Notícias

Para saber votar: alunos organizam Fórum de Política

Estudantes do Ensino Médio organizam dia especial de aula com conversas sobre política, cidadania e economia

– Ainda fico perdida com os conceitos de direita e esquerda, coxinha e mortadela…
– As pessoas de esquerda costumam ser a favor do aborto, por exemplo, mas me incomoda ter de aderir a várias ideias em bloco!
– O que faz com que deputados sejam eleitos com tão poucos votos?

Essas perguntas e observações foram ditas, respondidas e relativizadas no Fórum de Política, realizado no último dia de maio, por estudantes de 1º e 2ª séries do Ensino Médio diurno. Nesse dia de aula especial, os próprios alunos cuidaram da organização das oficinas e do convite aos professores e palestrantes que mediaram as conversas.

O professor de História Paulo Sutti falou sobre regimes políticos e as coalizões entre partidos que sustentam o governo hoje no Brasil. Um dos coordenadores da Humanística, Tuna Serzedello, contou sobre sua experiência atuando em campanhas de marketing eleitoral. Os professores João Marcelo e Fábio Mesquita mediaram uma conversa cheia de dúvidas e inquietações sobre posicionamentos políticos. Por fim, economia foi assunto para o ex-aluno Diogo Bardal.

“Vamos votar pela primeira vez e precisamos ter mais consciência política”, afirmou Ana Flávia Peterlini, uma das organizadoras do evento. Sua colega Beatriz Reiter participou da elaboração de um mural com charges, frases efeito e recortes de jornal: “Estudei e aprendi muito ao me envolver na comissão organizadora do Fórum de Política”, comentou.

Para finalizar, os alunos montaram um vídeo com trechos de discursos políticos famosos, como o da adolescente paquistanesa Malala na ONU e de Steve Jobs na universidade de Stanford.

Leave a comment