Notícias

Alegria e gratidão pela Conclusão do Ensino Médio 2022


Momento de homenagear e agradecer pais e educadores e celebrar as conquistas dos/as estudantes que agora iniciam nova etapa de suas vidas 

Nos dias 19 e 20, o CSL promoveu a Cerimônia de Entrega dos Certificados de Conclusão aos/às estudantes das turmas de 2022 do Ensino Médio Integral (o Terceiro Absoluto) e do Ensino Médio Noturno (Odisseia). As duas noites foram marcadas pela alegria, memória agradecida e muitas homenagens aos/as estudantes, educadores/as e familiares. 

Ensino Médio Integral | 19/12  

A solenidade foi realizada na noite do dia 19 de dezembro e contou com a presença de familiares, amigos/as e professores/as dos formandos de 2022. Os paraninfos foram os professores Thiago Vale e André Leitão.  

O diretor-geral fez um agradecimento especial às turmas que se despedem da 3ª série: “Em nome de todos os educadores docentes e não docentes, agradeço pelos anos de convivência, por desafiarem, provocarem e ajudarem a nossa Comunidade Educativa a ser sempre “mais” e “melhor”, e, principalmente, por preencherem os espaços e o coração do Colégio São Luís com um espírito “ABSOLUTO”, agradeceu, Pe. Edison, SJ.   

Alguns momentos desses anos de convivência foram rememorados diversas vezes durante os discursos e homenagens direcionados aos/às educadores; aos/às formandos, às famílias, aos/às colaboradores/as e por meio de uma retrospectiva preparada pelos formandos Caio Chaves, Gabriela Sissino, Lígia Iervolino, Otávio Conceição e Teresa Pilotto. 

Além dos certificados, aqueles/as que ingressaram no Colégio São Luís na Educação Infantil ou no 1º ano do Ensino Fundamental I receberam a Medalha da Perseverança. O CSL também iniciou, a partir desse ano, a entrega de um presente especial para os/as formandos/as: uma réplica do vitral de São Luís Gonzaga que está na fachada do CSL.  

São tantas histórias vividas ao longo dos anos no CSL, que o formando João Pedro Lutfalla Machado Lellis buscou listar algumas em seu discurso: “Que tal a gente relembrar alguns desses momentos compartilhados. Começando pelas tradições: o grito, a SINU, pular na piscina no último dia e escrever os nossos nomes no ginásio […] Antes de seguir com a vida de vocês fora da escola, recordem as pessoas e os momentos que, de algum modo, fizeram desses últimos três anos especiais”, disse João Pedro.  

Para encerrar a noite, a diretora acadêmica, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian, fez um agradecimento especial: “Educar é uma das tarefas mais nobres que uma pessoa pode realizar, é uma vocação. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Vocês pais, foram chamados a vivenciarem essa experiência autêntica que é a criação dos filhos de vocês, que aqui estão. Nós, enquanto colégio jesuíta fomos chamados a contribuirmos na formação de seus filhos. […] Oxalá tenhamos cumprido com excelência esse nosso papel.”, disse, Beatriz.  

Ensino Médio Noturno | 20/12 

A mestre de cerimônia e professora Sueli Galati iniciou a Cerimônia de Entrega dos Certificados de Conclusão às turmas da 3ª série do EMN, lembrando que “o Colégio São Luís possui 155 anos de fundação e 79 anos de Curso Noturno”, e ressaltou que essa “é a celebração da conquista, do amadurecimento e do esforço mútuo empreendido por alunos/as e educadores/as. É o momento de celebrar a alegria de mais uma etapa concluída e a amizade construída neste tempo de convivência”.

Os/as estudantes do EMN, Kaike Suzarte Benevides e Maria Eduarda Martins de Oliveira dos Santos prestaram uma homenagem especial aos pais, mães e às famílias de todos/as os/as formandos/as: “Ficamos honrados em falar aos que foram a base para que tenhamos chegado até aqui. Em nome de todos os formandos presentes gostaríamos de agradecer por nos darem o melhor para trilharmos os nossos caminhos”.  

Uma retrospectiva trouxe diversos momentos marcantes para os/as formandos/as. A turma homenageou professores/as, colaboradores/as, pais, mães, responsáveis e familiares. O EMN escolheu como inspiração da turma, a ativista paquistanesa, Malala Yousafzai, de 25 anos, considerada a pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Nobel da paz, na época com 17 anos, por lutar pelo direito à educação e de ir à escola.  Os formandos, Brayan da Silva Araújo e Thalita Correia Cruz explicaram os motivos pelos quais a jovem foi inspiração para o EMN: 

“A vida toda de Malala e de sua família é uma lição sobre Direitos Humanos e, principalmente, sobre a coragem para fazer com que nossas vozes sejam ouvidas e que devemos exigir que nossos direitos sejam cumpridos […]. Como Malala, fizemos do ensino nossa arma mais poderosa, e foi nesse ensino transformador e libertador que conhecemos pessoas incríveis e nos mantivemos unidos”, disseram.  

Pe. Edison de Lima, SJ, agradeceu aos/às formandos/as pela convivência, dedicação e os/as convidou a continuarem trilhando os seus caminhos ancorados nos valores cristãos: “Se Odisseia é uma grande aventura entre a partida e o retorno, desejo que continuem sendo aventureiros/as na busca pelo autoconhecimento e pela autorrealização. Mantenham o exemplo de Malala Yousafzai como inspiração para essa busca e deixem que seus caminhos sejam sempre permeados pelos valores humanos e cristãos assimilados ao longo dos anos de formação no Colégio São Luís.  

Confira abaixo a galeria de fotos:

Colação de grau | 3º ano – Ensino Médio Integral

Colação de grau | 3º ano – Ensino Médio Noturno