Ensino Médio Noturno

Colegio-sao-luis-ensino-medio-noturno4

Autonomia e desenvolvimento de habilidades

No período noturno, o Colégio São Luís recebe quase 300 jovens com bolsas de estudo integral, concedidas através do Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), após análise socioeconômica, e benefícios complementares (material didático, uniforme, alimentação, vale transporte). Com décadas de tradição, o curso dá a chance de um futuro melhor àqueles que veem isso como um sonho distante e destaca-se, assim como os demais cursos, pelo ensino de excelência, aliado a uma sólida formação humana.

O currículo do Ensino Médio Noturno oferece oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente, garantindo acompanhamento sistemático do aluno e do seu processo de ensino-aprendizagem.

No Ensino Médio Noturno, a dimensão socioemocional é de fundamental importância. Integrar nossos alunos, ajudá-los na construção de valores cristãos, humanos e basilares para formação de caráteres éticos, empáticos e solidários, bem como uma noção clara e orgulhosa de sua identidade pessoal e social, são caminhos reais para tornar o estudante sensível e preparado para enfrentar os desafios da vida nas suas complexidades.

Horários 2022

1ª Série EMN
16h30 – 17h15 1ª aula
17h15 – 18h00 2ª aula
18h00 – 18h15 Intervalo
18h15 – 19h00 3ª aula
19h00 – 19h45 4ª aula
19h45 – 20h15 Jantar
20h15 – 21h00 5ª aula
21h00 – 21h45 6ª aula
21h45 – 22h30 7ª aula
2ª e 3ª Série EMN
17h15 – 18h00 1ª aula
18h00 – 18h15 Intervalo
18h15 – 19h00 2ª aula
19h00 – 19h45 3ª aula
19h45 – 20h15 Jantar
20h15 – 21h00 4ª aula
21h00 – 21h45 5ª aula
21h45 – 22h30 6ª aula

Carga horária total: 30 horas por semana
Duração da Aula: 45 minutos

Conheça as atividades extraclasse do Ensino Médio Noturno

Realizadas nas ruas da cidade, nos museus, Institutos, parques, no Centro Histórico, as aulas em campo são organizadas e realizadas pelos professores, três vezes ao ano, abrangendo as áreas de Linguagens e Códigos, de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e Matemática em conjunto. As atividades acontecem nas manhãs de sábado.

Ciclo de palestras e debates sobre todos os livros indicados pela FUVEST, para os alunos da 3ª série do Ensino Médio Noturno.

Além de desenvolver o sentimento de pertença, o Congresso do Ensino Médio Noturno desenvolve habilidades de pesquisa e aprofundamento de conhecimentos. Tendo sempre como eixo central um tema ligado à realidade atual que, o congresso exorta os alunos a protagonizar os próprios processos de aprendizagem, contando com auxílio dos educadores. Além dos aspectos pedagógicos diretamente envolvidos, a atividade une toda a comunidade com muitos benefícios às relações humanas, ao estímulo do estudo e à experiência da formação integral

É um Conselho de Classe especial, uma assistência individualizada e personalizada para todos os estudantes, sem ligação com o desempenho. O foco é a Cura Personalis, o cuidado com a pessoal inteira, o sujeito integral. A ação é feita para permitir que o potencial de cada estudante seja alcançado em seu nível máximo não apenas no seu desempenho acadêmico ou saúde física, mas em todos os aspectos da pessoa humana.

Componentes curriculares eletivos livres, cujos objetivos são o enriquecimento cultural e o aprofundamento sobre temas que não estão contemplados nos demais componentes da Grade Curricular. Para 2022, as disciplinas eletivas serão as seguintes: Empreendedorismo e Protagonismo Social; Folclore: Identidade Cultural Brasileira; Territorialidade e Empreendedorismo Local; Fake News e Ciência; Robótica e Sustentabilidade; Embalagem e Rotulagem: Cidadão Consciente.

Cada turma terá um professor mentor, que trabalhará conjuntamente com a equipe de Orientação Educacional e Coordenação de Segmento, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse espaço, serão trabalhados a orientação profissional, a organização dos estudos e os temas transversais, além do fortalecimento de vínculos, da autonomia e do espírito colaborativo.

Para criar oportunidade de colocar os estudantes em contato com a mística inaciana, o início da 4ª aula é dedicado a uma experiência de discernimento, um exercício espiritual, onde todos refletem sobre um pequeno texto que leva o aluno a confrontar algum aspecto, positivo ou negativo, da realidade.

Série de atividades com o intuito de celebrar o fundador da Companhia de Jesus. Nessa ocasião, os estudantes do noturno são convidados a aprofundar seus conhecimentos sobre a vida de Santo de Inácio de Loyola.

A visita monitorada ao Pateo do Collegio, com acesso ao museu, é uma oportunidade dos estudantes conhecerem a história dos jesuítas e da cidade de São Paulo. A atividade de imersão envolve as turmas da 1ª série no carisma da Companhia de Jesus.

Veja notícias do Ensino Médio Noturno no CSL