos e suas famílias é muito importante nesse evento ”, contou Ana Cecília Silva, mãe da Dora.

Após o aquecimento, as famílias foram divididas em dois grandes grupos: Pré I e 1.º Ano do EFI. Cada grupo recebeu caixas com materiais diversos, como papelão, lápis de cor, garrafas plásticas, dentre outros. Junto com as crianças, os adultos usaram toda a imaginação para, a partir dos materiais disponíveis, criar brinquedos, utilizados em divertidas brincadeiras. “Nessas dinâmicas, a gente aprende com eles e, deixando-os livres, a imaginação flui naturalmente”, afirmou Pedro Carvalho, pai da Beatriz.

Para encerrar o evento, com muita alegria, as famílias formaram rodas e realizaram movimentos combinando a prática da ginástica com yoga e pilates. Na atividade, as crianças imitaram os movimentos de alguns animais, momento de muita diversão para os pequenos e suas famílias.

Clique aqui para fazer o download das fotos em família!

Leave a comment