Notícias

Os caminhos que percorremos

Alunos do 9.º ano participam de dinâmica sobre a importância das escolhas

O 9.º ano do Ensino Fundamental II encerra um importante ciclo na vida dos estudantes, pois é quando começam a se preparar para a entrada no Ensino Médio. Para ajudar os jovens a refletir sobre essa fase da vida e o impacto das escolhas que precisam fazer, o Colégio São Luís preparou uma dinâmica com as turmas do 9.º ano, no dia 27 de junho.

Na atividade, os alunos participaram de um grande jogo de tabuleiro, montado no chão da sala Estudão. Dois dias antes, os jovens receberam um dado, que deveriam guardar até o momento da dinâmica, pois não sabiam para que serviria.  “Nós pedimos aos estudantes que trouxessem os dados para essa atividade, uma espécie de ‘jogo da vida’, em que eles teriam quatro caminhos a seguir”, explica Andrea Rodrigues, Coordenadora de Multilinguismo do CSL.

“A dinâmica foi muito legal, porque pudemos conhecer as histórias de outras pessoas e as experiências que tiveram em outros países. Com certeza, essa atividade me ajudou a pensar em outros caminhos para a minha vida”

Ligia Iervolino, aluna da Turma 9.2

Os trajetos percorridos se relacionavam com o número sorteado no dado e, ao final de cada caminho, os alunos eram direcionados a uma mesa onde encontrariam um convidado com vivências diferentes do Ensino Médio e da vida universitária. “Para os estudantes foi uma experiência muito rica poder conversar com ex-alunos do CSL e com alunos que têm ou tiveram a experiência de fazer o Ensino Médio na modalidade IB (Bacharelado Internacional)”, afirma Andrea.

Segundo o educador Antonio Eduardo Serzedello de Paula, também conhecido como Tuna, a ideia foi fazer que os jovens refletissem sobre as possibilidades de caminhos e de escolhas. “O CSL possibilitou aos alunos terem contato com diferentes experiências de vida. Isso os ajudou a refletir sobre as oportunidades que a vida oferece e a enxergar que o período do Ensino Médio é um grande laboratório de possibilidades e tentativas de caminhos profissionais, descobrimento de interesses de área, de profissão e de modo de vida”, ressalta.

Para Ligia Amaral Iervolino, aluna da Turma 9.2, a experiência foi interessante para pensar nas diversas possibilidade que se apresentam a partir do Ensino Médio. “A dinâmica foi muito legal, porque pudemos conhecer as histórias de outras pessoas e as experiências que tiveram em outros países. Com certeza, essa atividade me ajudou a pensar em outros caminhos para a minha vida”, concluiu.

Leave a comment