Ensino Médio

colegio_sao_luis_jesuitas_csl_2020_ensino_medio_img_2

Consolidação de conhecimentos e valores

No Ensino Médio os estudantes consolidam os conhecimentos e os valores necessários para a continuidade de seus estudos. O tempo em que vivemos, com as instituições sociais e o mercado de trabalho, é percebido de forma reflexiva, permitindo aos estudantes elementos concretos para uma ação livre e conscienciosa.

A velocidade das transformações que nos cercam impõe um desafio para a educação: formar jovens que sejam capazes de serem criativos nas respostas aos problemas do mundo e, ao mesmo tempo, conscientes, competentes, compassivos e comprometidos com o cuidado e a transformação da sociedade. A grade curricular reconhece o movimento como sua parte constitutiva, com componentes que trazem dinamismo para responder às demandas de cada tempo, como disciplinas eletivas que se renovam a cada ano.

Matriz Curricular do Colégio São Luís

Grade Curricular 2020

Carga horária total: 46 horas por semana
Componente curricular e número de aulas por semana:

CSL_2020_grade_curricular_MEDIO_horizontal

Horários 2020

colegio_sao_luis_horarios_EM_diurno

Saiba mais

É um componente curricular na grade da 1.ª série do Ensino Médio, que propicia ao aluno a oportunidade de investigar, refletir e resolver situações-problema que agreguem conhecimento geral e específico nas diversas áreas do conhecimento. O componente tem por objetivo desenvolver, principalmente, as seguintes competências: lógico-analítica, político-social, colaborativa e cultura digital.

A partir de 2020, há um horário na grade reservado à mentoria. Cada turma tem um professor mentor, que trabalha conjuntamente com a equipe de Orientação Educacional e Direção de Segmento, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse espaço, são trabalhados a orientação profissional, a organização dos estudos e os temas transversais, além do fortalecimento de vínculos, da autonomia e do espírito colaborativo.

Componente da 2.ª Série do Ensino Médio que apresenta aos estudantes os métodos e as técnicas próprios de um trabalho científico. Esses conhecimentos serão utilizados no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

São componentes curriculares desenvolvidos em blocos semestrais cujos objetivos são o enriquecimento cultural e o aprofundamento sobre temas que não estão necessariamente contemplados nos demais componentes da Grade Curricular. Para 2020, as disciplinas eletivas são as seguintes:

  • Educação financeira e a história do dinheiro
  • Empreendedorismo e a nova dinâmica do mundo do trabalho
  • Atualidades
  • Fotografia e cinema
  • Globalização, relações internacionais e conflitos mundiais
  • História da arte, comunicação e design
  • Direitos humanos e cidadania
  • Microbiologia e biotecnologia
  • Desafios da matemática

As disciplinas eletivas são desenvolvidas em turmas mistas, mesclando estudantes das três séries do Ensino Médio, em regime semestral. A definição final dos cursos que serão oferecidos em 2020 dependerá da aprovação dos órgãos competentes da Secretaria Estadual de Educação.

As Atividades Complementares foram criadas para incentivar a participação dos nossos estudantes, de acordo com seus interesses, principalmente nas atividades que já acontecem na escola. As atividades cumprem o objetivo de diversificar a formação e fortalecer o desenvolvimento de diferentes competências, reconhecendo que se aprende de diferentes formas, em diferentes situações.

A cada série do Ensino Médio os estudantes devem cumprir 30 créditos em Atividades Complementares. Os alunos terão liberdade para cumprir as atividades do jeito que acharem melhor. Isso poderá ser participando do grêmio, sendo representante de sala, participando da comissão de esportes ou de formatura, fazendo um grupo de estudos, estudando com um colega, assistindo às palestras e oficinas que o Colégio oferece dentro do horário de aula etc. Também valerá outras atividades feitas fora do horário de aula e fora da escola, como um curso extra, aula de idiomas, treinos esportivos, voluntariado, visita à exposições de arte e tecnologia, estágio, entre outras.

A lista de atividades e créditos correspondentes será divulgada anualmente pelo Colégio e os estudantes também poderão sugerir que novas atividades façam parte da lista.

O Ensino Médio tem carga horária de quatro aulas semanais. As turmas são formadas por nível de proficiência, seguindo os padrões do CEFR (Common European Framework of Reference). O número menor de estudantes tem como intuito promover um melhor desenvolvimento das quatro habilidades da língua (reading, writing, listening e speaking). Textos de jornais e revistas são trazidos para a sala de aula, TED talks são usadas, e os projetos disciplinares e interdisciplinares, que extrapolam a sala de aula e colocam o idioma em um contexto significativo e real, trazem qualificação para nosso curso.

Ao término do nosso curso de inglês, o estudante será capaz de prestar exames internacionais de proficiência (CAE, CPE, TOEFL, IELTS), bem como fazer o processo de admissão nas universidades internacionais com inglês como língua de instrução.

Níveis para o Ensino Médio:
1ª série: B2 e B2+
2ª série: B2+ e C1
3ª série: C1 e C1+

Saiba mais sobre a Abordagem Internacional no CSL >

O Colégio São Luís oferece uma formação humanista e de excelência acadêmica, que prepara os jovens para os principais vestibulares. Os conteúdos da 3.ª série do Ensino Médio serão dados até o mês de junho e, a partir de agosto, os estudantes terão foco na revisão para os vestibulares com apoio de material apostilado.

Sim! No Ensino Médio, além de dois intervalos de 20 minutos e o almoço, os estudantes terão o período das 15h35 às 16h15 como tempo livre para fazerem atividades diversas na escola: estudar, esclarecer dúvidas, fazer um workshop de arte ou esporte, participar de campeonatos esportivos, ir para a biblioteca, descansar no bosque, entre outras atividades para as quais poderá se organizar.