Estrutura

Conheça a infraestrutura do Colégio São Luís

Vizinha ao Parque do Ibirapuera, ao Museu de Arte Contemporânea e ao Instituto Biológico, com espaços verdes e arborizados, a sede do Colégio São Luís, na Av. Dr. Dante Pazzanese, tem seu projeto integrado com o cenário arquitetônico e paisagístico da região. São mais de 15 mil m² de área e aproximadamente 27 mil m² de área construída, no pulmão verde de São Paulo.

A arquitetura da nova sede está a serviço do projeto pedagógico. Tudo foi pensado para favorecer um trabalho que revele nossa identidade, qualifique o ensino e a aprendizagem e seja aderente aos tempos atuais.

Horizontalização e integração dos ambientes

As premissas consideradas na concepção do prédio são: horizontalidade, transparência e integração visual dos ambientes, incentivo à aprendizagem individual e em grupos, amplitude das salas de aula, diversidade e flexibilidade dos espaços de aprendizagem, valorização do verde e do natural, sustentabilidade, conforto acústico e térmico.

Diversidade de tempos, espaços e recursos de aprendizagem

A biblioteca tem seu conceito e uso ampliados. É um espaço de pesquisa, estudo individual e coletivo, mas também é um local para leitura recreativa, sessões culturais e aulas. Intencionalmente localizada no eixo do prédio, a biblioteca da nova sede é um convite para os estudantes fazerem da vida escolar uma verdadeira jornada e busca de conhecimento.

Recursos de ponta e espaços integrados

Salas de aula mais amplas e com uma configuração diferenciada, aumentando assim a área por estudante. Espaços planejados de tal maneira que paredes, mobiliário e recursos tecnológicos favoreçam a participação ativa e autônoma dos estudantes. Há um conjunto de ambientes diferenciados para a realização de atividades pedagógicas fora da sala de referência, como biblioteca, laboratórios, sala maker, salas multiuso etc., totalizando 90 espaços educativos.

Ambientes privilegiados para a Educação Infantil

Na Educação Infantil as salas têm um formato pentagonal e cada parede pode ter uma função específica, seja armazenar materiais, servir de lousa ou mural. As salas são voltadas para um pátio externo com área verde, banco de areia e outras estruturas dedicadas a incentivar o desenvolvimento psicomotor e social infantil. Espaços integrados às salas da Educação Infantil favorecem a aprendizagem lúdica e a representação da realidade por meio da brincadeira.

Aprendizagem significativa

Nos Ensinos Fundamental e Médio as paredes das salas são flexíveis, com divisórias móveis que se adequam às necessidades da aula, para momentos em que o professor leciona ou para diversas outras formas, como células de aprendizado espalhadas pelo espaço. A tradicional lousa é substituída por paredes “escrevíveis”, espaço para uso de professores e estudantes registrarem o percurso de ensino e aprendizagem.

Simplicidade para inspirar leveza e elevação espiritual

A capela fica na área externa da escola, tem iluminação natural e interação com o bosque no entorno. Assim como em outras igrejas jesuítas no País, a simplicidade é a principal característica. O templo foi projetado em nave única e buscando sobriedade. Tem capacidade para 200 pessoas.

Complexo Esportivo

As atividades físicas sempre tiveram a atenção dos jesuítas. Destacado da estrutura principal e rodeado pelo bosque, o complexo esportivo conta com quadras cobertas e descobertas, piscina semiolímpica e pista de atletismo, salas multiuso para outras atividades esportivas e artísticas.

Auditório

O auditório tem capacidade para 449 pessoas e é equipado com estrutura tecnológica de última geração. O desenho desse espaço prevê uma dupla funcionalidade: a utilização interna como teatro e a externa com o palco que se abre também para a área do pátio, que permite apresentações para um grupo maior de pessoas.

Veja como foi a construção da nova sede do CSL, ao lado do Parque do Ibirapuera