Notícias

Vamos conhecer a história dos livros?

Projeto desenvolvido na biblioteca apresenta aos alunos do Infantil e Fundamental 1 a origem do livro

Semanalmente os estudantes do Infantil e do Fundamental 1 frequentam a biblioteca. Nessas visitas, escolhem livros para emprestar, leem e ouvem histórias e, assim, vão cultivando o hábito que fará diferença por sua vida toda. Entre meados de abril e junho, houve um planejamento diferente. As crianças participaram de um projeto de fomento à leitura que as conduziu pela história dos livros. “Queríamos criar uma relação que vai além do objeto físico”, comenta a bibliotecária Gladys Schimidt.

A cada semana, um aspecto relacionado ao surgimento do livro foi abordado: a história da escrita e a origem o alfabeto, os primeiros suportes (argila, papiro, couro etc.), os profissionais envolvidos na edição de um título. As exposições tiveram como apoio vídeos, fotos ou mesmo a demonstração de livros raros. Também resultaram na seleção de uma vasta bibliografia que trata de temas correlatos.

Para os alunos pequenos, que ainda não são letrados, o enfoque do trabalho ficou na questão do amor ao livro e dos cuidados em seu manuseio. Vale ressaltar que o tema tem continuidade no Ensino Médio, quando os alunos estudam em História a formação das civilizações modernas e observam o papel central dos livros na democratização do conhecimento, das universidades na época das grandes navegações, entre várias outras histórias que podem ser contadas pela história do livro.

Leave a comment