Ensino Médio

colegio-sao-luis-ensino-medio-

Consolidação de conhecimentos e valores

No Ensino Médio os estudantes consolidam os conhecimentos e os valores necessários para a continuidade de seus estudos. O tempo em que vivemos, com as instituições sociais e o mercado de trabalho, é percebido de forma reflexiva, permitindo aos estudantes elementos concretos para uma ação livre e conscienciosa.

A velocidade das transformações que nos cercam impõe um desafio para a educação: formar jovens que sejam capazes de serem criativos nas respostas aos problemas do mundo e, ao mesmo tempo, conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com o cuidado e a transformação da sociedade. A grade curricular reconhece o movimento como sua parte constitutiva, com componentes que trazem dinamismo para responder às demandas de cada tempo, como disciplinas eletivas que se renovam a cada ano.

Matriz Curricular do Colégio São Luís

Conheça o Ensino Médio do Colégio São Luís

INTEGRAL

Carga horária total:
1ª série – 45 horas por semana
2ª e 3ª série – 46 horas por semana

Horários e Grade Curricular 2022

1ª a 3ª Série EMI

07h25 – 08h10

1ª aula

08h10 – 08h55

2ª aula

08h55 – 09h35

Intervalo
09h35 – 10h20

3ª aula

10h20 – 11h05

4ª aula
11h05 – 11h50

5ª aula

11h50 – 12h00

Intervalo
12h00 – 12h45

6ª aula

12h45 – 13h30

7ª aula
13h30 – 14h30

Almoço

14h30 – 15h15

8ª aula
15h15 – 16h00

9ª aula

16h00 – 16h45*

10ª aula

*10ª aula apenas às segundas-feiras, para 2ª e 3ª séries.

Conheça o novo Ensino Médio do Colégio São Luís

A partir de 2022

A partir de 2022, o novo currículo Nacional para o Ensino Médio passará a vigorar em todo o país. Ao ingressar na 1ª série, o estudante deverá optar por um itinerário formativo, com base em seu projeto de vida e suas áreas de interesse. No Colégio São Luís oferecemos dois itinerários: Ciências da Natureza e Matemática ou Ciências Humanas e Linguagens. Além da formação básica, comum a todos, os estudantes terão disciplinas específicas a esses itinerários. No segundo semestre da 3ª série, os estudantes poderão optar por uma revisão de todos os conteúdos com auxílio de tecnologia e material apostilado, ou optar por um aprofundamento de conhecimentos através de metodologias ativas.

Ao longo do currículo, todos os estudantes passam por disciplinas comuns, que estruturam o Projeto de Vida, e outros componentes, que complementam a formação e desenvolvem competências específicas.

Saiba mais

É um componente curricular na grade da 1.ª série do Ensino Médio, que propicia ao aluno a oportunidade de investigar, refletir e resolver situações-problema que agreguem conhecimento geral e específico nas diversas áreas do conhecimento. O componente tem por objetivo desenvolver, principalmente, as seguintes competências: lógico-analítica, político-social, colaborativa e cultura digital.

Cada turma terá um professor mentor, que trabalhará conjuntamente com a equipe de Orientação Educacional e Coordenação de Segmento, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse espaço, serão trabalhados a orientação profissional, a organização dos estudos e os temas transversais, além do fortalecimento de vínculos, da autonomia e do espírito colaborativo. O referido componente será avaliado apenas pela assiduidade e participação.

Componente da 2.ª Série do Ensino Médio que apresenta aos estudantes os métodos e as técnicas próprios de um trabalho científico. Esses conhecimentos serão utilizados no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

Componentes curriculares eletivos livres, cujos objetivos são o enriquecimento cultural e o aprofundamento sobre temas que não estão contemplados nos demais componentes da Grade Curricular.

Para 2022, as disciplinas eletivas serão as seguintes: Astronomia; Cérebro, Drogas e Saúde Pública; Comunicação, Design e História da Arte; Desenho e Formas 3D; Direito e Cidadania Digital; Educação Financeira e História do Dinheiro; Empreendedorismo; Escrita Criativa e Argumentação; Mitologia; Moda; Saúde Mental: As Psicopatologias na Adolescência.

A Atividades Complementar é componente curricular obrigatório, têm como principal objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a diversidade a e complementação da formação social dos alunos. Essas atividades possuem carga horária flexível e cabe ao estudante o controle e gestão das mesmas. Conforme a tabela anual de atividades, estabelecida pelo segmento de ensino, o aluno deverá cumprir 100 horas por série. O referido componente será avaliado apenas pela assiduidade, participação e cumprimento das horas.

O Ensino Médio tem carga horária de quatro aulas semanais. As turmas são formadas por nível de proficiência, seguindo os padrões do CEFR (Common European Framework of Reference). O número menor de estudantes tem como intuito promover um melhor desenvolvimento das quatro habilidades da língua (reading, writing, listening e speaking). Textos de jornais e revistas são trazidos para a sala de aula, TED talks são usadas, e os projetos disciplinares e interdisciplinares, que extrapolam a sala de aula e colocam o idioma em um contexto significativo e real, trazem qualificação para nosso curso.

Ao término do nosso curso de inglês, o estudante será capaz de prestar exames internacionais de proficiência (CAE, CPE, TOEFL, IELTS), bem como fazer o processo de admissão nas universidades internacionais com inglês como língua de instrução.

Níveis para o Ensino Médio:
1ª série: B2 e B2+
2ª série: B2+ e C1
3ª série: C1 e C1+

Saiba mais sobre a Aprendizagem da Língua Inglesa no CSL >

O Colégio São Luís oferece uma formação humanista e de excelência acadêmica, que prepara os jovens para os principais vestibulares. Os conteúdos da 3.ª série do Ensino Médio serão dados até o mês de junho e, a partir de agosto, os estudantes terão foco na revisão para os vestibulares com apoio de material apostilado.

Sim! No Ensino Médio, além de dois intervalos de 20 minutos e o almoço, os estudantes terão o período das 15h35 às 16h15 como tempo livre para fazerem atividades diversas na escola: estudar, esclarecer dúvidas, fazer um workshop de arte ou esporte, participar de campeonatos esportivos, ir para a biblioteca, descansar no bosque, entre outras atividades para as quais poderá se organizar.